ALUNO DE GASTRONOMIA REPRESENTARÁ O BRASIL EM CONGRESSO INTERNACIONAL

Risoto no caldo de tucupi com carré de tambaqui assado na folha da bananeira. Com ingredientes tipicamente amazônicos, o jovem estudante de gastronomia do curso de Educação a Distância (EAD) da Unicesumar, Natalino dos Santos, de 21 anos, representará o Brasil no 1º Congresso Integração Culinária do Vale, que acontecerá em Cochabamba, na Bolívia, entre os dias 7 e 9 de julho.

O evento reunirá importantes nomes da gastronomia de diversos países - Itália, França, Espanha, Coréia, Peru, Estados Unidos, Colômbia e Brasil. Convidado por um dos chefs organizadores do evento, que conheceu seu trabalho por meio das redes sociais, o objetivo do estudante e chef é apresentar a culinária e os ingredientes do norte do Brasil principalmente para os representantes de todo o mundo.

“Sinto-me muito honrado por ter sido escolhido para representar nosso país. É uma grande responsabilidade”, afirma.

Capacitação

Apesar do trabalhar como chef de cozinha em um grande hotel de Rio Branco, Santos sabe que o mercado exige cada vez mais a qualificação dos profissionais e, por isso, decidiu fazer uma graduação. “Aqui no Acre, até pouco tempo, não tínhamos faculdade de gastronomia. Daí chegou a Unicesumar, com o melhor plano de Ensino a Distância em Gastronomia, além dos melhores professores. Foi uma benção”, diz.

Para o coordenador do curso de Gastronomia da EAD Unicesumar, Alexandre Gimenes, “é um orgulho imenso ter um de nossos alunos representando o Brasil em um congresso internacional. A troca de experiências e o contato com outros profissionais da área com certeza colocarão o trabalho dele em evidência”.

O jovem chef conta que não é fácil consolidar o tempo com os estudos. “Mas a plataforma de ensino a distância da Unicesumar é muito interativa. “Eu saio bem cedo para trabalhar e só volto a noite, então levo os livros na bolsa para ler e assisto às vídeos-aula em meu horário de almoço. Com esse método das aulas gravadas, torna-se bem mais fácil o aprendizado”.

Auxiliar de chapa

Aos 21 anos, Santos é o mais jovem chef de cozinha da região norte do Brasil. Começou sua carreira aos 10 anos como auxiliar de chapa em uma lanchonete de Rio Branco. Foi então que se apaixonou pela arte de cozinhar. É autor de duas receitas famosas na região: o pastel de açaí e a pizza de nata. Atualmente, é chef de cozinha de um grande hotel, instrutor culinário e tem um projeto solidário, onde ministra cursos gratuitos para pessoas carentes.

“Comecei aos 7 anos a trabalhar como engraxate. Aos 10, um senhor me deu a oportunidade de ser auxiliar de “chapeiro”. Fui abandonado ainda criança pela minha mãe. Com o tempo, fui me apaixonando pela gastronomia e aos 16 anos me tornei chef de cozinha. Fiz participações em vários programas de TV aqui no Estado e tenho receitas divulgadas em revistas especializadas. Nos cursos gratuitos ensino as pessoas a abrir seu próprio negócio como comida é assim sair da miséria”, conta Natalino dos Santos.

Cuidado com o ensino

Reconhecida nacionalmente por sua qualidade educacional, a Unicesumar está entre 4% das melhores instituições do Brasil. Na última avaliação do MEC, a Unicesumar manteve IGC 4 (Índice Geral de Cursos), resultado conquistado por seis anos consecutivos. A Unicesumar está também entre os 10 maiores grupos educacionais do Brasil, com mais de 80 mil alunos. Mais de 80% dos professores são mestres ou doutores e o Centro Universitário possui ainda parceria com mais de 200 instituições internacionais. Atualmente possui 130 polos de EAD, com presença em todos os Estados brasileiros, além do Distrito Federal. O objetivo é chegar em 2018 com 500 polos de EAD.

Foto: Reprodução/divulgação.

Fonte: Maria Luiza Campos - NQM Comunicação



Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem