SAI A LISTA DE INDICADOS AO PRÊMIO SÃO PAULO DE INCENTIVO AO TEATRO INFANTIL E JOVEM

A Academia de Arte e Cultura acaba de divulgar a lista dos finalistas da 3ª edição do Projeto São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem que premiará, em 18 categorias, os melhores espetáculos e profissionais do teatro infanto-juvenil do Estado de São Paulo. A iniciativa tem o apoio da Coca-Cola FEMSA Brasil e é a única da América Latina dirigida ao teatro Infantil e Jovem.

O projeto substitui o reconhecido Prêmio FEMSA de Teatro Infantil e Jovem, que após 20 anos de sucesso, teve sua última edição em maio de 2013. A iniciativa permanece respaldada pela Coca-Cola FEMSA Brasil, com uso da Lei de Incentivo à Cultura (PROAC - ICMS), da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo.
 
A Academia de Arte e Cultura, por meio de Luiza Jorge - coordenadora do projeto, é responsável pela avaliação dos espetáculos em cartaz e conta com um renomado corpo de jurados, formado por Beatriz Rosenberg, Dib Carneiro Neto, Gabriela Romeu e Mônica Rodrigues da Costa.
 
O evento de premiação acontece no dia 12 de dezembro quando os espetáculos finalistas disputarão os troféus e o prêmio de R$ 5 mil para as categorias individuais e R$ 10 mil para o Melhor Espetáculo Infantil, Melhor Espetáculo Jovem e Prêmio de Sustentabilidade. A premiação, inclusive, é pioneira na categoria Sustentabilidade, homenageando os profissionais que abordam a temática em seus espetáculos.
 
Durante o mês de setembro, peças infanto-juvenis que se destacarão ao longo do ano foram apresentadas às crianças e adolescentes da rede pública de ensino do Estado, ONGs e instituições por meio do Leva ao Teatro. Ao todo, quase 2 mil espectadores de 14 escolas acompanharam 10 espetáculos no Teatro Alfredo Mesquita. O espaço foi cedido pela Prefeitura de São Paulo.
 
O Leva ao Teatro completa em 2016, 18 anos de história. Neste período, mais de 50 mil crianças e adolescentes com idade entre 4 e 16 anos, acompanharam mais de 200 espetáculos. Cerca de 180 escolas da rede pública de ensino foram impactadas pelo projeto. Luiza Jorge, diretora da Academia de Arte e Cultura e curadora do programa, afirma que a participação de escolas públicas, ONGs e instituições é primordial para aproximação dos alunos à arte e cultura. “A mágica do teatro pode transformar seus sonhos e suas vidas”, diz.
 
Wanessa Scabora, chefe de sustentabilidade da Coca-Cola FEMSA Brasil, área que lidera o projeto dentro da companhia, ressalta que o Leva ao Teatro é um grande desafio. “O programa é uma ação social que visa a contribuir com a educação e formação destes pequenos cidadãos, fomentando o acesso à arte. Muitos deles têm oportunidade de ir a um espetáculo pela primeira vez por meio desta oportunidade. Para a Coca-Cola FEMSA Brasil, que promove a premiação há 23 anos, esse é o verdadeiro sentido: inclusão”.
 
Confira abaixo a relação de indicados à premiação:
 
01- AUTOR DE TEXTO ORIGINAL
 
- Paulo Rogério Lopes e Simone Grande - Caminho da Roça
 
- Verônica Gerchman - Berenices
 
- Pedro Garrafa – Espartanos
 
02 - AUTOR DE TEXTO ADAPTADO
 
- Cintia Alves, Adriana Lira e Eduardo Bartolomeu – Feio
 
- Pedro Pires e Grupo Arte Simples de Teatro – A Bola: Histórias que Rolam
 
- Solange Dias – A Princesa e a Costureira
 
03- DIRETOR
 
- Verônica Gerchman - Berenices
 
- Cintia Alves e Leonardo Castilho - Feio
 
- Gabriel Villela – Peer Gynt
 
04 - CENÓGRAFO
 
- Davi Taiyu - Antes do Dia Clarear
 
- Gabriel Villela - Peer Gynt
 
- Victor Merseguel – Meu Amigo Inventor
 
05 - FIGURINO
 
- Gabriel Villela – Peer Gynt
 
- Anne Cerutti - Kiwi
 
- Claudia Schapira e Teca Pasqua – 1,2,3 Quando Acaba Começa Outra Vez
 
06- ILUMINAÇÂO
 
- Fran Barros – O Livro de Tatiana
 
- Guilherme Bonfanti – O Aprendiz de Feiticeiro
 
- Poliana Pinheiro e Rodrigo Belay – Por que nem todos os dias são de Sol?
 
07 – TRILHA MÚSICAL ORIGINAL
 
- Nina Blauth, Simone Grande e Antonia Matos - Caminho da Roça
 
- Adilson Rodrigues – A Bola – Histórias que Rolam
 
- Dr. Morris - Já pra Cama
 
08 – TRILHA MUSICAL ADAPTADA
 
- Dagoberto Feliz – Chiquita Bacana no País das Bananas
 
- Gustavo Bicalho – Por que nem todos os dias são de Sol
 
- Babaya e Marco França - Peer Gynt
 
09 - ATOR
 
- Davi Tayú - Antes do Dia Clarear
 
- Ghilherme Lobo – O Aprendiz de Feiticeiro
 
- Chico Carvallho – Peer Gynt
 
10 – ATOR COADJUVANTE
 
- Patrick Amstalden - Mamonas O Musical
 
- Júlio Oliveira - O Aprediz de Feiticeiro
 
- Daniel Costa – O Livro de Ouro
 
11 - ATRIZ
 
- Simone Grande - Caminho da Roça
 
- Alexandra Golik – Viralatas o Musical
 
- Rita Batata – Kiwi
 
12 – ATRIZ COADJUVANTE
 
- Maria do Carmo Soares – Peer Gynt
 
- Camila Amorin - O Sal e o Amor
 
- Maria Bia - O Livro de Tatiana
 
13 - REVELAÇÃO
 
- Antonia Matos – atriz - Caminho da Roça
 
- Ruy Brissac – ator - Mamonas O Musical
 
- Alex de Jesus, Alexander Matos, André Lu, Débora Rodrigues, Everson Anderson, Gabriela Sallum, Juliane Maioli, Mariana Serrano, Maisa Helena, Maria Sol, Ygor Martins – elenco – Vida Bruta
 
14- PRÊMIO ESPECIAL
 
- Coletivo Grão e Arte Cidadania pelo espetáculo Feio, que incorpora a linguagem de libras à interpretação dos atores e substitui a audiodescrição pela audionarrativa
 
- Flores Amarelas – pela abordagem poética e delicada do tema da identidade de gênero
 
- A Princesa e a Costureira - pela temática LGBT
 
15- PRODUÇÃO
 
- Manhas & Manias Projetos Culturais – O Aprendiz de Feiticeiro
 
- Super Amigos Produções Culturais – O Livro de Tatiana
 
- Sesi – Serviço Social da Industria - Peer Gynt
 
16- ESPETÁCULO INFANTIL
 
- Já pra Cama
 
- Caminho da Roça
 
- Berenices
 
17- ESPETÁCULO JOVEM
 
- O Alvo – Hateclub – (parte 2)
 
- Kiwi
 
- Peer Gynt
 
18 – PRÊMIO SUSTENTABILIDADE
 
- Grupo Arte Simples de Teatro - por difundir o teatro na periferia em espaços não convencionais com o espetáculo A Bola: Histórias que Rolam
 
- Fim? Por abordar a preservação do planeta de forma lúdica e eficiente
 
- Expedição Pacífico – Pelo uso criativo de sucata para falar de ecologia, de cuidados com o planeta e do universo do catador de lixo.

Sobre a Coca-Cola FEMSA
 
Coca-Cola FEMSA, SAB de C.V produz e distribui Coca-Cola, Fanta, Sprite, Del Valle, Schweppes e outras bebidas do portfólio da The Coca-Cola Company em 10 países: México (uma parte substancial da região central, incluindo a Cidade do México, bem como sudeste e nordeste do país); Guatemala (Cidade da Guatemala e região metropolitana); Nicarágua (todo o país); Costa Rica (todo o país); Panamá (todo o país); Colômbia (maior parte do país); Venezuela (todo o país); Brasil (parte do país); Argentina (Buenos Aires e arredores) e Filipinas (todo o país). A empresa também engarrafa e distribui água, sucos, chás, isotônicos, cervejas e outras bebidas em alguns desses territórios. Ao todo, possui 64 fábricas e serve 351 milhões de consumidores por meio de aproximadamente 2,8 milhões de pontos de vendas e conta com mais de 120 mil funcionários em todo o mundo.
 
No Brasil, a empresa está presente como Coca-Cola FEMSA Brasil, empregando cerca de 20 mil funcionários e atendendo mais de 72 milhões de consumidores, distribuídos nos estados de São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Rio de Janeiro e em parte do estado de Goiás.
 
No Brasil, são 38 centros de distribuição e nove fábricas, sendo a unidade de Jundiaí (SP) a maior no mundo em volume de vendas em produtos Coca-Cola.

Fonte: S/A LLORENTE & CUENCA - Assessoria de Imprensa Coca-Cola FEMSA Brasil

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem