Com a visão de construir a base
para o desenvolvimento de negócios de impacto social que atuam com mobilidade,
a Artemisia e o Ford Fund, braço filantrópico da Ford, vão selecionar e apoiar
empreendedores com startups focadas na temática. O Ford Fund Lab:
Inovação e Mobilidade está com as inscrições abertas até 17 de
setembro; mais informações e inscrições: www.artemisia.org.br/fordfundlab
O objetivo do programa é
fortalecer uma nova geração de negócios de impacto social no setor de
mobilidade. Para isso, as organizações irão identificar e selecionar startups
de todo o Brasil, em estágio de validação de produto/serviço – com protótipo
desenvolvido e possivelmente já em primeiras vendas – que apresentem soluções
inovadoras focadas em mobilidade e com potencial de gerar alto impacto social
para milhares de pessoas da baixa renda.
O processo de aceleração de
curto prazo – cinco semanas – tem como base a metodologia exclusiva da
Artemisia, pioneira no fomento de negócios de impacto social no Brasil. O
programa conta com dois workshops presenciais e webinares temáticos.
Os inscritos passarão por um processo de seleção com três fases eliminatórias:
análise das informações preenchidas no formulário de inscrição; entrevista com
negócios mais alinhados; e seleção final pelo comitê.
Até 20 startups serão
selecionadas e terão acesso a ferramentas inovadoras, conteúdos exclusivos,
conexão com outros empreendedores do setor e mentorias com especialistas de
negócio, impacto social e mobilidade – que apoiarão a formatação de modelo de
negócio e o refinamento do impacto social que as soluções têm potencial de gerar.
Todo o programa foi elaborado para que os empreendedores possam ter maior
clareza sobre os próximos passos de seu negócio, para que avancem no
desenvolvimento de sua solução e estejam mais preparados para crescer e
impactar positivamente a sociedade dentro do setor atuante.
Ao final do programa, serão
escolhidos até 3 negócios que se destacarem ao longo do processo que poderão
receber um investimento inicial doado pela Ford Fund e mentorias pós-programa,
com o intuito de potencializar o desenvolvimento de seus negócios.
Potenciais soluções
São elegíveis negócios de todo o
Brasil que apresentem soluções focadas em mobilidade com potencial impacto
social positivo para população de menor renda. Além disso, o uso de fontes de
energia limpa e sustentável e/ou contribuição para a redução de impactos
ambientais negativos serão quesitos levados em consideração na análise das
organizações. A busca recai por soluções que aumentem a disponibilidade e a
diversidade dos meios de transporte; otimizem o deslocamento ao aumentar a
previsibilidade, agilidade, qualidade e/ou reduzem custos e distâncias;
viabilizem o acesso a mercados e/ou reduzem custos de logística de
empreendedores e produtores de menor renda; aumentem a segurança,
acessibilidade e autonomia e reduzem vulnerabilidades no deslocamento;
facilitem o deslocamento para conectar pessoas a produtos e serviços básicos
(saúde, educação); e possibilitem adequações ao espaço público para aprimorar a
mobilidade, tornando as cidades mais eficientes e fortalecendo a cidadania.
Análise setorial
A parceria prevê ainda o
desenvolvimento de uma Tese de Impacto Social em Mobilidade, uma
análise que reunirá informações relevantes sobre os desafios reais enfrentados
pela população de baixa renda e levantará as oportunidades de negócios que
atendam a esses desafios, com potencial para crescer e impactar milhões de
pessoas. O mapeamento tem previsão de lançamento para novembro deste ano.
“Garantir mobilidade é garantir
o acesso a direitos básicos e promover uma sociedade mais saudável e autônoma.
A aliança estratégica entre a Artemisia e o Ford Fund tem o objetivo de
desenvolver e fortalecer uma nova geração de negócios de impacto social com
soluções inovadoras em mobilidade – tema que é transversal a outros setores
estruturantes para o desenvolvimento da população de baixa renda”, explica
Maure Pessanha, diretora-executiva da Artemisia.
Negócios de impacto social são
empresas que oferecem, de forma intencional, soluções para problemas sociais da
população de baixa renda. De acordo com a Artemisia, as principais
características desse tipo de negócio são: foco na base da pirâmide (desenhados
de acordo com as necessidades e características da população de baixa renda);
intencionalidade (que possuem a missão explícita de causar impacto social e são
geridos por empreendedores éticos e responsáveis); potencial de escala (podem
ampliar o alcance por meio da expansão do próprio negócio); rentabilidade
(possuem um modelo robusto que garante a rentabilidade sem depender de doações
ou subsídios); impacto social relacionado à atividade principal (o produto ou
serviço gera diretamente impacto social); e distribuição ou não de dividendos a
acionistas.
FORD BRASIL
A Ford Motor Company está
estabelecida no Brasil desde 1919, onde mantém as marcas automotivas Ford, Ford
Caminhões e Troller e uma estrutura de 11.500 empregados e quatro fábricas,
além do Campo de Provas de Tatuí. Para mais informações sobre os produtos da
Ford, acesse http://www.ford.com.br
SOBRE O FORD MOTOR COMPANY
FUND AND COMMUNITY SERVICES
O Ford Motor Company Fund and
Community Services trabalha com parceiros comunitários e globais para promover
a segurança no trânsito, a educação e a vida em comunidade. O Ford Motor
Company Fund tem atuado por mais de 67 anos com recursos da Ford Motor Company.
Ford Driving Skills for Life é um treinamento prático, gratuito e interativo
focado no desenvolvimento de habilidades e técnicas de direção, que também
aborda as consequências da inexperiência e distração ao volante. A educação e
inovação são encorajadas por meio do Ford Blue Oval Scholars, Ford Driving
Dreams, Ford Next Generation Learning e outros programas inovadores que apoiam
estudantes do Ensino Médio e concedem bolsas para universitários. O Ford
Volunteer Corps recruta mais de 30.000 empregados e aposentados da Ford a cada
ano para trabalharem em projetos locais que fortalecem suas comunidades e
melhoram a vida das pessoas em mais de 40 países ao redor do mundo. Para obter
mais informações, visite http://community.ford.com
ARTEMISIA
A Artemisia é uma organização
sem fins lucrativos, pioneira na disseminação e no fomento de negócios de
impacto social no Brasil. A missão da organização é inspirar, capacitar e
potencializar talentos e empreendedores para criar uma nova geração de negócios
que rompam com os padrões precedentes e (re)signifiquem o verdadeiro papel que
os negócios podem ter na construção de um país com iguais oportunidades para
todos. Fundada em 2004 pela Potencia Ventures, a Artemisia é signatária do
Pacto Global das Nações Unidas; possui atuação nacional e escritório em São
Paulo.
A Artemisia foi a primeira
organização do Brasil a fazer parte da Omidyar Foundation, a mais respeitada
organização no setor de investimento de impacto, fundada por Pierre Omidyar,
empreendedor do Ebay. Recentemente, a Artemisia também foi anunciada como uma
das cinco organizações selecionadas, entre 115 de toda a América Latina, pelo
edital da Rockefeller Foundation, Avina, Avina Americas e Omidyar. www.artemisia.org.br
Fonte: Assessoria de imprensa
Postar um comentário