30º EDIÇÃO DO MERCADO BUENOS ARTES NA VIRADA SUSTENTÁVEL

Com proposta itinerante, o Mercado Buenos Artes se firma na agenda cultural da cidade passeando por diferentes regiões da capital paulistana. Com curadoria de Mari Pini, realizadora cultural e pesquisadora do design público, a 30ª edição do MBA acontece na Praça Horácio Sabino, na Vila Madalena, durante a Virada Sustentável.

O MBA é resultado de uma nova postura frente ao desenraizamento do Parque Buenos Aires, onde ocupou originalmente. Neste novo formato a idéia é se deslocar, transitar pelos espaços livres públicos da cidade, não ter o compromisso de ficar neste ou em outro lugar e sim em espaços significativos por diferentes regiões da cidade.

Incentivar o design brasileiro, o feito a mão, estimular o consumo responsável e a compra de pequenos produtores são premissas que fizeram surgir o Mercado Buenos Artes. O resultado é uma seleção de marcas que apresentam suas criações em produtos como em moda com Casa Cléo e So Last Seasons, acessórios com Sandra Fukelman, Cajuína e Piracaianas, beleza e bem-estar com Sal do Beija Flor e Sabom do Bom, decoração com Fontoura e Khiel, Hands Decoração e Ogura, infantil com Lolô e Linha Fantasias, além de alimentos e bebidas artesanais com La Mitad e Apiário Lenk, dentre outros produtos.

Dando sequência a nova temporada do evento o Mercado, que acontecerá no sábado 26 de agosto integrando a programação da Virada Sustentável, trará expositores que reúnem em sua cadeia produtiva, materiais, recursos e processos que integram os preceitos da sustentabilidade.

“As feiras e mercado são importantes para a cidade. Além de trabalhar o empreendedorismo dos designers e artesãos, potencializa a economia em rede, estreita o contato com clientes e valoriza os espaços públicos”, afirma a curadora.

A cada edição um novo espaço público e temática social, ambiental ou cultural são escolhidos. A Praça Horácio Sabino - recém revitalizada por moradores, que conta com uma nova infra-estrutura - foi escolhida pela organização com o intuito de agregar ao equipamento público funcionalidade e proporcionar na região o encontro dos pequenos produtores e as atividades culturais que integrarão a Virada.

Além de músicos que se apresentam com pocket shows com intuito de criar ambientação, celebração do convívio social e da ocupação criativa do espaço público, oficinas culturais e manuais também farão parte da programação.

Saiba mais sobre o MBA:

MBA - Mercado Buenos Artes é um evento periódico com o propósito de valorizar os espaços livres públicos, incentivando a economia criativa, promovendo pequenos produtores e o mercado justo de design, produtos sustentáveis, moda, gastronomia e música, para o convívio dos usuários locais, moradores, cidadãos, turistas, público em geral gerando trocas e experiências.

O MBA nasceu no Parque Buenos Aires, em junho de 2016, organizado por Mari Pini, período em que a realizadora cultural integrava o Conselho Gestor, com o intuito gerar benefícios ao Parque, oferecer contrapartidas, ser agente e doador. Em um ano foram produzidas 30 edições, representando uma média de dois eventos por mês.

Desde junho deste ano, o MBA não mais ocupou a entrada do Parque por ordem da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente. Não demorou para que moradores de Higienópolis e frequentadores do Parque organizassem uma petição pela regularização do Mercado no local. A iniciativa contou com mais de 1500 assinaturas e trouxe nomes como Paulo Mendes da Rocha, Luis Nassif, Luís Fernando Veríssimo e Costanza Pascolato.

A ação demonstrou o quanto o MBA sensibilizou a comunidade e transformou o cotidiano do bairro Higienópolis, com sua festividade, cultura e economia criativa.

Buscando novos desafios, estamos nos transferindo para outras praças e adquirindo um caráter itinerante. Selecionamos a Praça Villaboim para a retomada do evento em agosto, o evento foi um sucesso e agora iremos levar o Mercado para outras freguesias e regiões”, ressalta Mari Pini.

Serviço:

30º edição do Mercado Buenos Artes na Virada Sustentável – Praça Horácio Sabino

26 de agosto, das 11h às 19 horas.

Praça Horácio Sabino, s/nº – Vila Madalena

*Evento gratuito

*Não conta com estacionamento no local. O evento sugere a utilização de transporte público. Venha a pé ou de bike.

*Em caso de chuva o evento poderá ser cancelado

*Próximo as estações de metrô Vila Madalena e Sumaré.

www.facebook.com/mercadobuenosartes/

@mercadobuenosartes

www.instagram.com/mercadobuenosartes/

#mercadobuenosartes

Legenda: Produto La Mitad – Foto – crédito: Tais Aquino

Fonte: Assessoria de Imprensa Mercado Buenos Artes.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem