sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

PARQUE NACIONAL DO CAPARAÓ REABRE NESTE SÁBADO COM RESTRIÇÕES

O Parque Nacional do Caparaó, na divisa dos estados de Minas e Espírito Santo, será reaberto ao público neste sábado (25) com acesso restrito às pessoas que apresentarem documento oficial de imunização contra febre amarela, conforme estabelece portaria assinada nesta quinta-feira (23) pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão responsável pela gestão das unidades de conservação federais.
 
A visitação no parque havia sido suspensa no dia 2 deste mês como medida preventiva para resguardar a saúde da população por causa do surto de febre amarela que atinge a região. No entanto, diante dos apelos de vários segmentos da comunidade local, que se sentiam prejudicados com a queda das atividades de ecoturismo após o fechamento da unidade, o acesso foi liberado com a restrição prevista na portaria, ou seja, só entra quem apresentar a carteirinha de vacinação da febre amarela devidamente atualizada.
 
Segundo comunicado da Diretoria de Criação e Manejo de Unidades de Conservação (Diman) do ICMBio, a verificação e validação das informações do documento de vacinação serão feitas pelas secretarias municipais de Saúde de Alto Caparaó (MG) e Dores do Rio Preto (ES) nos acessos aos atrativos do parque pelas portarias de Alto Caparaó (MG) e Pedra Menina (ES), respectivamente.
 
ACORDO COM PREFEITURAS
 
O acerto foi feito pela gestão da unidade em reunião com os prefeitos de Alto Caparaó e Dores do Rio Preto, que se comprometeram a apoiar o parque indicando técnicos da área de saúde para fazer a conferência dos cartões de vacinação, até que a situação esteja oficialmente normalizada em relação ao risco de contaminação pelo vírus da febre amarela na região.
 
A Diman destaca, ainda, que a parcela da população que não pode ser vacinada (idosos acima dos 60 anos, gestantes, mulheres que amamentam crianças de até seis meses, pacientes em tratamento de câncer e pessoas imunodeprimidas, entre outros) não terá permissão para entrar no parque enquanto durar a portaria com as restrições.
 
A diretoria faz questão de enfatizar que a decisão de abrir o parque, com as restrições, busca conciliar a saúde das pessoas com a reivindicação da comunidade do entorno do parque que têm reclamado muito do impacto negativo que o fechamento da unidade vem causando à cadeia produtiva do turismo local.
 
ORIENTAÇÕES A VISITANTES E TURISTAS
 
A principal orientação é que o turista não se dirija à região do Parque Nacional do Caparaó sem que esteja devidamente imunizado contra a febre amarela (inclusive aqueles que precisam tomar a segunda dose). Os turistas são sempre muito bem vindos, mas devem se preocupar com a vacinação e o uso de repelentes, este último como mecanismo menos efetivo, mas necessário.
 
Também é importante a orientação sobre os macacos que, assim como os humanos, não transmitem o vírus. Pelo contrário, são vítimas da doença. Ao serem contaminados, os primatas cumprem a função de “sentinela”, ou seja, alertam para o surgimento da doença e por onde o vírus está se dispersando na paisagem. Por isso, em vez de molestados, devem ser preservados.
 
PROCEDIMENTOS PARA O CONTROLE DE ACESSO
 
Durante o período de carnaval e nos finais de semana enquanto durar a restrição, a conferência da documentação da vacinação será feita pelos profissionais da saúde nas portarias de Alto Caparaó (MG) e Pedra Menina (ES), sendo obrigatória, também, a apresentação de documento pessoal com foto e o cartão de vacinação.
 
Durante os dias de semana, os visitantes, antes de se dirigir às entradas do parque, deverão comparecer, primeiro, aos postos de saúde de Alto Caparaó (MG) e Pedra Menina (MG), onde, após verificação, receberão Comprovante de Autorização de Acesso, documento nominal, individual e datado, que deverá ser apresentado nas portarias da unidade de conservação, juntamente com o documento pessoal com foto.
 
MAIS INFORMAÇÕES
 
. O parque permanecerá aberto para visitação das 7h às 12h e 13h às 18h.
 
. Os postos de saúde de Alto Caparaó (MG) e Pedra Menina (ES) funcionam de segunda à sexta-feira das 8h às 17h.
 
. Telefones úteis:
 
Parque Nacional do Caparaó:
 
(32) 3747-2086 - Portaria de Alto Caparaó - MG
 
(28) 3559-3096 - Portaria de Pedra Menina - ES
 
Posto de Saúde de Alto Caparaó – MG:
 
(32) 3747-2627/2189
 
Posto de Saúde de Pedra Menina, Dores do Rio Preto – ES:
 
(28) 3559 3026/3064
 
Fonte: Divisão de Comunicação Social – DCOM - Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio

Nenhum comentário:

Postar um comentário