JOVENS DE TRÊS COMUNIDADES DO RIO APRESENTAM DOCUMENTÁRIOS DO CINEMANEIRO

“Gente”, “Existe Vida?” e “Lixo Meu”. Esses são os títulos dos três documentários do projeto Cinemaneiro DOC II, patrocinado pela LAMSA, concessionária que administra a Linha Amarela, que serão exibidos na terça, 31, em sessão especial do encerramento do ciclo de 2017, no Tempo Glauber, em Botafogo. Os filmes foram produzidos por mais de 50 alunos da Maré, Cidade de Deus e Comunidade Agrícola de Higienópolis durante as oficinas de audiovisual do Projeto. Abordam questões relevantes como o relacionamento de moradores de rua com suas famílias, a poluição do Rio Grande e a importância do Parque Estadual da Pedra Branca para o equilíbrio hídrico e climático no Rio de Janeiro, e também a produção imprudente de lixo e maneiras de conscientizar a população. Além da exibição para os alunos e suas famílias, o evento conta também com apresentação de tambores do músico Guilherme Hadassa.

O Projeto existe desde 2002 e, ao longo dos 15 anos, mais de 50 curtas-metragens já foram produzidos por jovens e adultos dessas comunidades. As oficinas duram aproximadamente dois meses e ensinam técnicas e processos para a realização de documentários, com aulas práticas e teóricas de linguagem cinematográfica, câmera, som, edição e produção. Em 2018 começa nova turma.

O Cinemaneiro é realizado pela Associação Cidadela – Arte, Cultura e Cidadania e patrocinado pela Prefeitura do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura e pela LAMSA, através de Lei Municipal de Incentivo, e conta com o apoio do Instituto Invepar e da Pastoral do Menor.

Os documentários podem ser assistidos nos links abaixo:

“Gente”: www.youtube.com/watch?v=AeKXSH-6j3k

“Existe Vida?”: www.youtube.com/watch?v=h1yCqmvK3yM

“Lixo Meu”: www.youtube.com/watch?v=On1SHXW9LGo&feature=youtu.be

SOBRE

A LAMSA

A LAMSA é a concessionária do Grupo Invepar que administra a Linha Amarela, uma das mais importantes vias expressas da cidade do Rio de Janeiro. Os 17,4km de extensão da via expressa ligam bairros e encurtam distâncias, revitalizando grande parte da Zona Norte da cidade, com a chegada de diversos empreendimentos comerciais e residenciais à região.

INSTITUTO INVEPAR

O Instituto Invepar, criado em 2000, tem a missão de mobilizar e apoiar as iniciativas de responsabilidade social do grupo Invepar, articulando as ações e potencializando os resultados dos investimentos sociais. A atuação do Instituto privilegia três áreas temáticas: Educação, Meio Ambiente e Esporte/Cultura, consideradas fundamentais para o desenvolvimento e valorização dos territórios de influência. Em 2016 foram apoiados 58 projetos socioambientais, 10 municípios, 80 comunidades e mais de 70 mil beneficiários.

SERVIÇO

PROJETO CINEMANEIRO 2017

Mais informações:

https://www.facebook.com/Cinemaneiro

Telefone: (21)2225-7568

Fonte: Assessoria de Imprensa

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem