FÁTIMA RENDAS: QUATRO GERAÇÕES DE MULHERES PROPAGANDO ARTE

Contar uma história de mais de quatro gerações não é simples. É como tentar reunir vidas em linhas e páginas de um único livro, praticamente impossível. Agora, imagina contar a história da arte da renda renascença apenas com desenhos riscados, sem molde algum, produzindo peças lindas e sofisticadas com linha e agulha? É assim que a Fátima Rendas, marca de moda conceitual e artística da renda renascença, vem fazendo há muitas décadas.

A arte da renda renascença teve origem no século XVI na Europa, por isso o nome de renascença. Chegando ao Brasil com os europeus, a arte foi ensinada em Pernambuco nos conventos e colégios internos. Apoiadas no mais profundo grau de sofisticação, a simplicidade, as mulheres da família Xavier Mergulhão, começando pela matriarca Marieta Monteiro Xavier, condecorada como a primeira mestra da arte renascença no mundo, rompem gerações para propagar essa arte. E foi Dona Marieta, como é carinhosamente conhecida na cidade de Pesqueira (PE), quem passou para as mãos da filha, Fátima Xavier Mergulhão, a precisão do desenho e do ponto da renda.

Presente em cada detalhe de cada ponto, a delicadeza do trabalho manual, artesanal e artístico é realizado por cerca de 500 rendeiras que foram a equipe juntamente do Dona Marieta, Fátima e filhas, Ana Cláudia e Patrícia. Tanto zelo é refletido em cada peça, que pode demorar meses e até anos para serem confeccionadas. Com uma produção sólida e perfeccionista, Fátima consolidou uma rede de lojas pelo Brasil. Sua matriz fica localizada na Casa da Cultura, em Recife (PE) e as outras quatro filiais ficam no Aeroporto Internacional de Guararapes (Recife/PE), Aeroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães (Salvador/BA), Aeroporto Internacional de Congonhas (São Paulo/SP), e no bairro de Moema, em São Paulo, onde fica a Maison Fátima Rendas.

O ateliê já se tornou parte da identidade cultural de uma arte secular. É considerado um laboratório onde muitos pontos novos foram pesquisados, desenvolvidos e restaurados. Os traços são marcantes, os pontos exclusivos e delicados, formando linhas e desenhos. Tradicionalmente, Fátima Rendas utilizava no início apenas a cor branca, mas passou a ser elaborada também em outras cores. Cada rendeira cuida de um ponto especificamente e todas juntas constroem a arte. Diversas são as mãos que fazem caminhar com dedicação, habilidade e muito carinho cada peça artesanal que se torna única.

"Viver da arte é uma audácia que exige fé para enfrentarmos os mais difíceis desafios. Transformar um movimento cultural em uma peça de moda que ganha passarelas e traz em sua essência a arte só é possível com muito carinho, dedicação e amor. Essas são nossas raízes, nosso berço, o retrato da cultura popular pernambucana", explica Fátima.

É a quarta geração da família cuidando diretamente de todo o processo de criação de cada peça.

Hoje a Fátima Rendas é uma marca conhecida em todo o Brasil e também no exterior. As peças são exportadas para países da Europa, Estados Unidos e Japão. Por ser conhecida como arte já tiveram destaques em diversas exposições nacionais e internacionais fazendo até mesmo parte do acervo de peças premiadas pela UNESCO e na Santa Sé (Vaticano).

São peças de moda casa com toalhas, centro de mesa, guardanapos. Noiva e festa, com vestidos e véus. Moda feminina casual que possui vestidos, macacões, calças, regatas, camisa social, blusas, casacos e saias. Moda infantil que vai do sapatinho até a tiara e chapéu, tudo com aplicações elegantes da renda renascença. Moda masculina com renda e linho (o principal tecido da Fátima Rendas), que trazem camisas e calças muito sofisticadas.

SERVIÇO

Fátima Rendas - Maison - São Paulo

Rua Inhambu, 446, Moema

São Paulo/SP

Informações e contato: (11) 2365-0810

Funcionamento:

Segunda a sexta-feira das 10h às 19h

Sábado das 10h às 16h

Fátima Rendas - Aeroporto - São Paulo

Av. Washington Luis, São Paulo

São Paulo/SP

Informações e contato: (11) 5090-9312

Funcionamento:

Segunda a sexta-feira das 6h às 22h

Fátima Rendas - Casa de Cultura - Recife

Rua Floriano Peixoto, Raio Leste, São José - Loja 104

Recife/PE

Informações e contato: (81) 3342-4140

Funcionamento:

Segunda a Sábado das 9h às 17h

Fátima Rendas - Aeroporto - Recife

Praça Ministro Salgado Filho, Imbiribeira - Loja 109A

Recife/PE

Informações e contato: (81) 3322-4084

Funcionamento:

Segunda a Sábado das 6h às 22h

Fátima Rendas - Aeroporto - Salvador

Praça Gogo Coutinho, São Cristóvão

Salvador/BA

Informações e contato: (71) 3204-1576

Funcionamento:

Segunda a Sábado das 6h às 22h

Fonte/Foto-reprodução/divulgação: Assessoria de Imprensa.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem