ENREDO DE WALCYR CARRASCO APRESENTA OS BASTIDORES DE UMA PRODUÇÃO TELEVISIVA

Grandes nomes da literatura brasileira já tiveram suas obras adaptadas para novelas ou minisséries. E quem sempre teve curiosidade de saber como são os bastidores dessas produções de televisão, poderá conhecer um pouco dessa rotina, pelo reconhecido autor de teledramaturgias, Walcyr Carrasco, em Amor Proibido – Iracema, Paixão e TV. Na nova edição pela Editora Moderna, o escritor traz um pouco da sua realidade por meio da história de Adamo, um jovem apaixonado pela escrita, que tem fascínio pelo universo por trás da telinha e sonha em ser um autor de novelas reconhecido.

Vendedor de camisetas, o rapaz vê uma chance de realizar seu grande sonho, quando um renomeado diretor de televisão, Carlos Canteiro, aparece em sua loja. Com uma proposta de adaptar o clássico da literatura brasileira de José de Alencar, Iracema, para uma minissérie, Adamo consegue convencer o especialista a produzir a sua ideia. Agora, o jovem escritor tem a missão de elaborar um texto para uma produção que será assistida por milhões de pessoas.

Contudo, diferente do que havia imaginado, a linguagem comercial da televisão não se assemelha em nada com o estilo rebuscado da literatura brasileira de José de Alencar. Assim, Adamo, mesmo a contragosto, precisa fazer várias alterações no seu texto para que se adapte a essa nova realidade. Enquanto tudo isso ocorre, o protagonista ainda terá que lidar com um amor proibido.

Assim como a prosa poética de Alencar, onde a índia Iracema acaba se apaixonando pelo colonizador português Martim, Adamo sente seu coração bater mais forte quando conhece a atriz que interpretará a protagonista de sua obra na tela, Joana Smith. Mas, a mãe da jovem tem outros sonhos para sua filha: ser uma famosa modelo de passarela casada com um rico empresário.

Unindo o universo da dramaturgia televisiva e a literatura, Walcyr Carrasco traz a narrativa romântica do clássico a uma obra mais leve e moderna, que também conta uma história de amor impossível. O título é uma nova edição de Iracema em Cena, publicado anteriormente pelo autor. Além disso, o novo projeto editorial está recheado de gravuras contemporâneas da ilustradora Psonha Camacho.

SOBRE

O AUTOR

Walcyr Carrasco nasceu em 1951 em Bernardino de Campos, SP. Escritor, cronista, dramaturgo e roteirista, com diversos trabalhos premiados, formou-se na Escola de Comunicação e Artes de São Paulo. Por muitos anos trabalhou como jornalista nos maiores veículos de comunicação de São Paulo, ao mesmo tempo que iniciava sua carreira de escritor na revista Recreio. Deste então, escreveu diversas novelas, peças de teatro e publicou mais de trinta livros infantojuvenis, tendo recebido por suas obras muitos prêmios ao longo da carreira.

A MODERNA

A Moderna na área de Literatura desenvolve projetos para que o aluno-leitor – desde a Educação Infantil até o Ensino Médio – ative sua capacidade de compreender, analisar e refletir sobre os conteúdos estudados. Com obras de ficção, não ficção e arte, o selo disponibiliza recursos para que o professor tenha a sua disposição todas as oportunidades de ensino, tais como: um plano leitor, apresentando os níveis de dificuldade de cada livro; um projeto de leitura, sugerindo atividades criadas por especialistas; e uma assessoria pedagógica específica para a necessidade da escola. Sempre em busca de novos caminhos para a excelência de suas publicações, a Moderna Literatura, numa iniciativa inédita no mercado editorial brasileiro, trouxe, com exclusividade para seu catálogo, todas as obras do renomado autor Pedro Bandeira, criando assim um momento importante para a literatura brasileira infantil e juvenil. O sucesso desta ação foi repetido com a escritora e ilustradora Eva Furnari e com o autor Walcyr Carrasco, cronista, dramaturgo, roteirista, tradutor e adaptador de clássicos da literatura.

Fonte: Assessoria de Imprensa


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem