20 DE JULHO É O DIA DO BISCOITO. VOCÊ SABIA QUE AS REGIÕES NORTE E NORDESTE SÃO LÍDERES NO CONSUMO DESTE ALIMENTO?

Presente em 99,7% dos lares brasileiros, a popularidade deste alimento fez com que ele ganhasse uma data no calendário especialmente em sua homenagem: 20 de julho é o Dia do Biscoito. De acordo com uma pesquisa realizada pela Kantar WorldPanel, encomendada pela Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (ABIMAPI), o Norte e o Nordeste formam a macrorregião que mais compra este tipo de alimento no Brasil. No ano de 2016 o consumo equivaleu a 37,5% do volume total nacional, o que corresponde a mais de 637 mil toneladas.

Em seguida aparecem Leste e interior do Rio de Janeiro (14,5%), Sul (11%), Grande São Paulo (10,5%), interior de São Paulo (10%), Centro-Oeste (8,5%) e, por fim, Grande Rio de Janeiro (8%).

De forma geral, o perfil dos maiores compradores de biscoito é formado por mulheres, de 30 a 39 anos, pertencentes às classes socioeconômicas D/E, residentes nas regiões Norte e Nordeste com companheiro e crianças pequenas em lares de cinco pessoas ou mais. Tal região também é protagonista na compra de biscoitos salgados, uma vez que foram responsáveis por 42,7% do consumo deste tipo no último ano.

Claudio Zanão, presidente-executivo da ABIMAPI, explica que diante da atual conjuntura econômica, a crise não afetou gravemente o segmento. Pelo contrário, os dados refletem o comportamento do consumidor que não retirou da cesta os produtos básicos para o dia a dia. “Acreditamos que, com a retomada de poder de compra, outras categorias, como os cookies, wafers e cobertos, voltem a ganhar destaque e comecem a competir com os tradicionais” diz.

O estudo analisou uma mostra de 11.300 lares que representam um universo de 53 milhões de famílias espalhadas por sete macrorregiões brasileiras. Para acessar informações sobre as demais localidades e respectivos hábitos de consumo, acesse https://www.abimapi.com.br/noticias-detalhe.php?i=MjU3Mw==

Fonte: Assessoria de Imprensa ABIMAPI

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem