GUTO REQUENA MINISTRA PALESTRA DURANTE O WHAT DESIGN CAN DO SÃO PAULO - WDCD SP


O arquiteto e designer Guto Requena, um dos expoentes do design nacional, participa da terceira edição do What Design Can Do São Paulo – WDCD SP, que acontece nos dias 22 e 23 de novembro na FAAP em São Paulo. A edição internacional do evento reúne grandes nomes da arquitetura, design e criatividade para discutir a questão mais relevante da atualidade: as mudanças climáticas. Em paralelo, a Violência contra a Mulher segue sendo tema de pesquisa do evento.

Em sua palestra, Guto retrata projetos de arte pública e seu potencial de chamar atenção para as questões da cidade, como exemplo, o projeto Light Creature, do edifício restaurado do Hotel WZ, em São Paulo, cuja fachada é possível enxergar e sentir a poluição sonora e do ar da metrópole brasileira. O prédio foi envolvido em sensores que medem constantemente a emissão de som e poluição dos veículos. Essa informação é traduzida e projetada em faixas de LED na fachada. O movimento das luzes representa o nível de ruído, enquanto que a cor das faixas indica a qualidade do ar.

"Nosso desejo é experimentar as novas tecnologias de maneiras mais orgânicas e humanas", afirma Guto. "Acredito que é a nossa última chance de usar toda a tecnologia que temos a nosso dispor para construir uma sociedade melhor."

Além do circuito de palestras, o WDCD SP irá apresentar pela primeira vez a grande final do Climate Action Challenge, que convocou designers e criativos de diversas disciplinas a enviar suas propostas inovadoras para lidar com os impactos das mudanças climáticas. O júri internacional irá anunciar os vencedores no Teatro FAAP dia 22 de novembro. Entre os membros da comissão estão Patricia Espinosa (Secretária Executiva da UNFCCC) e Nicole Oliveira (Diretora da 350.org na América Latina), que também participarão da conferência.
Sobre

Guto Requena

Nascido em Sorocaba, interior de São Paulo, Guto Requena graduou-se em Arquitetura e Urbanismo em 2003 pela USP. Durante nove anos foi pesquisador do NOMADS USP - Centro de Estudos de Habitares Interativos da Universidade de São Paulo. Em 2007 obteve o seu mestrado na mesma Universidade.

Guto recebeu prêmios e tem ministrado palestras em diferentes cidades pelo mundo, como Nova York, Milão, Beirute, Paris, Istambul, Moscou e Dubai. Em 2012 Guto foi selecionado pela Google para projetar seu escritório brasileiro. Em 2013 foi a vez do Walmart o convidar para desenhar sua sede, vencendo o prêmio internacional "Building of the Year" pelo Archdaily na categoria "Arquitetura de Interiores".

Guto foi colunista do jornal A Folha de São Paulo, onde escrevia sobre design, arquitetura e urbanismo, além de colaborar escrevendo para diversas revistas. Em 2011 Guto criou, escreveu e roteirizou o programa de TV "Nos Trinques" para o GNT e desenvolve séries de design para TV, internet e cinema.

What Design Can Do

O What Design Can Do (WDCD) surge em 2011 como uma plataforma para mostrar o design como um catalisador de mudanças e como uma maneira de abordar as questões societárias do nosso tempo. Essa história é contada através de uma conferência anual em Amsterdam e conferências adicionais em outras partes do mundo, como o prêmio Design Can Do Challenge, bem como outras publicações e o blog da WDCD.

Todas as iniciativas têm o objetivo de apresentar melhores práticas e visões, provocar discussões e facilitar um intercâmbio frutífero entre disciplinas. Por quê? Para demonstrar o poder do design; para mostrar que pode fazer mais do que tornar as coisas bonitas. Para incentivar os designers a assumirem responsabilidades e contribuir para a sociedade.

Em 2017 e 2018, a WDCD concentra sua atenção nas mudanças climáticas, definitivamente a questão mais urgente que a humanidade enfrenta agora. A WDCD desafia a comunidade criativa a contribuir para a solução da sua própria capacidade. "Os designers são otimistas, então abordaremos esse problema com muito positivismo", disse o fundador da WDCD, Richard van der Laken. "Em vez de se preocupar com o problema, vamos atacar esse desafio com toda a energia criativa e inventiva que podemos juntar no WDCD."

O WDCD Live Amsterdam 2017 (23 e 24 de maio) foi inteiramente dedicado às mudanças climáticas. O evento também viu o lançamento do WDCD Climate Action Challenge, um concurso de design internacional para levantar ideias que mudem o jogo para um mundo melhor.

Serviço

What Design Can Do São Paulo – WDCD SP

Palestra Guto Requena

Data: 22 de novembro de 2017

Horário: 9h às 18:00

FAAP – Fundação Armando Álvares Penteado

Rua Alagoas, 903 – Higienópolis

Fonte: Assessoria de Imprensa

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem