O Sindicato das Empresas de Hospedagem e
Alimentação de João Pessoa entregou os certificados de
conclusão do curso de vinhos, que capacitou uma turma de garçons e maitres que
atuam no segmento de bares e restaurantes da capital paraibana. Durante dois
dias, com carga horária de 12 horas, a turma teve conhecimento as diversas
marcas, sabores, texturas e tipos de acompanhamento podem fazer a diferença na
hora de apresentar a carta de vinhos do estabelecimento onde trabalha.
O curso, que contou com a parceria da Prefeitura de
João Pessoa e Senac, é uma capacitação pioneira em João Pessoa e atende
justamente uma demanda antiga do turismo, como destacou o secretário adjunto do
Turismo de João Pessoa, Graco Parente.
O secretário reforça que uma pesquisa que relata os
problemas que os turistas enfrentam dentro de João Pessoa aponta que o
atendimento consta como um dos pontos de maior reclamação. “Então, a
Prefeitura, em parceria com a SEHA-JP e o Senac, desenvolveu esse curso com
profissionais da área com o intuito de melhorar esse serviço, para prestar uma
melhor consultoria para o turista. É uma forma de qualificar os profissionais,
para que eles junto com as empresas possam alavancar as vendas nesse momento
difícil”, afirmou.
O curso, ministrado pela consultora de vinhos pela
Wine & Spirit Education Trust - WSET® - nível 1, Rachel Ruiz, abordou os
diferentes tipos de vinho, as regiões de cada um, as espécies de uva para
fabricação, influência do clima, harmonização com o cardápio, além da parte de
como servir o vinho, tipos de taça e como abrir a garrafa.
O diretor da SEHA-JP, Marco Antônio Viesti,
destacou que o vinho é uma das bebidas mais consumidas do mundo e em João
Pessoa não é diferente. Ele acredita que os profissionais que atuam no
atendimento desse público precisam de conhecimentos específicos sobre a bebida
para tornar a experiência do consumidor mais prazerosa. “Ele tem que ser
especializado naquilo que está fazendo. O profissional vai sugerir o vinho para
ocasião, por exemplo, e isso faz toda a diferença para o cliente”, explicou.
Fonte/Foto:
Fabio Cardoso
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