ARTE DE RUA INVADE OS AMBIENTES DE LUXO


No início deste ano, Untitled (sem título, em tradução livre), uma pintura de Jean-Michel Basquiat, se tornou a primeira obra de arte criada após 1980 a ser vendida por mais de 100 milhões de dólares: isso diz muito mais sobre mercado, consumo e sociedade contemporânea, do que parece.

Basquiat, menino negro e pobre, nascido e criado no Brooklyn, foi um artista que ganhou fama internacional por seus pixos e grafitis nas ruas e trens de Manhattan, no final dos anos 70. Sua arte, um reflexo da raiva e grito pela atenção que a sociedade não costuma dar a um menino como ele, conquistou fãs e inspira artistas até hoje. Cada vez mais inseridos em galerias de arte, essa expressão artística está mudando a forma como o luxo se apresenta, levando uma linguagem nova para ambientes – que há pouco tempo, jamais os acolheria.

A Art Basel, um dos maiores eventos de arte contemporânea do mundo, que toma conta da cidade de Miami em dezembro, é exemplo disso: artistas, celebridades, designers e a alta sociedade celebram (e consomem) arte, atrelando a ela diversão e entretenimento de forma democrática. Gênios da arte de rua criam instalações ou obras em parceria com as grifes de luxo centenárias, como acontece no antigo Wynwood – um bairro que foi revitalizado pela atenção que impressionantes grafitis, espalhados pelos prédios abandonados, trouxeram. O lugar que era refúgio dos artistas renegados pelas galerias de Miami Beach, hoje é o destino dos donos da ilha.

Inspirada por esse contexto e prestes a viajar para Miami, a arquiteta Jessica De Carli criou um conceito para renovar o Design Habitat da Saccaro. Na loja âncora da grife moveleira em Caxias do Sul, Jessica ambientou uma vitrine com os lançamentos da marca em meio a cores e uma paisagem de Miami que faz qualquer um se sentir em um descolado lobby de hotel. Nas paredes, intervenções do artista de rua caxiense Stang, ressaltam a versátil coleção de móveis inspirada no Pantanal brasileiro para o verão 2018 e faz a conexão definitiva com Wynwood, bairro que encanta a arquiteta e que é lar de uma das 70 lojas Saccaro no mundo.

Acesse: SACCARO - www.saccaro.com.br

Fotos-crédito: Lucas Martini Legenda: Editorial de moda produzido na Saccaro Caxias do Sul, com o Stang, artista responsável pelas intervenções e modelos da Blanc Models. Vitrine assinada por Jessica De Carli recebe painel da Slect Paper.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem