44º EDIÇÃO DO FESTIVAL DE CINEMA DE GRAMADO




De 26 de agosto a 03 de setembro, os holofotes do cinema brasileiro e latino estão em Gramado com mais uma edição do tradicional Festival de Cinema da cidade. A 44ª edição do evento promete - e muitas das novidades do que será apresentado na Serra Gaúcha foram reveladas hoje (20), na coletiva de lançamento realizada na Cinemateca Capitólio, com a presença de autoridades, curadoria, comissão organizadora, imprensa e público em geral.

Saudada pelo secretário de estado da cultura Vitor Hugo como uma "cidade que faz bem à cultura e ao turismo do Estado", Gramado prepara sua nova festa do cinema preocupada, claro, com os realizadores latinos e brasileiros, mas também com sua própria população. "É uma grande responsabilidade sermos os norteadores dessa referência que Gramado é como modelo de festival de cinema, mas também temos a missão de deixar os gramadenses ainda mais próximos desse evento do qual sempre foram anfitriões ao longo de mais de quatro décadas", ressaltou o diretor de eventos da Gramadotur e coordenador geral do evento Enzo Arns. Ele reforçou ainda mais uma realização da noite especial da programação que traz a exibição dos filmes produzidos no Educavídeo, projeto que usa o cinema como ferramenta de ensino entre os alunos da rede pública da cidade.

Apresentando o conceito da edição deste ano, o diretor artístico Edson Erdmann revelou que a ideia da 44ª edição é tornar protagonista da festa todo e qualquer participante do evento. "Este conceito está não apenas no visual e na programação, mas nas próprias conexões que estabelecemos e vamos firmar daqui para frente. Um exemplo desse relacionamento ampliado é o Festival de Sundance, que marcará presença em Gramado com uma comitiva de diretores, atores e compradores", adiantou. Ainda expandindo o protagonismo em suas mais diferentes frentes, o Festival revelou os 24 concorrentes do Prêmio Mostra Assembleia Legislativa - Mostra Gaúcha de Longas, que, nesta edição, tem a novidade de dar maior voz aos realizadores gaúchos com um dia extra de exibição para os filmes realizados no Rio Grande do Sul.

Já com dois grandes nomes confirmados para suas homenagens (enquanto Sonia Braga recebe o Oscarito, Tony Ramos é o ator celebrado com o troféu Cidade de Gramado), o evento serrano apresentou os seis títulos brasileiros que concorrem ao evento, todos inéditos no circuito de festivais brasileiros, com uma seleção que busca a democratização do cinema. "Queremos que o diálogo através dos filmes seja sempre muito aberto em Gramado, tanto com crítica quanto com público", defendeu o curador Marcos Santuario. Seguindo a mesma linha, o também curador Rubens Ewald Filho destacou um dos pontos mais reveladores da seleção: "Esse é o ano das comédias, e precisamos deixar de ter preconceito com o gênero. Todas sim obras de humor com qualidade. Foi a seleção mais prazerosa de se fazer dos últimos anos". 

Entre os filmes estrangeiros selecionados, é possível encontrar um panorama plural do que é realizado atualmente na América Latina, já que nove países estão representados na competição, muitos deles em coproduções. "Esse cinema que apresentamos em Gramado é uma porta que a curadoria abre para reforçar públicos e mercados que o Brasil pode e deve se aproximar", avalia a curadora Eva Piwowarski. O Festival de Cinema de Gramado acontece de 26 de agosto a 03 de setembro.

20/07/2016 - Porto Alegre, RS - 44º Festival de Cinema de Gramado - Coletiva de Imprensa - Foto: Cleiton Thiele/Pressphoto - www.edisonvara.com.br - +555199820707

20/07/2016 - Porto Alegre, RS - 44º Festival de Cinema de Gramado - Coletiva de Imprensa - Edson Erdmann, Diretor Artístico - Nestor Tissot, Prefeito de Gramado - João Pedro Till, Presidente da Gramadotur - Enzo Arns, Diretor de Eventos Gramadotur - Foto: Edison Vara/Pressphoto - www.edisonvara.com.br - +555199820707

Fonte: http://www.festivaldegramado.net/noticia/22/gramado-apresenta-a-44%C2%AA-edicao-do-seu-festival-de-cinema

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem