SHOPPING CRYSTAL APRESENTA A MOSTRA FOTOGRÁFICA “OS OLHOS DE BERGMAN” COM TRABALHOS DA FOTÓGRAFA TÂNIA BUCHMANN ATÉ O DIA 18 DE JULHO

Aclamado pela crítica e responsável por influenciar gerações, o cineasta sueco Ernst Ingmar Bergman gravou seu nome na história da humanidade. Responsável por obras como Persona, O Sétimo Selo, Gritos e Sussurros, Fanny e Alexander e Cenas de um Casamento, Bergman ousava com temas pesados e com grande apelo psicológico. Do fascínio pelo trabalho do sueco surgiu a exposição fotográfica “Os Olhos de Bergman”, da curitibana Tânia Buchmann”, que revela a paixão do cineasta sueco Ingmar Bergman pelos big-closes.

A mostra, que acaba de entrar em cartaz no Shopping Crystal, em Curitiba, é composta por 21 imagens. O trabalho é fruto de um estudo que envolveu quase 30 filmes dirigidos por Bergman e reúne fotos de grandes nomes do cinema mundial, entre eles a atriz Signe Hasso, estrela do filme Isso Não Pode Acontecer Aqui, de 1950. A fotógrafa Tânia Buchmann, que supervisiona os cursos de Fotografia e Artes Visuais do Centro Europeu, fez um recorte nos olhares dos personagens para enfatizar as expressões nas cenas, criando assim sob a modalidade “fair use”, transformando totalmente a obra existente numa nova obra, por meio de uma visão diferenciada onde os recortes fotográficos prevalecem como uma grande homenagem, a qual tudo se resume ao estado da arte.

“Com este trabalho consegui registrar minha paixão pelas obras do grande Ingmar Bergman. Inicialmente, a ideia era utilizar uma imagem de cada filme, mas em alguns encontrei mais de uma cena original onde enquadrei as imagens a partir do meu olhar Além de retratar o incrível trabalho do cineasta sueco, a mostra abre as comemorações do centenário de Bergman (falecido em 2007), que será comemorado em julho de 2018”, detalha Tânia.

A exposição “Os Olhos de Bergman” ficará em cartaz no Espaço Itaú Cultural do Shopping Crystal (Rua Comendador Araújo, 731 - Batel) até o dia 18 de julho. Os trabalhos podem ser visitados de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos, das 14h às 20h. Mais informações nos sites www.shoppingcrystal.com.br e www.centroeuropeu.com.br 

Fonte: Augusto Tortato - P+G Comunicação Integrada





Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem