Crescimento
econômico com bem-estar, este é o principal raciocínio do empresário que decide
migrar para os Estados Unidos. De acordo com levantamento da consultoria
americana Visa Franchise, 72% dos entrevistados mudam de país por conta de
oportunidades de negócios; 58% buscam qualidade de vida, 46% se preocupam com a
educação dos filhos e 34% pensam em segurança.
O estudo,
estruturado em questões de múltipla escolha, foi realizado com 210 investidores
de diversos países, mas que estão consolidados nos Estados Unidos ou em etapas
finais de migração. A conveniência entre ascensão profissional e preocupação
familiar se mostra nos perfis que mais desejam a mudança de país: 77% são
casados e 73% possuem filhos.
"O
investidor internacional nos Estados Unidos é o empresário que busca qualidade
de vida para si e sua família, principalmente no que diz respeito à educação e
segurança. No caso de brasileiros, são normalmente das classes sociais A e B,
com idades entre 30 e 60 anos", explica Jack Findaro, diretor financeiro
da Visa Franchise.
Quanto ao
aprendizado do idioma americano, 45% são fluentes em inglês, 17% têm
conhecimento intermediário, 18% são avançados na linguagem, 12% conhecem mais
profissionalmente e 8% são iniciantes. "Saber inglês não é necessário se o
empresário quiser atuar apenas como investidor, entretanto, quem irá coordenar
o negócio precisa conhecer a linguagem", aponta Jack. "Não falar o
idioma limita as opções de investimento".
Tipo do
negócio impacta em visto e carga de trabalho
Ingressar
de forma legalizada é uma preocupação dos empresários. 62% já estão em contato
com um advogado de imigração e 38% utilizam as referências de consultorias
especializadas para contratar esses profissionais. A utilização de um advogado
de imigração é obrigatória por lei.
Os
entrevistados também sabem quais tipos de vistos desejam utilizar: 83% recorrem
ao E-2, direcionado a pessoas que possuem cidadanias de países com tratados de
comércio junto aos Estados Unidos; 15% desejam o L-1, visto para transferência
de quem trabalhará na mesma empresa em que atua no país de origem; e 13%
idealizam o EB-5, para quem almeja o Green Card. 2% querem outros tipos de
vistos e 1% não necessita desta documentação.
"No
caso do Brasil, o país não tem tratado com os Estados Unidos para
comercialização, porém muitos brasileiros são descendentes de italianos,
espanhóis, alemães, entre outras nacionalidades. Como esses países possuem
tratado com os EUA, essas pessoas são elegíveis para obter o visto de
empreendedor", realça o consultor financeiro.
Para 27%
dos entrevistados, o investimento planejado na migração empreendedora aos
Estados Unidos gira entre US$ 100.000 e US$ 149.999; 37% destinam entre US$
150.000 a 249.999; 16% reservam de US$ 250.000 a US$ 349.999; 7% se planejam
com quantias entre US$ 350.000 a US$ 499.999; 6% dos empreendedores trabalham
com valores acima de US$ 500.000; e 7% destinaram outros valores.
Sobre o
tipo de empresa a ser aberta em terra estrangeira, 31% buscam negócios
direcionados para consumidores (business to consumer), 19% desejam negócios que
prestem serviços para outros negócios (business to business) e 63% não têm
preferência. Quanto à carga de trabalho, 64% se planejam a trabalhar no período
integral, 41% em meio período e 32% apenas como investidores.
"Normalmente,
o empresário nos procura já desejando a mudança para os Estados Unidos.
Entretanto, temos clientes que buscam a residência empreendedora, e clientes
que ingressam apenas com investimentos. O principal desafio é entender qual o
melhor cenário para cada empreendedor. Se vai envolver mudança de país ou não,
e, posteriormente, definir qual o tipo de negócio melhor irá se adequar às suas
necessidades. Um processo que pode levar de dois a seis meses, somente a
análise econômica. Mas, quanto mais planejamento, mais chance de sucesso",
considera Findaro.
Sobre a
Visa Franchise:
Visa
Franchise é uma consultoria de investimentos nos Estados Unidos especializada
em franquias. Com o objetivo de identificar o melhor negócio a empreendedores,
a empresa já analisou mais de 900 oportunidades em franquias, e, hoje, possui
um portfólio de mais 90 empresas.
A
consultoria tem atuação internacional e já atendeu clientes em mais de 30
países, entre eles Brasil, Argentina, Turquia, Venezuela, Itália, Austrália,
Espanha e Índia.
Fonte:
Assessoria de Imprensa
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