ALIANÇAS: O LAÇO DE AMOR REPRESENTADO DESDE OS TEMPOS ANTIGOS


O casamento é algo muito importante na vida de um casal, e uma etapa emocionante é a escolha das alianças. A própria palavra, por si só, revela que há um acordo, uma cumplicidade e pacto entre duas partes – que é, afinal, o que as alianças representam na união de duas pessoas. São muitas as histórias da simbologia delas neste evento único na vida de um homem e de uma mulher; histórias que remetem a milhares de anos.

Os anéis são cheios de significados. Eram usados como talismãs, transações comerciais, símbolo de status ou promessa de amor. No Egito Antigo eram conhecidos por serem a representação de algo íntimo e eram feitos de tecido ou couro – um círculo que não possui início nem fim, representando a vida eterna e o amor imortal. Eles acreditam que o quarto dedo da mão ligava uma veia especial diretamente com o coração e por isso que esse dedo é, até os dias atuais, o oficial para uso da aliança de casamento.

Na Grécia, o uso de alianças não era restrito somente ao matrimônio, mas era um sinal de cuidado e afeição. Eram confeccionadas em ferro imantado para garantir que os corações dos noivos – o noivado surgiu nesta época – permanecessem conectados para sempre; e para "fugir" das demais, nasceu a tradição de usá-la na mão esquerda. Elas podiam – e ainda podem – ser feitas de diversos tipos de materiais, mas atualmente o mais comum é ouro, devido a sua alta durabilidade. E representam, ao longo da história da humanidade, amor, comprometimento, fidelidade e cumplicidade.

Hoje existem diversos modelos, desde lisas até totalmente cravejadas de pedras preciosas. "A grande variedade de alianças que encontramos hoje se deve ao fato de que cada casal tem a sua história, a sua personalidade. Logo, há opções para todos os gostos", afirma Ana Paula Araújo Soares, da Ourominas Joias. As alianças lisas são clássicas e tradicionais, e pode ser confeccionada em ouro amarelo, ouro rosé, ouro branco ou mesclados. A grande vantagem dela é que pode ser combinada com outros anéis sem atrapalhar o visual.

Já as alianças cravejadas de diamantes não são apenas um mero status. "Os diamantes são associados à eternidade, pois são muito duradouros, e ao amor – simbolizando perfeitamente os sentimentos do casal", conta Paula. Algumas delas podem vir totalmente cobertas com a pedra em formatos diferentes e em diversos tamanhos; outras podem ter apenas uma metade coberta e a outra metade lisa.

Muitas vezes também a noiva deseja uma pedra discreta e bem-feminina, enquanto o noivo quer algo simples e sem muito brilho, e é por isso que também há opções de a aliança da noiva vir com pedras pequenas e delicadas ou apenas posicionadas ao centro, enquanto as do noivo seguem a tradicional toda lisa – como a Madri e a Berlin, da Ourominas Joias (foto).

Ao longo dos anos, esse símbolo de amor e cumplicidade tem ganhado cada vez mais força em sua tradição, e cada vez mais inovação em novas peças que se complementam à moda e aos looks do dia a dia, sem deixar o seu maior significado de lado: de celebrar o amor entre duas pessoas.

Fonte/Foto - Reprodução/divulgação: Assessoria de Imprensa

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem