COMPARTIARTE CHEGA À 5ª EDIÇÃO


Fruto de um projeto idealizado pelas empresárias e colecionadoras de arte Angela Akagawa e Cleusa Garfinkel, a CompartiArte chega à sua 5ª edição entre os dias 8 e 10 de agosto, no Centro Brasileiro Britânico (CBB). Com a consultoria de Agnaldo Farias, a iniciativa foi concebida com o intuito de disseminar a arte brasileira, incentivar novos talentos e, ao mesmo tempo, contribuir com instituições filantrópicas.

Participam desta edição 70 artistas, entre os quais Erika Verzutti, Lina Kim, Paulo Pasta, Regina Silveira, Sandra Cinto, Andrey Zignatto, Sônia Dias e muitos outros. Todos doam pelo menos 50% do valor arrecadado com venda de suas obras, muitas delas oferecidas com valores mais acessíveis. Juntos, eles apresentam ao público pinturas, esculturas, desenhos, aquarelas, gravuras e fotografias, além dois vasos da Arte Floral Ikebana, criados especialmente por Iran do Espírito Santo e Lilian Tone.

Além de difundir a arte contemporânea, o evento promove atividades para aqueles que se interessam pelo tema ou que desejam iniciar uma coleção. No dia 9 de agosto, às 19h30, o professor e curador Roberto Bertani, ex-diretor executivo do Instituto de Cultura Contemporânea (ICCo) e do Instituto de Arte Contemporânea (IAC), faz uma palestra aberta ao público para tratar de peculiaridades da cena artística da atualidade. Durante a exposição, serão ainda agendadas visitas guiadas como os mais diversos públicos, sempre na companhia de uma voluntária especialista.

Neste ano, a Obra do Berço e a ONG Share | Associação Beneficente Nossa Senhora Auxilidadora são as duas instituições que serão beneficiadas pelas vendas do evento, realizado a partir do trabalho conjunto das organizadoras e dos artistas, com o apoio também de alguns galeristas, empresas apoiadoras e colecionadores.

Enquanto a primeira volta-se para a proteção básica de famílias provenientes de comunidades de alta e altíssima privação social da zona sul da capital, a segunda, parceira da CompartiArte desde a primeira edição, em 2014, é uma organização sem fins lucrativos criada pelos paroquianos da Nossa Senhora Auxiliadora e pais voluntários de alunos das escolas Chapel, Graded, St. Paul's e St. Nicholas com objetivo de auxiliar pessoas de comunidades carentes arrecadando recursos e doações.

Em 2017, além da ONG Share, a Associação dos Amigos da Criança pelo Esporte Maior (AMEM) também foi beneficiada pelo projeto idealizado por Angela Akagawa e Cleusa Garfinkel. Na ocasião, cada uma das instituições recebeu R$ 85.823,00 - valor arrecadado ao longo dos três dias de evento.

Sobre o palestrante

Roberto Bertani
 é coordenador da graduação de Artes Visuais e da pós-graduação em Arte e Mercado do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, professor titular da Faculdade de Comunicação e Marketing da Fundação Armando Álvares Penteado, e membro do International Council of Museums (ICOM).

Foi diretor executivo do Instituto de Cultura Contemporânea (ICCo), do Instituto de Arte Contemporânea (IAC) e da Fundação Estudar, além de superintendente geral e curador artístico da Fundação José e Paulina Nemirovsky.

É graduado em Artese Desenho Industrial pela Fundação Armando Álvares Penteado, especialista em Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, mestre em Artes Visuais pela Universidade Estadual Paulista e Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Serviço:

CompartiArte 2018 

Abertura para convidados:
 8 de agosto, às 19h (imprescindível a apresentação de convite) 

Valor do convite: R$50,00

Exposição: 9 e 10 de agosto, das 10h às 20h (visitação gratuita)

Local: Centro Brasileiro Britânico (CBB)

Endereço: Rua Ferreira de Araújo, 741 – Pinheiros, São Paulo, SP

Instagram: @compartiarte

Fonte/Imagem-reprodução/divulgação: Assessoria de Imprensa – Legenda: Martelo, Série Tramadas | 2016, Regina Silveira

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem