HOTEL SPAVENTURA MOSTRA QUE É POSSÍVEL ALIAR CONFORTO E AVENTURA COM IDEOLOGIA SUSTENTÁVEL

Localizado no município de Ibiúna, a 75 km de São Paulo, o Hotel SPaventura Ecolodge se transforma em um ponto turístico da região ao integrar-se em meio a mata atlântica em um projeto de ecoturismo 99% sustentável. O destino, além de oferecer interação com a natureza, oferece também inúmeras práticas esportivas e infraestrutura completa para quem também busca bons momentos de descanso.

São, ao todo, 38 chalés distribuídos em uma área dos 295 hectares do empreendimento. Os 30 Chalés Premium contam com 44 m² cada, enquanto os 08 Chalés Master possuem 54 m² cada. Todos contam com varandas, ventilador de teto, TV Led 32’’, TV a cabo, frigobar, telefone, cofre, secador de cabelo e internet gratuita via rádio (sujeito à disponibilidade de sinal e/ou clima favorável). Os chalés foram planejados e construídos em Wood Frame - tecnologia americana de construção seca, onde não é utilizado cimento, tijolo e água. Feitas de palafitas, eles não agridem o solo e unem o bonito e confortável com o sustentável. Já a água quente dos chuveiros é aquecida através das placas solares localizadas no telhado.

Próximo à Recepção os hóspedes passam pelo Espaço Gourmet, local onde são realizadas as refeições - café da manhã, almoço, café da tarde e jantar. Com um espaço de aproximadamente 400m², o ambiente possui uma decoração que remete a uma casa de campo, com confortáveis sofás e poltronas para um bom descanso. Logo na entrada o espaço conta com uma mesa de bilhar e um ambiente descontraído regado a boas músicas. Com posicionamento estratégico de luzes quentes, a iluminação do Espaço Gourmet cria um charme durante refeições noturnas, enquanto, ao longo do dia, as refeições contam com o ambiente naturalmente iluminado e uma belíssima vista panorâmica da Mata Atlântica.

Em frente ao Espaço Gourmet está o Casarão. Uma verdadeira casa de campo, com uma varanda aconchegante e sala de estar que remete a casa da vovó, com televisão, livros, vídeo game e Wifi. Descendo a caminho do ginásio, o hotel conta com um Lago artificial, criado fora da drenagem do córrego, onde são realizadas diversas atividades esportivas como a natação, caiaque, waterline e stand-up paddle. O lago também possui uma variedade de peixes, tanto nativos (lambaris e Cará) como exóticos (tilápia, matrinxã e carpa capim), que ocupam diferentes níveis d’água. Às margens do lago os hóspedes podem praticar o diskgolf, arco e flecha, cama elástica, campo de futebol, vôlei de praia, badminton ou simplesmente curtir a paisagem.

Pouco depois do lago encontra-se o ginásio poliesportivo. Visto de cima, sua estrutura metálica com cobertura em membrana retesada mostra um projeto arquitetônico em geometria que se assemelha a de uma folha. Em uma área de 2.220m² e infraestrutura de primeiro mundo, o empreendimento conta com uma piscina semiolímpica climatizada (25m de comprimento por 10m de largura), jacuzzi, sauna, quadra de squash, academia, quadra poliesportiva, ping-pong, pebolim, banheiros, chuveiros, deck com espreguiçadeiras, bicicletário, palco para eventos e camarim.

Seguindo o passeio pelo SPaventura o hospede chega a Vila Hípica Werner Haberkorn, que comporta até doze cavalos Mangalarga Marchador, raça ideal para passeios devido ao seu temperamento dócil e ativo. Com eles, o hotel disponibiliza cavalgadas de até 50 minutos em trilhas por toda a área do hotel, sendo possível conhecer algumas estradas e trilhas de maneira diferente.

Ao longo de seus 295 hectares, o SPaventura conta com um circuito de 3 tirolesas que totalizam mais de 1.400 m de extensão. Com até 150 m de altura, os hóspedes mergulham sobre as árvores da mata atlântica e podem atingir uma velocidade de até 80 km/h (dependendo do peso). Para chegar a cada circuito de tirolesa é preciso encarar as trilhas, que podem ser em meio à mata fechada ou através de estradas, sendo outro importante item no cardápio aventureiro do hotel. São ao todo 35 km de estradas e trilhas que podem ser realizadas a pé, de bicicleta ou a cavalo.

No roteiro light os hóspedes podem realizar a Trilha Guiada, onde é possível visitar a Casa do Mel (local em que acontece o trabalho de apicultura e fabricação do mel), a Usina Solar (área onde se encontram as placas solares que alimentam parte da energia elétrica usada no empreendimento), o Curral, o Redondel, as Cachoeiras e o Mirante.

PROJETO 99% SUSTENTÁVEL

O SPaventura se encontra na Fazenda Morros Verdes, em uma área de aproximadamente 295 hectares tendo mais de 80% de Mata Atlântica, com altitudes que variam entre 700 e 960 metros. Parte dessa área está inserida na APA (Área de Preservação Ambiental) de Itupararanga, local que possui importantes mananciais hídricos que abastecem a Região Sorocabana. Por isso, desde a montagem do projeto até a sua conclusão, todos os aspectos de sua infraestrutura foram pensados para não impactar o meio ambiente e sim fazer parte dela.

Os chalés são feitos em Wood Frame, tecnologia de construção seca e sobre palafitas, respeitando a topografia do terreno. O sistema que coleta a água da chuva alimenta o abastecimento de cada chalé após ser tratada em biossistemas integrados, assim como as placas solares localizadas nos telhados aquecem a água. Em uma área mais alta, o hotel conta com uma usina solar capaz de produzir 5.000kWh. Já o transporte realizado dentro do hotel é feito por carros elétricos e apenas um é a diesel, para caminhos mais longos e altos.

Seguindo os preceitos de sustentabilidade, o hotel também baseia sua culinária preferencialmente em produtos orgânicos colhidos na própria horta ou de produtores agrícolas vizinhos, fortalecendo assim a comunidade e incentivando a agronomia da região.

Acreditando no conceito de promover a exploração de áreas e uso de recursos naturais sem prejudicá-los, com ações agregadoras e em equilíbrio, o Hotel SPaventura fomenta o turismo sustentável, dissemina a conduta consciente em ambientes naturais e envolve e capacita a comunidade local nos negócios com a intenção de promover o desenvolvimento.

SERVIÇO
 
Hotel SPaventura Ecolodge
 
Localização: Fazenda Morros Verdes
 
Endereço: Estrada Municipal do Verava, s/n - Zona Rural, bairro Terra Boa | Ibiúna - SP, CEP: 18150-000
 
Informações: www.spaventura.com.br
 
 
 
Fonte/Foto-crédito: Lucas Borba- A4&Holofote.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem