SAÚDE DA VOZ NA TERCEIRA IDADE FOI O TEMA PARA CELEBRAR O DIA MUNDIAL DA VOZ



Preocupada com o bem-estar de seus atendidos, a Legião da Boa Vontade – LBV em sua sede no Bairro de Jaguaribe, promoveu nesta última segunda-feira, 16, uma roda de conversa com suas idosas que integram o programa Vida Plena, sobre o Dia Mundial da Voz.

O Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal da Paraíba - UFPB, representado pelas mestres em fonoaudiologia, Renata Serrano e Alexandra Aguiar, que mediaram uma roda de conversa com as idosas da LBV, esclarecendo-as sobre a importância da voz na Terceira Idade. A psicóloga da LBV, Luciane Borges, comenta que é muito importante proporcionar o conhecimento. "A roda de conversa desenvolvida pelas fonoaudiólogas da UFPB, foi maravilhosa. Nossas idosas interagiram bastante e serão as multiplicadoras desse conhecimento da saúde da voz para seus familiares", declara a psicóloga.

A fonoaudióloga Renata Serrano, explica a importância dos cuidados com a voz na Terceira Idade. “Nos idosos o envelhecimento é natural, mais é importante observar se tem cansaço ao falar, ardor, falha na voz, dor ao falar, mudança de tom, tudo pode estar relacionado a uma lesão nas pregas vocais. Evitar álcool e cigarro por desenvolver o câncer de laringe. Contudo, a prevenção para ter uma voz saudável é beber água, alimentação saudável e ter uma rotina de sono estabelecida", alerta a mestre em fonoaudiologia.

Anualmente, em 16 de abril, celebra-se o "Dia Mundial da Voz" e a conscientização sobre a importância da voz no Brasil foi iniciada em 1999, e a partir de 2003 passou a ter expressão internacional.

O objetivo da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia neste dia e na semana que o circunda é promover a conscientização da população sobre a importância da voz humana para a promoção da saúde, bem como realizar conscientização de sinais e sintomas que favoreçam o diagnóstico precoce de doenças, como o câncer de laringe, que podem comprometer a qualidade de vida e a própria sobrevida dos indivíduos.

A roda de conversa, aconteceu no Centro Comunitário de Assistência Social da LBV, localizada na Rua das Trincheiras, 703 – Bairro Jaguaribe. Conheça e colabore com o trabalho desenvolvido pela Legião da Boa Vontade na capital paraibana. Acesse www.lbv.org ou ligue: (83) 3198.1500.

Fonte/Fotos-reprodução/divulgação: Assessoria de Imprensa

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem