TRAGICOMÉDIA "A MULHER MONSTRO" CHEGA À CAPITAL PARAIBANA EM ÚNICA APRESENTAÇÃO NA USINA CULTURAL ENERGISA


Após receber o Prêmio de Melhor Monólogo do Teatro Nacional, o polêmico espetáculo "A Mulher Monstro" fará única apresentação no dia 16 de março, sexta-feira, às 20h, na Usina Cultural Energisa.

A tragicomédia fala do preconceito, trata a atualidade político-social do Brasil através da figura de uma burguesa perseguida pela própria visão intolerante da sociedade, sem saber lidar com a solidão e as relações num tempo onde ódio e corrupção são vistos sem vergonha.

Os famosos “prints” das redes sociais foram partida para a construção do texto, em forma de colagem de falas reais de figuras públicas e de anônimos, atualizando assim o conto “Creme de Alface”, do renomado Caio Fernando Abreu. A peça aborda as barbáries sempre lidas e ouvidas de forma tão escancarada no dia a dia e, agora, acentuadas nos últimos tempos não só na internet, também no nosso dia a dia.

A criação deste espetáculo que se deu em 2015, em meio à efervescente crise política do país, tem como inspiração as memórias dos parques e circos nordestinos e aqueles personagens típicos como a “Mulher Monga”.

No texto José Neto Barbosa aborda a intolerância decorrente da discriminação vista e sentida no convívio social.

O conto de Caio F. foi escrito em plena ditadura militar, mas só publicado em 1995. Antes de falecer, ele declarou: O que me aterroriza neste conto de 1975 é a sua atualidade. Com a censura da época, seria impossível publicá-lo.

Depois, cada vez que o relia, acabava por rejeitá-lo com um arrepio de repulsa pela sua absoluta violência. Assim, durante vinte anos, escondi até de mim mesmo a personagem dessa mulher monstro fabricada pelas grandes cidades. Não é exatamente uma boa sensação, hoje, perceber que as cidades ficaram ainda piores, e pessoas assim ainda mais comuns.

José Neto, que pela primeira vez dirige o próprio espetáculo, confessa: Resolvi fazer da minha arte militância.

Vivemos um momento de intolerância muito grande, onde ferir o outro não é vergonhoso, muito pelo contrário, é aceitável socialmente. É um tempo delicado em que monstros estão todos soltos. Se de 75 para 95 Caio percebeu que a sociedade estava mais intolerante, hoje, pouco mais dos quarenta anos da criação desse conto inspirador, vemos que nesse tempo de tentativas da redemocratização brasileira pouco avançamos com relação à intolerância e o preconceito. É um dos maiores desafios em 15 anos de trajetória no teatro.

A peça foi premiada como Melhor Monólogo do Teatro Nacional 2017 pela Academia de Artes no Teatro do Brasil/Prêmio Cenym, onde em 2015 José Neto também venceu a categoria Melhor Ator com o solo "Borderline".

Nas duas edições, concorreu com nomes como Ary Fontoura, Álamo Facó, Marcos Veras, Marcos Caruso, entre outros. Em 2017, “A Mulher Monstro” também foi destaque em um dos maiores festivais da América Latina, o Festival de Curitiba. Já passou por relevantes mostras/festivais nacionais e internacionais, com sucesso de público e crítica, recebendo prêmios e indicações em diversas cidades brasileiras: Recife/PE, São Paulo/SP, Curitiba/PR, Trindade/PE, Natal/RN, Ponta Grossa/PR e Mossoró/RN. E agora segue para longa temporada no Rio de Janeiro/RJ.

A S.E.M. Cia de Teatro (Sentimento, Estéticas e Movimento) foi fundada em 2012 no RN, hoje tem sede no Recife.

Surgiu com a necessidade do artista José Neto Barbosa oficializar seus estudos e suas experiências. Hoje a Cia. também conta com os integrantes Sergio Gurgel Filho (potiguar, iluminador, preparador cênico, diretor, bailarino e ator há 13 anos), Diógenes Luiz (paulista, também radicado em Nova York/EUA, drag queen, maquiador, cineasta e sonoplasta) e com Mylena Sousa (norueguesa, cineasta, diretora, fotógrafa e sonoplasta).

José Neto é potiguar. É o atual Assessor de Teatro e Ópera do Governo de Pernambuco. Soma 08 prêmios de Melhor Ator entre festivais de cinema e teatro, fora menções honrosas e indicações. Além de intérprete das artes cênicas, também diretor, arte educador e produtor. Fez campanhas publicitárias de vídeo no RN e em Pernambuco, e recentemente protagoniza campanha nacional e internacional de grande marca brasileira. Tem participações em filmes (longas, curtas locais e projetos piloto de seriados nacionais). Trabalha pelo país como curador/júri convidado de festivais teatrais, e como professor de atuação.

Os ingressos antecipados estão à venda com valor promocional de 50% de desconto no site www.eventbrite.com.br

SERVIÇO:

Dia 16 de março de 2018

Sexta-feira às 20h

Usina Cultural Energisa

Ingressos: https://www.eventbrite.com.br/e/a-mulher-monstro-tickets-43214499732?aff=ehomecard

R$ 40,00 inteira/R$ 20,00 meia (vendidos somente em dinheiro também duas horas antes do espetáculo, na Bilheteria do Teatro)

Classificação indicativa: 16 anos

Duração: aproximadamente 70 minutos.

Informações: 83 98207-5188 ou facebook.com/semciadeteatro

CONTATO: DEARTE PRODUÇÕES: 83 98207-5188 (vivo-whatsapp) – Deise

Foto/crédito: Anelizze Tozeto

Acesse: https://www.youtube.com/watch?v=Io-x-B7ILbg

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem