DIRETORA ARTÍSTICA NELMA DARZI FALA SOBRE A IMPORTÂNCIA DOS ALONGAMENTOS NA DANÇA

Apesar de nem sempre ser a parte mais divertida das aulas de dança, os alongamentos são exercícios essenciais que buscam preservar a saúde dos bailarinos, deixando os músculos mais flexíveis e despertando o corpo para o movimento.

Segundo Nelma Darzi, diretora artística da escola de dança Petite Danse, é por este motivo que as aulas de dança precisam começar com alongamentos. “Antes de dançar, os alongamentos servem como aquecimento e tornam o corpo mais flexível. Depois da dança, esses mesmos exercícios ajudam a relaxar e prevenir dores musculares”.

Ela ainda destaca que, no caso dos bailarinos, o alongamento contribui para o alinhamento da postura, que é bem importante para o equilíbrio do corpo durante a dança. “O alongamento também ajuda a impulsionar o rendimento e ajuda a prevenir lesões, que é a principal causa de afastamento dos bailarinos”.

Os alongamentos trabalham o corpo todo, fortalecendo-o para as atividades que vem a seguir. Dessa forma, estiramentos musculares, torções e outros tipos de acidente são evitados, promovendo mais saúde e bem-estar entre os bailarinos. Mas a diretora lembra que os alongamentos não devem ser feitos sem supervisão.

“Só porque são exercícios leves e de baixo impacto, muita gente acaba praticando em casa. Mas quando os alongamentos são executados de forma errada, podem causar problemas musculares ou até agravar lesões preexistentes. Cada pessoa pode precisar de um tipo de alongamento diferente, por isso é sempre importante consultar um professor de educação física”.

Nelma ainda comenta que praticar alongamentos é bom em qualquer idade, mesmo que a pessoa não dance. “Os alongamentos são atividades de baixo impacto e não prejudicam nervos e articulações, sendo uma ótima atividade até quem está há muito tempo sem se exercitar. Pessoas que querem se livrar do sedentarismo podem iniciar uma atividade física com uma série de alongamentos supervisionados”, finaliza.

Acesse: https://www.petitedanse.com.br/importancia-da-pratica-do-alongamento/

Fonte/Foto-reprodução/divulgação: Assessoria de Imprensa

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem