TRABALHOS DA ARTISTA DENISE MILAN TOMAM AS RUAS DE HELIÓPOLIS E REPERCUTEM BRASIL AFORA

Nesta sexta-feira (11), centenas de crianças e adolescentes tomaram as ruas de Heliópolis para participar do Cortejo das Vidas Preciosas. Criado pela artista Denise Milan em 2010, o espetáculo ganhou forma por uma performance de rua que marca o encerramento anual do projeto de arte-educação Espetáculo da Terra©, concebido e mantido na periferia da capital paulista.

Mais uma vez, a narrativa que integra arte e ciência foi contada e cantada nas ruas da comunidade, onde crianças e jovens encenaram as várias etapas da transformação da pedra. Durante a caminhada, os participantes convidaram os membros da comunidade a se juntarem ao cortejo e a compartilharem seus aprendizados com as forças da natureza.
 
A direção geral do espetáculo é da própria Denise e de sua equipe, e a direção musical da musicista Badi Assad. O cortejo teve composições de Clarice Assad, Badi Assad, Carlinhos Antunes, André Mehmari e do Avante - coletivo de hip hop da região de Heliópolis. O evento contou com o apoio do SESC São Paulo, da participação da cantora Marina de La Riva e da Orquestra de Cordas do Instituto GPA.

Com uma abordagem interdisciplinar, esse trabalho de Denise surge no momento em que o mundo se debruça sobre as questões de meio ambiente e a necessidade urgente dos homens se posicionarem de forma diferente em relação à natureza. A proposta do Espetáculo da Terra© e sua analogia entre o mundo mineral e o mundo humano é usar a arte para ajudar crianças e adolescentes a refletirem sobre esses valores da contemporaneidade e exercitarem a escuta das vozes que veemda Terra.

"A consciência de ser uma vida preciosa é o caminho para estruturar o próprio destino e renascer, deixar o estado periférico de existir e fazer parte de um todo. O projeto proporciona esse potencial a São Paulo e pode ser aplicado em outras comunidades visando essa integração do indivíduo com a cidade", comenta.

SOBRE

O PROJETO DE ARTE-EDUCAÇÃO ESPETÁCULO DA TERRA©

O projeto Espetáculo da Terra© teve inicio há sete anos por iniciativa de Denise Milan e de sua equipe em comunidades de São Paulo. A iniciativa já atingiu cerca de 6 mil alunos e contou com o apoio de acadêmicos, músicos, cantores, atores, coletivos culturais, da editora Saraiva e de instituições culturais, como o SESC São Paulo. O trabalho define-se pela promoção de atividades de formação de educadores, de conceituação e de práticas criativas com as crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.

Em seus três primeiros anos, o SESC foi um dos grandes colaboradores para viabilização e expansão do projeto para as regiões de Heliópolis, Grajaú, Jaguaré, Osasco, Santana e Itaquera. De 2013 em diante, a própria comunidade de Heliópolis, representada pela União de Núcleos, Associações dos Moradores de Heliópolis e Região (UNAS), abraçou a iniciativa e organizou o Cortejo das Vidas Preciosas junto com a equipe da artista.
 
DENISE MILAN: NATUREZA E SUSTENTABILIDADE

Atualmente, a artista Denise Milan tem sua obra celebrada por duas exposições concomitantes, uma em São Paulo e outra em Washington, nos Estados Unidos. Com curadoria de Marcello Dantas, a mostra paulistana ConCentração segue em cartaz até o dia 23 de dezembro na Galeria Lume. A seleção traz a obsessão da artista por elementos concêntricos em várias de suas obras.

Já no país norte-americano, seu trabalho é destaque na Georgetown University, com a mostra Mist of the Earth (Fumaça da Terra), que propõe um olhar reflexivo sobre a relação entre os povos nativos e a riqueza da Mata Atlântica brasileira a partir de mandalas com pedras e fotocolagens.

Recentemente, a artista foi também convidada a realizar uma instalação no espaço da Emerson Collective’s Elemental Do-Fest, principal evento paralelo da 22ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP22), que ocorre em Marrakesh, no Marrocos, entre os dias 11 e 18 de novembro.

Tomando como ponto de partida o Acordo de Paris, documento firmado por mais de 190 países que tem como meta principal zerar as emissões líquidas de carbono até 2050, Denise criará para a ocasião uma proposta artística baseada na presença de amonites, fósseis petrificados de seres que desapareceram junto com os dinossauros, e que são facilmente encontrados nos mercados de Marrakesh.

“Hoje, as belas conchas petrificadas são as únicas sobreviventes dos seres extintos. Monumentos de nosso passado que nos fazem refletir sobre a sobrevivência de todas as espécies, inclusive a nossa, porque nós temos uma escolha”, diz.

A instalação, batizada Útero Magmático, é um tríptico formado por 12 fotocolagens impressas em seda baseadas nas imagens obtidas por Chris R. Johnson, Bryan W. Jones, Nathan Galli e Mark Riccio, cientistas especializados em Computer Imaging da Utah University que se debruçaram sobre o trabalho de Denise Milan com as pedras. Uma coluna com a amonite no topo completa a obra.

SERVIÇO
 
ConCentração - Denise Milan

Curadoria: Marcello Dantas

Local: Galeria Lume

Endereço: Rua Gumercindo Saraiva, 54 - Jardim Europa, São Paulo

Período expositivo: de 4 outubro até 23 de dezembro

Telefone: (11) 4883 - 0351

Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira das 10h às 19h | Sábados das 11h às 15h
 
Mist of the Earth

Georgetown Environment Initiative

Reiss Science Building,

37th and O Streets, N.W., Washington D.C. 20057
 
Fonte: Cristiane Nascimento

Foto/legenda-Espetáculo da Terra© 2015 | Crédito: Divulgação/reprodução.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem