ENCONTRO DE CELACANTOS: CARLOS ABERTO TEIXEIRA VISITA A EXPOSIÇÃO ‘CELACANTO’, DE ODIR ALMEIDA


Nesta quarta-feira (18), às 11h, o jornalista Carlos Alberto Teixeira se encontrará com o fotógrafo Odir Almeida, na exposição “Celacanto”, no Oi Futuro Flamengo. Carlos Alberto é o autor do famoso grafite que estampava “Celacanto provoca maremoto” nos muros do Rio de Janeiro dos anos 70. A expressão, que gerou curiosidade sobre o seu significado, só foi decifrada anos depois: foi tirada de um dos episódios do desenho animado japonês National Kid. Os dois estarão juntos para um passeio na mostra que abriga 21 fotografias inéditas em grande formato, além de 150 imagens projetadas em looping num espaço imersivo.

Sobre Odir Almeida

De Julio Bressane, ele absorveu o olhar para o cinema de arte, e do mestre da Fotografia Milan Alran, herdou a sensibilidade e a técnica. Odir Almeida iniciou sua carreira há 20 anos, desde que começou a registrar, documentar e produzir imagens para diferentes instituições como o Arquivo Nacional, Secretaria de Educação e Santa Casa da Misericórdia, ao mesmo tempo em que foi se tornando um dos mais solicitados fotógrafos do Rio de Janeiro para exposições, livros, catálogos e revistas especializadas em artes visuais. Foi assim, com a cobertura fotográfica do que mais significativo se produziu em mostras e processos criativos da cena carioca, que Odir construiu um acervo único, que o levou a criar, em 2002, o “Sóartecontemporanea”, considerado o maior site de imagens de eventos artísticos visuais do Rio – com mais de 100 mil clics e cerca de 15 mil fotos, disponibilizadas na web para todos os públicos.

Paralelamente ao trabalho como fotógrafo profissional, Odir Almeida foi experimentando novas linguagens e olhares e construindo uma obra autoral potente e singular, de circulação restrita a colecionadores, e que só em 2016 começou a ser descoberta a partir três mostras-ensaios sucessivas, com imagens produzidas de dentro do mar: “Rio Noir”, apresentada durante as Olimpíadas na Escola de Cinema Darcy Ribeiro , “Rio que Mora no Mar”, durante o Festival Internacional Intercâmbio de Linguagens, e a Feira de Arte do Rio – Artigo. Atualmente, além da exposição Celacanto, no Oi Futuro Flamengo, exibe seus trabalhos na mostra “Tambor de Vidro Líquido”, na Galeria Artur Fidalgo, no Rio de Janeiro.

Serviço:

Exposição Celacanto

Entrada Franca

Local: Centro Cultural Oi Futuro Flamengo – Galeria 4

Endereço: Rua Dois de Dezembro, 63 - Flamengo

Telefone: (21) 3131-3060

Visitação: de 7 de julho a 5 de agosto de 2018

Horário: de terça-feira a domingo, das 11h às 22h

Classificação Indicativa: Livre

Fonte/Imagem-reprodução/divulgação: Assessoria de Imprensa

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem