INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O 1º PRÊMIO DE DESIGN INSTITUTO TOMIE OHTAKE LEROY MERLIN



A maior varejista de material de construção do país se une a uma das instituições mais renomadas em artes plásticas para lançar um desafio a estudantes universitários: o 1º Prêmio de Design Instituto Tomie Ohtake Leroy Merlin.

“O que nos uniu foi a proposta inovadora de uma premiação que não restringe, pelo contrário, democratiza a participação de todos. A partir do tema ‘compartilhar’, estudantes podem projetar um futuro mais integrado”, conta Paulo José, diretor de comunicação da Leroy Merlin, lembrando que esse projeto incentivado é uma das muitas iniciativas que a marca tem para promover o desenvolvimento sustentável.

A empresa acredita na construção de um mundo mais sustentável e privilegia fornecedores e produtos que seguem essa tendência. No dia a dia de qualquer uma de suas 42 lojas é possível encontrar mais de quatro mil itens que são classificados como produtos responsáveis, pois ajudam a economizar recursos naturais ou proporcionam uma melhor qualidade de vida. A definição de cada um dos selos pode ser encontrada no site www.leroymerlin.com.br/atitudes-sustentáveis.

COMPARTILHAR

O tema dessa primeira edição, COMPARTILHAR, é um desafio para fazer os estudantes projetarem soluções conectando os saberes de diversas áreas. “O tema permite interpretação e leitura que vem ganhando diferentes ênfases no que tange à necessidade de uso de nossos espaços, sejam eles urbanos ou de menor escala; ao aproveitamento e reutilização de nossos recursos, em sinergia direta com programas de sustentabilidade; ao uso cada vez mais frequente de plataformas e softwares online que permeiam nosso cotidiano, dentre tantos outros exemplos”, explica Priscyla Gomes, do Núcleo de Pesquisa e Curadoria do Instituto Tomie Ohtake.

Como funciona

A ideia é premiar propostas que destaquem a relação do design com outros campos, como arquitetura, biologia, engenharia, moda, tecnologia e ciências sociais. Por isso, desde que dentro do tema, podem ser inscritos projetos de universitários de qualquer área, não se restringindo somente a jovens designers.

Os autores dos três melhores projetos ganharão bolsas de estudo em cursos de design no exterior.

Priscyla dá o caminho para o sucesso ao contar que as propostas mais contundentes de design acontecem em diálogo com diferentes especialidades, instigando soluções inovadoras que podem responder a questões contemporâneas ligadas ao nosso cenário social, político, urbano, habitacional, além de novas demandas tecnológicas, novos equipamentos, publicações e mídias digitais.

Sobre inscrições e seleção de projetos

As inscrições estão abertas até 22 de julho exclusivamente pelo site www.institutotomieohtake.org.br. Podem se inscrever estudantes universitários regularmente matriculados em cursos técnicos ou de nível superior; graduados há no máximo dois anos a contar do ano corrente; e coletivos em que todos os membros respondam às condições elencadas acima. Só serão aceitos os cursos reconhecidos ou autorizados pelo MEC.

Os 20 projetos finalistas, que receberão R$ 5.000,00 para execução do protótipo, ganham exposição no Instituto Tomie Ohtake e integram um catálogo impresso sobre o Prêmio.

O júri de seleção é composto por Alexandre Salles, Cláudio Bueno, Jackson Araújo, Hugo França, Tereza Bettinardi, Priscyla Gomes e Zoy Anastassakis.

Sobre a Leroy Merlin

Consolidada no Brasil desde 1998, a Leroy Merlin é especializada em construção, acabamento, bricolagem, decoração e jardinagem. A excelência em atendimento e variedade de produtos fazem com que a empresa seja a grande referência do mercado. Segundo os dados da Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (ANAMACO) a Leroy Merlin é líder do mercado varejista da Home Center. São mais de 80 mil itens divididos em 15 setores: materiais de construção, madeiras, elétrica, ferramentas, tapetes, cerâmica, sanitários, encanamentos, jardinagem, ferragens, organização, pintura, decoração, iluminação e cozinha.

São 41 lojas espalhadas por dez estados brasileiros e o Distrito Federal, além do E-commerce, que atende todo o país. As lojas são equipadas com serviços especiais como mesa de bricolagem, fábrica de cores, espaço projeto, corte de madeira e vidro, coleta seletiva e drive-thru.

A preocupação com a sustentabilidade se reflete nos processos internos. Esforço que começa a ser reconhecido internacionalmente. Treze lojas já receberam a certificação AQUA – Alta Qualidade Ambiental. A Certificação AQUA-HQE é considerada uma das certificações ambientais mais importantes do mundo. Criada em 2008 pelo Grupo Qualitel, organismo francês de certificação de empreendimentos, e desenvolvida e adaptada à realidade brasileira pela Fundação Vanzolini, ela visa não apenas racionalizar o uso da água e da energia elétrica nas construções, mas também promover o conforto e bem-estar da comunidade ao redor.

Por tudo isso a Leroy Merlin se destaca como uma das melhores empregadoras do mercado varejista brasileiro, figurando no ranking anual Great Place to Work® Brasil, divulgado em parceria com a Revista Época, de 2013 a 2016. Ficou em oitavo lugar na lista das melhores em 2017.

Serviço

1º Prêmio de Design Instituto Tomie Ohtake Leroy Merlin

Inscrições abertas até 22 de julho

Edital e inscrição no site www.institutotomieohtake.org.br

Fonte: Assessoria de Comunicação Leroy Merlin

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem