KAAYSÁ ART PROMOVE 1º SALÃO DE ARTES VISUAIS



Kaaysá Art, espaço independente de residência artística localizado no litoral de São Paulo, promoverá o 1º Salão de Artes Visuais. A exposição ocorre na capital paulista, entre 9 e 16 de junho, na Galeria Rabieh. A mostra contará com a participação de cerca de 40 nomes importantes da cena artística contemporânea, como Felipe Góes, Flávia Junqueira, JP Accacio, Laura Gorski, Renata Egreja, Victor Leguy e Thereza Salazar. Pensada como o intuito de viabilizar a participação de mais artistas nos programas de intercâmbios, a iniciativa possibilitará ao público a compra de trabalhos com desconto.

As obras também serão disponibilizadas no site www.kaaysa.com.br e os valores arrecadados serão revertidos em financiamento para participação dos artistas em programas cuja duração varia de três e oito semanas. "A ideia é viabilizar a participação destes artistas na Kaaysá e ajudá-los a desenvolver suas pesquisas", diz Lourdina Rabieh, idealizadora da empreitada.

Sob uma gestão independente, a Kaaysá é um espaço para intercâmbio artístico situado no meio da Mata Atlântica, no sertão de Boiçucanga, litoral paulista, que recebe artistas visuais, fotógrafos, curadores, arquitetos, músicos, escritores, dançarinos e outros profissionais criativos para imersões na natureza e trocas multidisciplinares.

A estrutura da Kaaysá dispõe de espaços para uso coletivo como ateliê, estúdio audiovisual, laboratório de fotografia, biblioteca e marcenaria, além de cerca de 36 alojamentos. A curadoria ainda propõe planejamento de atividades individuais e coletivas, com bate-papos com curadores e artistas, vivências com a população local, roteiros de trilhas para imersão na natureza, estudos com pesquisas sobre a Mata e o Oceano Atlântico, entre outros.

"Estimulamos a imersão na natureza a fim de aguçar os sentidos dos profissionais, impulsionar conexões entre as diversas linguagens criativas e estreitar os diálogos sobre o processo de cada residente", explica Lucila Mantovani.

Para participar, os residentes passam por uma seleção realizada por um comitê de curadores e especialistas de arte e cultura, que contempla análise de currículo e portfólio, e uma prévia do projeto a ser desenvolvido durante a residência. Os grupos são formados por profissionais de todas as nacionalidades e de diferentes áreas criativas. "A proposta é entrelaçar processos de diferentes naturezas que entre si tenham sinergias temáticas, biográficas ou gestuais", afirma a curadora do projeto.

Além do programa de residência coletiva, a Kaaysá oferece a possibilidade de intercâmbios individuais por períodos curtos ou mais extensos – conforme a necessidade do projeto a ser desenvolvido.

Sobre

Kaaysá
Do tupi-guarani, a palavra Kaaysá significa "aquele que vive na mata perto do mar", uma designação legítima para a proposta do intercâmbio artístico. O projeto nasceu da idealização de Lourdina em transformar o espaço em um pólo cultural. "É uma região ainda pouco explorada culturalmente, mas com potencial para ser um centro de criação e encontro entre criadores de diversas nacionalidades. Ademais, a proximidade com a capital paulista pode trazer respiro cultural para comunidade local e vigor criativo aos residentes", ela conta.

A primeira residente no espaço foi a nova-iorquina Nina Chanel Abney, em 2015, que veio a convite para passar uma temporada naKaaysá. A experiência – uma equação da imersão na natureza e da vivência com a população local de vilas e aldeias, somada à temas comuns em sua obra, como raça, gênero e política –, foi o estopim para o amadurecimento do projeto de residência artística.

Em outubro de 2017, a Kaaysá abriu suas portas para um grupo de 12 mentes criativas de diferentes áreas. Da fotografia e artes visuais, participaram Alexandre Furcolin, Flávia Junqueira e Letícia Lampert; das artes plásticas, Carlos Matuck, Daniel Barclay, Marcia Rosa, Victor Leguy e o libanês Camille Kachani; e da literatura e poesia, Isadora Krieger, Julián Fuks, Laura Del Rey e Regina Valadares. Os trabalhos desenvolvidos nessa edição foram expostos na Galeria Rabieh, em São Paulo.

Lourdina Rabieh - Libanesa naturalizada brasileira, tem formação em história da arte pela tradicional Christie's, de Londres. Durante os últimos 33 anos atuou no mercado de arte nacional e internacional organizando leilões, exposições dos mais variados artistas brasileiros e estrangeiros. Desde 2010 dedica-se exclusivamente à arte contemporânea, transitando entre Europa, Oriente Médio, Estados Unidos e Brasil.

Lucila Mantovani - Curadora, poeta e escritora, tem experiência no mercado de produção cultural e na organização de residências artísticas. É uma das integrantes do Coletivo Ágata, que pesquisa processos criativos contemporâneos. Tem formação economia (FEA-USP), com especialização em história da arte e pós graduação em formação de escritores no ISE Vera Cruz.

Serviço

1º Salão de Artes Visuais

Artistas participantes: Adriana Rocha, Alex Hornest, Alex Cerveny, Bruno Dunley, Beatriz Chachamovits, Carlos Matuck, Cláudio Cretti, Cristiane Mohallem, Danilo Oliveira, Deyson Gilbert, Felipe Góes, Flavia Junqueira, JP Accacio , Laura Gorski, Paulo Almeida, Patrícia Furlong, Renata Egreja, Sérgio Machado, Victor Leguy e Thereza Salazar, entre outros

Local: Galeria Rabieh 

Abertura: 9 de junho (sábado), das 12h às 18h 

Período expositivo: de 9 a 16 de junho 

Funcionamento: segunda a sexta, das 10h às 19h e sábado das 11h às 17h

Mais informações em www.kaaaysa.com.br

Fonte/Imagem-reprodução/divulgação: Assessoria de Imprensa – Legenda: Céu de Céus (2015), de JP Accacio |1º Salão de artistas Kaaysá 


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem