A LITERATURA INFANTIL NO SÉCULO XXI: ALIANDO INTERATIVIDADE, TECNOLOGIA E CONTEÚDO PARA ENSINAR COM DIVERSÃO



O Dia da Literatura Infantil, comemorado nesta quinta-feira, 18/04, a PlayKids aborda a evolução dos livros e a forma como eles transmitem conhecimento aos leitores.

O tempo passou, e as formas para se adquirir conhecimento foram se adaptando. Os filmes começaram a sair das estantes das locadoras e foram para as plataformas de streaming, as músicas saíram dos CDs e foram para as plataformas digitais, e por aí vai. Não só a roupagem, mas também o conteúdo vem se transformando ao longo dos anos.

Atualmente, sabe-se que é muito importante que as crianças recebam, em todos os sentidos, estímulos adequados para que os níveis do desenvolvimento cognitivo, social e emocional sejam alcançados para que, enfim, a criança complete seu processo de maturação e também construa uma visão crítica do mundo e da sociedade.

Uma vez usado como um estímulo à imaginação, o livro é um recurso ideal para que a criança se familiarize com o vocabulário e melhore também sua expressão oral, além de ser um meio de transmissão de valores comunitários, de estímulo da criatividade e veículo de reflexão. "Para isso, autores, ilustradores e criadores da literatura infantil estão se distanciando desse caráter óbvio da literatura infantil e desenvolvendo textos e imagens que apresentam não só conceitos básicos às crianças, mas também o mundo à sua volta, despertando assim, a partir da ludicidade, da imaginação e da fantasia, uma consciência crítica", explica Caroline Lara, formada em psicologia, curadora da PlayKids, uma das líderes globais em conteúdo educativo para as famílias.

E a tecnologia vem sendo uma importante aliada dessa renovação. Atualmente, a literatura é apresentada de diversas formas para os pequenos, misturando o universo online e offline. "A realidade aumentada, utilizada no PlayKids Explorer, por exemplo, é uma forma de somar na imaginação da criança e fazer com o interesse para a leitura aumente ainda mais. Os kits ainda trazem os livros físicos, que estimulam não só o uso do papel, mas interligam com a tecnologia. Além disso, hoje é possível fazer uma espécie de pós-leitura utilizando recursos digitais, como por exemplo, vídeos e atividades educativas que se relacionam à temática abordada na leitura. No PlayKids App existem algumas brincadeiras disponíveis que se relacionam a livros e aos próprios conteúdos como vídeos, presentes na plataforma", explica Caroline.

Dia da Literatura Infantil

Nesta dia, 18 de abril, em 1882, nascia um dos maiores escritores infantis do Brasil, Monteiro Lobato. A data, criada em 2002, celebra a vida e a obra do autor, responsável por obras como as do universo do Sítio do Picapau Amarelo.

E para comemorar o dia da literatura infantil, a PlayKids, por meio dos seus produtos, o Aplicativo PlayKids, o PlayKids Explorer e a Leiturinha, levantou algumas dicas para curtir a data com muito leitura em família!. Confira a seguir!

Dica Leiturinha

Que tal conferir os melhores livros infantis do último ano para curtir com seu pequeno? A Leiturinha, maior clube de assinatura de livros infantis do Brasil, elencou uma lista especial, com base na sua minuciosa curadoria de livros, que também fez parte do cantinho da leitura dos pequenos que fazem parte do clube. Conheça: Os 30 melhores livros infantis de 2017

Dica aplicativo PlayKids

No aplicativo da PlayKids, está disponível o Vagão de Livros, onde existem mais de 300 livros e quadrinhos digitais, alguns deles com uma versão com áudio, para estimular a associação da palavra escrita com a fonética. Nessa seção, as crianças também podem encontrar livros em inglês, para treinar a leitura em um novo idioma.

Dica PlayKids Explorer

Edição: O incrível mundo da literatura!

clube de assinatura PlayKids Explorer cria uma nova edição a cada mês, para levar os pequenos a conhecerem diferentes lugares, culturas e épocas. É claro que nesta data tão importante, a homenagem estava garantida: é a edição O incrível mundo da literatura!

Desta vez, as crianças vão visitar Gutenberg, o criador de uma máquina fantástica. Mas ele não está tão animado assim para finalizar sua invenção. E agora? Nesta emocionante viagem, os pequenos viverão grandes aventuras junto de personagens clássicos como a Chapeuzinho Vermelho, o Pequeno Príncipe e Alice no País das Maravilhas. Para receber esta edição, é preciso fazer parte do clube até 28 de abril.

Sobre a PlayKids

A plataforma PlayKids é uma das líderes globais em conteúdo educativo para as famílias. Criada em 2013, a empresa oferece produtos para as crianças aprenderem brincando tanto no universo online quanto offline, além de proporcionar que pais e educadores acompanhem o desenvolvimento dos filhos e alunos. Fazem parte dos produtos PlayKids, o aplicativo PlayKids, aplicativo da categoria infantil educativa mais baixado do mundo, a Leiturinha, maior clube de assinatura de livros infantis do Brasil, e o PlayKids Explorer, clube de assinatura de atividades educativas. Para mais informações, acesse: playkids.com

Foto: Reprodução/divulgação

Fonte: Assessoria de Imprensa

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem