ESPECIALISTAS CONFIRMAM PRESENÇA NO 1º FÓRUM NACIONAL DAS RESERVAS PARTICULARES DO PATRIMÔNIO NATURAL (RPPNS)

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) acaba de fechar a programação do 1º Fórum Nacional das Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs), que ocorrerá no próximo dia 29, na sede do Instituto, em Brasília. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas via internet. O ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, e o presidente do ICMBio, Ricardo Soavinski, devem participar da abertura.

O Fórum, que já conta com mais de cem inscritos, reunirá servidores e gestores do ICMBio e de outros órgãos governamentais e não governamentais, especialistas e proprietários de reservas particulares. Clique aqui para ter acesso à programação completa e à ficha de inscrição.

Eles vão discutir instrumentos de apoio a essa categoria de unidade de conservação (UC), cuja criação é de iniciativa dos proprietários de terra. Atualmente, existem, no Brasil mais de 600 RPPNs federais. Leia tudo sobre RPPN e saiba como criar sua reserva.

Três painéis

Especialistas e gestores com larga experiência em gestão e manejo de RPPNs confirmaram presença nos três painéis do Fórum, que terão como moderadores os servidores do ICMBio Bernardo Brito, coordenador de Criação de UCs, e Luciano Souza, consultor ambiental, e Roberta Guagliardi, coordenadora do Programa Estadual de RPPN do Rio de Janeiro.

O primeiro painel reunirá a consultora ambiental Sônia Wiedmann, que falará sobre os benefícios às RPPNs previstos no Projeto de Lei 1.548/2015; a presidente da Confederação Nacional das RPPNs, Maria Cristina Weyland, que fará uma retrospectiva do Movimento RPPNista no Brasil; e mais um um representante da Agência Nacional de Águas (ANA).

No segundo painel, o presidente da BioRede Paraná, Wilson Loureiro, discorrerá sobre ICMS Ecológico como instrumento de apoio às RPPNs; o presidente da Fundação Florestal de São Paulo, Wilson Loureiro, abordará Pagamento de serviços ambientais; e o diretor-executivo da Federação das Reservas Ecológicas Particulares do Estado de São Paulo, Flavio Ojidos, enfocará Recursos Estratégicos e Sustentabilidade Financeira de RPPNs.

O terceiro painel contará com os palestrantes Marion Letícia e Cláudio Henschel, da Fundação Grupo Boticário, que tratarão do tema Valoração de Unidades de Conservação: Benefícios econômicos e sociais gerados pelas RPPNs; e Marcelo Bosco, da Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental, que falará sobre Compensação de Reserva Ambiental em RPPN.

Mais informações:

www.icmbio.gov.br/rppn

rppn.sede@icmbio.gov.br

(61) 2028-9436

Fonte: Divisão de Comunicação Social – DCOM

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem