BLUMENAU SERÁ A PRIMEIRA CIDADE A MOSTRAR INOVAÇÃO NA FORMAÇÃO DE ENGENHEIROS


A primeira turma já confirmada de Engenharias EAD em Blumenau, com 60 alunos, participará de uma aula inaugural nesta terça (27), às 19h, na Unicesumar. Blumenau é uma das primeiras cidades brasileiras a receber a metodologia diferenciada da instituição. A iniciativa já é apontada por especialistas como uma das maiores inovações do ensino superior no país. O coordenador de cursos EAD, Luciano Santana, estará presente junto com Adriano Albano, gestor dos polos de Blumenau, Jaraguá do Sul, Gaspar e Indaial.

Luciano Santana explica que no primeiro dia os alunos vão para o Espaço de Aprendizagem do polo e serão convidados a conhecer o modelo de sala de aula invertida, em que o aluno é autor do processo e o professor atua como tutor-facilitador. “A aula inaugural marca a abertura do ano letivo, com o objetivo de estabelecer vínculos e demonstrar a metodologia, que possui dinâmica muito própria”.

A semana de aulas da metodologia ativa está estruturada para seis dias de atividades, sendo três dias de auto estudo, um dia de aula ao vivo (transmitidas via ambiente on-line), um dia de encontro presencial no polo e/ou de prática laboratorial, também no polo. A sala de aula é invertida. Antes das aulas, o aluno prepara-se sobre o tema. Durante as aulas, o aluno pratica os conceitos aprendidos. Depois das aulas, o aluno revisa o conteúdo e estende seu aprendizado.

Metodologia ativa

A metodologia nasceu da troca de experiências de professores renomados de Engenharia no Brasil que, juntos, descobriram um novo significado para o ensino oferecido até hoje no país. “Nossa inquietação inicial foi a alta evasão escolar, a má qualidade da maioria dos cursos existentes - uma calamidade - a baixa empregabilidade dos recém-formados e o comprometimento da indústria nacional num futuro bem próximo”, conta o professor Aécio Lira, coordenador do projeto.

De acordo com o pró-reitor de EAD da Unicesumar, William de Matos Silva, a metodologia diferenciada da Unicesumar é inovadora e oferece “qualidade de ensino, tecnologia educacional de ponta, material didático próprio e estrutura física que oferecerão salas de aulas modernas e laboratórios físicos e virtuais, com recursos em realidade aumentada e práticas programadas”, ressalta.

O reitor da Unicesumar, Wilson Matos da Silva, afirma que este é um investimento no futuro do Brasil, especialmente nos setores que mais demandam por profissionais qualificados para o desenvolvimento do país: energia, telecomunicações e tecnologia. “Reinventamos a forma de ensinar Engenharia porque temos tradição em educação e qualidade de ensino”, destaca.

Sobre a Unicesumar: Idealizada em 1990 para oferecer ensino de qualidade, a Unicesumar vem ampliando a estrutura física e aperfeiçoando a qualidade no atendimento. Em 2018, são 100 mil alunos, cerca de dois mil funcionários e mais de 800 professores, sendo 80% do corpo docente formado por mestres e/ou doutores. A Unicesumar obteve nota 4 no Índice Geral de Cursos (IGC) pelo sétimo ano consecutivo, em uma escala de avaliação de 1 a 5. No ranking dos 149 melhores centros universitários públicos e privados do Brasil, a Unicesumar está na 7ª posição. A instituição também está entre as 10 maiores instituições de ensino privadas do país.

Mais informações no site www.unicesumar.edu.br

Fonte/Foto-reprodução/divulgação: Assessoria de Imprensa

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem