DOCUMENTÁRIO PÁSSARO PRETO VENCEDOR BRASILEIRO DO DOCTV LATINOAMÉRICA V ESTREIA NA TV BRASIL NESTE DOMINGO

Atrás dos muros de centros socioeducativos do Brasil, menores de idade cumprem medida de restrição de liberdade. Muitos deles revelam sonhos e felicidades cotidianas, em meio às memórias de violências sofridas e produzidas. O documentário Pássaro Preto, de Maria Pereira, acompanha o dia a dia de 9 adolescentes internos em instituições de Belo Horizonte e Porto Alegre. Vencedor brasileiro do Programa DOCTV Latinoamérica V, o filme será exibido em 23 canais de TV da América Latina. No Brasil, a estreia acontece neste domingo (23) à meia-noite na TV Brasil, com reprise no dia 30, às 4h.

O filme foi gravado em janeiro e fevereiro deste ano no Centro Socioeducativo de Justinopólis (Belo Horizonte) e no Centro de Atendimento Socioeducativo Feminino (Porto Alegre). O intuito foi trazer à tona histórias de vida de adolescentes infratores, conhecer suas visões de mundo, valores e desejos. Quais as suas percepções sobre o ato que cometeu? Acha justo estar preso? Como ocupa o tempo na instituição? E o que pensa em fazer quando sair? Como o Estatuto da Criança e do Adolescente proíbe a divulgação do rosto de jovens nessa situação para protegê-los, o filme propôs a construção de máscaras pelos próprios personagens para usarem durante toda a gravação. “A ideia é desmascarar esses meninos e meninas literalmente através da construção de máscaras que eles mesmos inventaram para si. Afinal, esses adereços revelam os personagens que habitam seus imaginários”, explica Maria Pereira, diretora e produtora do documentário.

A proposta da produção é, também, fornecer subsídios para o debate sobre a mudança da lei da maioridade penal no Brasil. “A ideia é fortalecer a perspectiva de que não vale a pena reduzir, porque o problema é bem mais embaixo e certamente não é só encarcerando que se resolve”, afirma a diretora. A motivação no desenho do projeto foi contribuir para que a sociedade reflita sobre o estigma que assola esses adolescentes, criando pontes de identificação entre o espectador e o personagem.

A equipe do filme tem Maria Pereira como diretora e produtora, edição de Julia Bernstein e direção de fotografia de Camila Freitas. O documentário é da produtora Praga Produções.

SOBRE

SINOPSE

O documentário Pássaro Preto acompanha o dia a dia de meninos e meninas que cumprem medida em centros socioeducativos brasileiros. Com máscaras feitas por suas próprias mãos, num processo criativo provocado pelo filme, nove adolescentes mineiros e gaúchos contam seus sonhos e histórias de vida. Relatam abertamente o que os levou a estar ali, com o rosto escondido por gesso e tinta, e os pássaros pretos que trazem dentro de si.

TRAILER


FICHA TÉCNICA

Direção: Maria Pereira

Produção Executiva: Maria Pereira

Direção de Produção: Clara Martins

Direção De Fotografía: Camila Freitas

Edição: Julia Bernstein

Casa Produtora: Praga produções

DATA DE EXIBIÇÃO

Canal: TV Brasil

Dia 23 de oububro, à meia-noite.

Reprise: dia 30 de outubro, às 4h.

MAIS INFORMAÇÕES



 
Fonte: Praga Conexões

2 Comentários

  1. Olá eu só peguei o documentário no final por favor marque pra outro dia eu me enterecei muito

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber se tem como ver esse belíssimo documentário em alguma plataforma, ou se o mesmo só é disponível via Tv Brasil?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem