NA CAPITAL FEDERAL O V ENTEC - ENCONTRO NACIONAL DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO E CULTURA REALIZADO PELA CNTEEC COMEÇA NESTA QUARTA-FEIRA


Na Capital Federal o V ENTEC, Encontro Nacional dos Trabalhadores em Educação e Cultura, realizado pela CNTEEC, na Sede da CNTEEC, começa nesta quarta-feira (18), com o tema; Desmonte Sindical, Reformas, Crise Social E Moral; CNTEEC Em Busca De Novos Caminhos.

SOBRE

APRESENTAÇÃO:

Na atual conjuntura mundial e brasileira, as transformações económicas propiciadas no movimento de globalização económica, tem provocado mudanças nas relações sociais e do trabalho. A estrutura societal no capitalismo vive um contexto de crise política, económica e institucional, fruto de um drástico desmantelamento do sistema de proteção social em todos os países.

0 Estado de Bem-Estar Social está em franca reformulação, as políticas públicas que garantiam um mínimo de proteção social para a classe trabalhadora, sente os impactos do desmantelamento dos regimes de proteção no Estado Capitalista. Todos os cidadãos passaram a conviver com o fantasma do desemprego estrutural, da redução de políticas de seguridade social das reformas trabalhistas que alteram o pacto social da modernidade, assim como, reformas previdenciárias que impedem a manutenção dos aposentados/inativos/pensionistas, em detrimento, o envelhecimento da população.

Nesta conjuntura de crise, o movimento sindical que traz em seu legado histórico, a conquista de direitos trabalhistas e sociais, é atacado por agendas de reformas estruturais regressivas, que retiram direitos que elevaram a qualidade de vida dos trabalhadores com uma redistribuição da riqueza social.

Os efeitos das reformas neoliberais resultam em crescente precarização dos trabalhadores, queda na capacidade de mobilização coletiva e alienação no mundo do trabalho, estratégias defensivas que silenciam os sindicatos e seus representantes.

No Brasil, o cenário devastador da maior crise económica da história recente, elevou o desemprego, com consequente crise social, e, a coalizão do Governo Michel Temer tratou de implementar uma agenda que desmantela o sistema de proteção social implementado na Constituição de 1988.

A Reforma Trabalhista aprovada, e, a proposta de Reforma Previdência agravarão o caos social com a redução do sistema de seguridade social. A Constituição de 1988 foi destroçada por aliança política conservadora. Por outro lado, o governo ampliou o ataque ao movimento sindical, garantindo os interesses do empresariado e sistema financeiro nacional/internacional nas reformas pró-mercado. A modernização conservadora com supressão de direitos sociais e trabalhistas está em curso.

Neste grave momento para o movimento sindical, os Sindicatos, Federações e Confederações deverão buscar novos caminhos para a resistência e enfrentamento no desmantelamento do Sistema de Seguridade Social e representação junto aos trabalhadores.

A CNTEEC pretende buscar no V ENTEC alternativas de resistência e meios de enfrentamento no campo político, jurídico, económico e social, garantindo os direitos sociais e trabalhistas que historicamente foram construídos na luta e protagonismo do Movimento Sindical. 

Objetivos Gerais:

1. Descrever o cenário prospectivo da agenda de modernização conservadora do Governo Temer e impacto futuro para relações sociais trabalhistas;

2. Analisar as alternativas políticas, jurídicas e económicas para o movimento sindical frente a implantação da Lei 13.467/2017 (Reforma Trabalhista);

3. Apontar novos caminhos para representação do Movimento Sindical na conjuntura de desmonte do Sistema de Seguridade Social.

Objetivos Específicos:

1. Apresentar novas formas de relacionamento entre trabalhadores e movimento sindical, destacando o papel histórico do Movimento Sindical na construção da cidadania moderna;

2. Destacar formas de movimento em rede, com destaque para modernas estratégias de comunicação (mídias sociais), criando espaços de divulgação alternativos para enfrentamento e resistência no sindicalismo nacional;

3. Buscar novos caminhos para o problema da mobilização subjetiva e cooperação do sistema confederativo, federativo e sindicatos no Brasil.

O V ENTEC - Encontro Nacional dos Trabalhadores em Educação e Cultura acontece nos dias 18,19 e 20 de outubro de 2017, na sede da CNTEEC em Brasília – DF.

Conheça a PROGRAMAÇÃO DO EVENTO http://cnteec.org.br/new/wp-content/uploads/2017/10/5entec_folder_programacao.pdf



Fonte: CNTEEC.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem