TEATRO DO ESTUDANTE DO BRASIL É O TEMA CENTRAL DO LIVRO QUE A FUNDAÇÃO NACIONAL DE ARTES – FUNARTE LANÇA NESTA TERÇA-FEIRA NA LIVRARIA DA TRAVESSA EM BOTAFOGO

O surgimento do Teatro do Estudante do Brasil, grupo criado por Paschoal Carlos Magno em 1938, é o tema central do livro que a Fundação Nacional de Artes – Funarte lança nesta terça-feira, às 19h, na Livraria da Travessa, em Botafogo, Zona Sul do Rio de Janeiro. Escrito por Fabiana Siqueira Fontana, O Teatro do Estudante do Brasil de Paschoal Carlos Magno desenvolve uma análise de perspectiva historiográfica sobre o grupo, que é apontado como responsável pela instauração do teatro moderno no Brasil.

A partir de fontes inéditas, a maioria do acervo do próprio Paschoal, sob a guarda do Cedoc/Funarte, a autora busca as razões que fundamentaram o surgimento e a manutenção do TEB, assim como os modos de produção de seus espetáculos. “A investigação sobre o Teatro do Estudante do Brasil foi realizada não só a partir daquilo que foi posto em cena, mas também levando em consideração os planos idealizados, mas não concretizados, em termos dos espetáculos, excursões e temporadas do grupo.” A autora ressalta ainda que “Paschoal Carlos Magno enxergava o teatro como um meio de elevação cultural da nação e trabalhou por isso por toda a vida”.

A obra será apresentada pela professora, pesquisadora e crítica teatral, Tânia Brandão. Ela também assina o prefácio e destaca a relevância da publicação: “A importância do trabalho de Fabiana Siqueira Fontana nasce de sua percepção cristalina a respeito do deserto que envolveu a obra e a trajetória de Paschoal Carlos Magno. E foi no interior do que restou do formidável arquivo de Paschoal, uma fortuna incalculável de documentos e de objetos vários doados pela família ao Cedoc/Funarte, que a jovem pesquisadora conheceu a dimensão existencial espantosa do intelectual, escritor, diplomata, dramaturgo, crítico de teatro, jornalista, homem de teatro, empreendedor e animador cultural.”

Segundo Tânia, a envergadura desses vestígios despertou na autora o desejo de justiça e o resultado é “um trabalho sério, isento, rigoroso, movido por um interesse legítimo de restabelecimento da História do Teatro Brasileiro”, elogia. Tânia Brandão foi orientadora de Fabiana tanto no mestrado quanto no doutorado (ambos os estudos em torno desse mesmo tema) que a autora concluiu nos anos de 2009 e 2014, respectivamente, na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UniRio.
 
A publicação de 512 páginas traz também fotos e a transcrição de fichas técnicas dos espetáculos do TEB, conforme suas configurações originais, ou seja, como na época em que ocorreram as estreias.

SOBRE A AUTORA
 
Fabiana Siqueira Fontana é doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UniRio. Dedica-se à pesquisa no âmbito da história e da memória do teatro brasileiro, com ênfase nas questões ligadas à preservação do patrimônio documental. Trabalhou, em diversas ocasiões, na organização de arquivos e coleções custodiados pelo Centro de Documentação e Informação – Cedoc da Funarte.

SERVIÇO:
 
O Teatro do Estudante do Brasil de Paschoal Carlos Magno
 
Autora: Fabiana Siqueira Fontana
 
Edição: Funarte
 
Páginas: 512
 
Preço: R$ 50
 
Lançamento:
 
Dia 7 de junho de 2016 (terça-feira), às 19h
 
Local: Livraria da Travessa - Rua Voluntários da Pátria, 97 – Botafogo, Rio de Janeiro – RJ
 
Aquisição do livro:
 
Livraria Mário de Andrade - Funarte – Rua da Imprensa 16 – Centro, Rio de Janeiro (RJ)
 
Livraria da Travessa - Rua Voluntários da Pátria, 97 – Botafogo, Rio de Janeiro (RJ)
 
A compra também pode ser solicitada através do e-mail: livraria@funarte.gov.br
 
 

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem