DZI CROQUETTES REESTREIA NO PALCO DO TEATRO AUGUSTA


Sucesso de crítica e público desde sua estreia na capital paulistana, o espetáculo musical “Dzi Croquettes” anuncia reestreia no palco do Teatro Augusta – Sala Paulo Goulart, no próximo dia 9 de junho, às 21h30, com apresentações até 28 de julho, sempre às sextas-feiras. Com 45 anos de história, o grupo coreografado e dirigido por Ciro Barcelos (integrante da formação original dos Dzi Croquettes), preserva a ideia do Teatro Musical Brasileiro, com aproximação ao chamado teatro de revista e distanciamento ao estilo contemporâneo dos musicais assinados pela Broadway.

Composto por uma nova geração de atores, cantores e bailarinos, a montagem que serviu de modelo para uma geração de artistas prioriza suas características originais, como a irreverência que exalta a fuga do costumeiro, seguindo firme na crítica à tirania do habitual e à redução do indivíduo ao nível da ignorância e do preconceito, evidências vistas no cotidiano atual. Um espetáculo que reflete a realidade social, política e existencial dos tempos modernos.

“O texto mexeu com uma geração e se coloca muito atual. Levamos uma discussão ao mundo e o interessante é rever que as mesmas discussões foram mantidas ao longo das últimas décadas”, destaca Ciro Barcelos.

O espetáculo conta com sua trilha sonora também original, sendo acrescidas algumas canções contemporâneas, como Ira, Titãs e Mamonas Assassinas, além de estilos como o rap e o eletrônico. No elenco, além de Ciro Barcelos, a sensualidade de jovens, que esbanjam vigor físico e aplaudida técnica teatral para vivenciarem suas intepretações “masculinas femininas”.

SOBRE:

HISTÓRIA

Em 1972 nascia, no extinto Teatro Treze de Maio, em São Paulo, o grupo Dzi Croquettes. Ao longo de um ano, homens barbudos mostravam no palco performances femininas. Uma espécie de “era androgênica” que serviu de inspiração a grandes talentos, como Ney Matogrosso, Claudia Raia, Miguel Falabella e Marília Pera, entre outros tantos. Antes da chegada ao tablado, grupo iniciou o espetáculo “Gente Computada Igual a Você”, apresentada na casa noturna Ton Ton.

A equipe criadora do grupo contou com nomes, como o coreografo Lennie Dale, o autor Wagner Ribeiro de Souza e os atores/bailarinos Cláudio Gaya, Cláudio Tovar, Ciro Barcelos, Reginaldo di Poly, Bayard Tonelli, Rogério di Poly, Paulo Bacellar, Benedictus Lacerda, Carlinhos Machado e Eloy Simões. Exilados do País, em meados da década de 1970, pela Ditadura Militar, os Dzi Croquettes se consagraram internacionalmente, especialmente, na cultura parisiense, quando foram amadrinhados por Liza Minelli.

Dzi Croquetes é visto como um divisor de águas na trajetória do teatro e da dança. Ninguém voltou a ser o mesmo após assistir uma, duas ou cem vezes o espetáculo transmite algo que pouco se explica, mas muito se sente.

Com autoria, coreografia e direção geral de Ciro Barcelos, a nova versão do espetáculo “Dzi Croquettes”, teve estreia em 2012, no Rio de Janeiro, onde permaneceu em cartaz por três anos. Em 2015, a montagem fez estreia em São Paulo, no Teatro João Cachoeira, a convite da Secretaria de Cultura por ocasião da Virada Cultural. Em 2016 realizou 13 apresentações no Teatro Augusta, onde manteve temporada até março. Após período de turnê, retorna ao palco paulistano com temporada até 28 de julho.

FICHA TÉCNICA

Realização: Estúdio ARTE-SE

Concepção, Texto e Direção Geral: Ciro Barcelos

Produção Executiva: Alexandre Bissoli

Elenco: Ciro Barcelos, Julio Oliveira, Paulo Victor Gandra, Rogério Nóbrega, Dante Paccola, Filipe Azeredo, William Monteiro, Vittor Fernando e Leandro Naiss.

Assistente de Direção: Radha Barcelos

Direção Musical: Demetrio Gil

Trilha Sonora: Demetrio Gil e Flavio de Lira

Percussão: Vitor de Toledo

Coreografia: Ciro Barcelos e Lennie Dale

Figurinos e Adereços: Claudio Tovar

Cenografia: Pedro Valério

Preparação Vocal: Bruno Santos

Estamparia Capas de Borboletas: Victor Dzenk

Coreógrafos convidados: Eliane Carvalho (Flamenco)

SERVIÇO:

Dzi Croquettes

Local: Teatro Augusta – Sala Paulo Goulart. Rua Augusta, 943; Cerqueira Cesar, São Paulo.

Temporada. 9 de junho, às 21h30 (reestreia). Em cartaz até 28 de julho, sempre às sextas-feiras.

Ingresso: R$ 80,00 e R$ 40,00 (meia entrada: estudante, servidor de escola pública, idosos e pessoas com deficiência)

Duração: 90 minutos

Classificação: 14 anos

Venda de ingressos on-line pelo site www.ingressorápido.com.br ou, diretamente, na bilheteria do Teatro Augusta (de quarta à sexta-feira, das 14h às 21h; sábados das 13h às 23h30 e domingos das 13h às 20h).

Fonte/Foto-reprodução/divulgação: Davi Brandão

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem