EM JOÃO PESSOA NOS DIAS 26 E 27 DE SETEMBRO A TABA CULTURAL DO RIO DE JANEIRO REALIZARÁ OFICINA DE INTERPRETAÇÃO “A VERDADE CÊNICA” NO CENTRO EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA DO SEBRAE

Nos dias 26 e 27 de setembro a  Taba Cultural do Rio de Janeiro realizará no Centro Educação Empreendedora do SEBRAE a Oficina de interpretação “A Verdade Cênica” com o autor, ator e diretor teatral José Maria Rodrigues Monteiro, das 19h às 22h.

A Oficina de interpretação “A Verdade Cênica” é direcionada para atores que queiram se reciclar, estudantes de teatro, atores iniciantes e cantores. Serão dois dias de atividades com carga horária total de seis horas sendo três horas/aula por dia, das 19h às 22h.

As vagas são limitadas. Reserva e inscrição através dos e-mails zemaria@tabacultural.com.br  ou smassessoriaeproducoes@gmail.com

O Centro Educação Empreendedora do SEBRAE fica localizado na Avenida Maranhão, 983, Bairro dos Estados, João Pessoa.

SOBRE:

OFICINA DE INTERPRETAÇÃO “A VERDADE CÊNICA”

O que é e como obter a Verdade Cênica?

Para o ator é fundamental que ele sinta que tudo que está acontecendo em cena, está acontecendo com ele.

Parece simples fazer as coisas como se estivessem acontecendo com a gente de forma verdadeira, mas não é. Isso pede um processo de aprendizagem.

O “SE” mágico.

Uma maneira, uma muleta, para obter a verdade cênica é o “Se” Mágico. De certa forma é uma continuação da verdade cênica, um instrumento para alcançar a verdade cênica. Digo: se eu estivesse nessas circunstâncias, como eu agiria? Essa é a ideia do “Se” Mágico.

Acontecimento

Acontecimento é algo que não se esperava e muda o rumo das ações. O Acontecimento não está escrito, não está nas palavras, não está no texto. Se eu não viver o acontecimento, ele não existirá. O Acontecimento está implicitamente vinculado à minha maneira de atuar, porque senão nada acontece.

Ação
 
Tudo é consequência da Ação. Ela é que promove as circunstâncias, os acontecimentos, e tudo mais. A Ação é a locomotiva de tudo. Mas, nós temos que escolher o que nasce primeiro: Acontecimento ou Ação?

JOSÉ MARIA RODRIGUES MONTEIRO

Formado em Artes Cênicas, com extensão em Direção Teatral, pela Universidade do Rio de Janeiro - UNIRIO (1977), dramaturgo, ator, diretor teatral, escritor e editor da TABA CULTURAL EDITORA. Dirigiu mais de 30 espetáculos teatrais, alguns com grandes elencos, com até 250 participantes. “O Homem de Nazaré — A Via Sacra de Hoje”, é seu texto mais encenado, são mais de quarenta diferentes montagens em diversas cidades, e ainda no Rio de Janeiro, na Rocinha, projeto indicado ao Prêmio de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, em 2010. Dirigiu, entre outros, os textos de sua autoria: “A Volta do Prometido”, prêmio montagem do programa Ação Macaé Cultural, 2008 e “Tizé e o Pavão Misterioso”, Prêmio Montagem do FATE-SMC - Rio de Janeiro. Criou e dirige o projeto “Teatro Empresa” destinado às áreas de Segurança do Trabalho e Saúde do Trabalhador. Publicou “Teatro e Serviço Social”, SESC-Rio e pela Taba Cultural: “Por uma dramaturgia de raízes populares” (dramaturgia), “As Águas do traz-e-eleva” (romance), os juvenis: “Uma família brasileira”, “O Homem que pensava em mudar o mundo” e “O Segredo de Camila” e os livros de contos “Os Sonhos e o Horizonte” e “Suzana em Copacabana”. Tem peças publicadas em coletâneas de concursos nacionais de dramaturgia e na Revista de Teatro, da SBAT. Recebeu o Prêmio Mais Cultura de Literatura de Cordel - MinC (2010). Ator em mais de 20 espetáculos, entre os quais: “Exercício nº 1”, de Bia Lessa, “A Comédia do Abandono” e “Cara a Cara”, de sua autoria. Contemplado com diversos prêmios em concursos de dramaturgia e festivais, tem participado de mostras, eventos e festivais dentro e fora do país, como tem criado e produzido eventos ligados ao teatro e a literatura.
 
SERVIÇO:
 
Oficina de interpretação “A VERDADE CÊNICA”

MINISTRANTE: José Maria Rodrigues Monteiro Autor, ator e diretor teatral.

DATA: 26 e 27 de setembro (Segunda e terça-feira)

LOCAL: Centro Educação Empreendedora do SEBRAE – Sala 2

ENDEREÇO: Avenida Maranhão, 983 - Bairro dos Estados, João Pessoa.

CARGA HORÁRIA: 6 horas

HORÁRIO: Das 19h às 22h.

VALOR DO INVESTIMENTO: R$ 100, 00 (cem reais) para pagamento à vista. E R$ 120, 00 (cento e vinte reais) para pagamento parcelado através de cartão de crédito.

 
Foto: Reprodução/divulgação.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem