Quando foi selecionado para disputar o posto de melhor sushiman do mundo pela World Sushi Cup de 2016, o chef brasileiro Celso Amano sabia que o desafio não seria fácil. Ele assistiu a vídeos, focou a atenção no que julgava necessário melhorar e testou incansavelmente o prato que decidiu preparar na competição mundial.
No mês e meio que passou no Japão preparando-se para a World Sushi Cup, Amano não se deu trégua. “Eu praticava todo dia, da manhã à noite, sem cansar”. Mesmo com experiência acumulada como sushiman desde 1999 e dos sete anos trabalhando sob supervisão do respeitado chef Shin Koyke, Amano percebeu que precisava adaptar sua técnica não só à matéria prima diferente, mas também à forma como os japoneses tratam a gastronomia. “Eles prezam muito a qualidade, a dedicação do chef ao prato e o respeito ao cliente”, lembra.
Agora, chefs brasileiros, estudantes de gastronomia e demais profissionais do setor terão a oportunidade de absorver um pouco do aprendizado do chef Amano durante a Asian & Japan Food Show, evento que acontece no Expo Center Norte, de 9 a 11 de outubro. A convite da CERMAQ – uma das líderes mundiais na criação de Salmão e Truta, com operação no Chile, Noruega e Canadá – ele vai realizar uma oficina especial de gastronomia asiática à base de Salmão da Patagônia Chilena.
A aula tem espaço na programação do segundo dia da Asian & Japan Show (dia 10), das 17h às 18h. Os 100 primeiros visitantes que ocuparem a plateia para esta oficina terão oportunidade de degustar o prato preparado pelo chef Amano. “Vencer a World Sushi Cup me deu a responsabilidade de transmitir para os novos chefs tudo que aprendi no Japão, para que eles possam multiplicar esse conhecimento e reforçar a vontade de fazer sempre melhor”.
O Salmão da Patagônia Chilena que Amano vai usar no evento é extremamente valorizado por suas características únicas. Para ele, entre as vantagens do pescado chileno estão à gordura, que deixa o prato mais saboroso, e o frescor, em razão da proximidade geográfica com o Brasil. “Não basta técnica, a qualidade da matéria prima é fundamental, principalmente quando servida crua”, alerta o chef. “O profissional precisa saber a origem, como foi processado. Se o peixe for ruim, não tem como salvar. Afeta todo o prato”.
SOBRE
COMPETIÇÃO
A Asian & Japan Food Show será palco da inédita etapa brasileira de classificação para a World Sushi Cup. Nos dias 9 e 10, os 20 alunos optantes que mais pontuaram no curso de proficiência em Sushi Skills, ministrado na véspera pelo chef Shin Koike, terão que preparar um sushi tradicional e um criativo para o corpo de jurados. Os três vencedores serão aqueles que obtiverem a melhor pontuação na soma das duas categorias e anunciados em jantar de confraternização da Asian & Japan Food Show no dia 10 de outubro.
Todos os três vencedores receberão medalhas e um curso de um semestre de japonês oferecido pela Aliança Cultural Brasil Japão, colaborador principal da feira. O primeiro colocado ganhará passagem e hospedagem oferecidas pela CERMAQ, patrocinadora máster da Copa Brasil Best Sushiman, para conhecer as instalações da empresa no Chile, e uma passagem para o Japão, a fim de concorrer no World Sushi Cup, oferecida pela Nagoya Sushi Skills.
Para este vencedor, chef Amano tem alguns conselhos: “Dedicação, empenho, estudo. Tenha na cabeça o prato que vai preparar, pois se deixar para decidir na hora da competição na World Cup você vai se perder. Conheça bem os produtos com que você vai trabalhar e o jeito certo de fazer”.
O desafio culinário conta com patrocínio máster da CERMAQ, patrocínio da Ajinomoto Food Service, copatrocínio da Kikkoman e JFC Brasil, e apoio da Nagoya Sushi School e Sushi Skills Brasil.
ASIAN & JAPAN FOOD SHOW
Juntamente com a Copa Brasil Best Sushiman, etapa brasileira inédita de classificação para a World Sushi Cup 2017, no Japão, a Asian & Japan Food Show vai abrigar as Oficinas de Gastronomia Asiática, o VII Simpósio de Controle de Qualidade do Pescado (SIMCOPE), promovido pelo Instituto da Pesca; o Fórum de Gastronomia Asiática, um espaço para debate e aprendizado de temas atuais e relevantes do setor; e o Seminário de Gestão de Temakerias e Restaurantes Asiáticos, encontro para profissionais e investidores que pretendem iniciar seu negócio.
Na área de exposição, empresas de alimentos, pescados, massas e chás, acessórios de cozinhas, ambientação e administração oferecem seus produtos e serviços a um público formado por proprietários e funcionários de restaurantes, buffets e hotéis, supermercadistas, lojistas, atacadistas e distribuidores, chefs e sushiman, nutricionistas, professores e estudantes de gastronomia e outros profissionais do segmento.
FRANCAL FEIRAS
Dinamismo, profissionalismo e alta qualidade são os atributos associados à Francal Feiras nos quase 50 anos de atuação no setor de feiras de negócios. Atualmente, a promotora colabora para o desenvolvimento de 16 importantes segmentos da economia por meio de eventos que ampliam a visibilidade das marcas, apresentam processos e produtos inovadores, e ampliam as oportunidades de negócios e de relacionamento entre os diferentes players.
O ambiente de negócios de todas essas feiras é enriquecido por farto conteúdo profissional, transmitido ao mercado por renomados especialistas com o objetivo de contribuir para a disseminação do conhecimento, o aprofundamento do debate e a capacitação. Conheça todos os eventos em www.francal.com.br
SERVIÇO:
ASIAN & JAPAN FOOD SHOW 2016 – 2ª FEIRA DE PESCADOS E GASTRONOMIA ASIÁTICA
Data: 9 a 11 de outubro de 2016 (domingo a terça-feira)
Horário: das 13h às 20h30
Local: Expo Center Norte – Pavilhão Amarelo
Promoção/Organização: Francal Feiras
Copa Brasil Best Sushiman: Patrocínio: CERMAQ (máster) e Ajinomoto Food Service. Copatrocínio: Kikkoman e JFC Brasil. Apoio: Nagoya Sushi School e Sushi Skills Brasil
Colaboração Principal: Aliança Cultural Brasil – Japão
Confederação Oficial: CNTur – Confederação Nacional do Turismo
Colaboração Educacional e Institucional: AREGALA – Asociación de Restauradores Gastronómicos de Las Americas y el Mundo; ABRESI – Associação Brasileira das Entidades e Empresas de Gastronomia, Hospedagem e Turismo
Apoio Institucional: SIPESP – Sindicato da Indústria da Pesca no Estado no Estado de São Paulo; ABRASEL SP – Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de São Paulo; Instituto de Pesca; APTA – Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios; CODEAGRO – Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios; Governo do Estado de São Paulo – Secretaria de Agricultura e Abastecimento
Associado à: Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil (www.camaradojapao.org.br)
Apoio Cultural: Consulado Geral do Japão em São Paulo
Informações pelo telefone: (11) 2226-3100
Site: www.asianfoodshow.com.br
Facebook: AsianJapanFoodShow
Twitter: @feiraasianfood
Google +: Asian & Japan Food Show
Fonte/Foto-crédito: Primeira Página – Jota Silvestre
Postar um comentário