Os vídeos online chegaram para ficar
no marketing e disso nós não temos dúvidas. Mas, mais do que
consumidos pela Internet, o mercado está percebendo que o conteúdo e o formato
têm que ser pensados para o celular. Por isso, listamos sete fatos que indicam
a importância do vídeo mobile.
1. A otimização mobile
Os primeiros fatos que nos comprovam isso tudo é
que a otimização móvel será o novo padrão para qualquer conteúdo, incluindo
vídeos. Com o passar do tempo, o uso de desktop diminui cada vez mais.
Simplesmente porque queremos tudo para agora e no alcance de nossas mãos,
contando também com a facilidade, comodidade e baixo custo que um smartphone oferece.
Justamente por isso, 69% do envolvimento em mídia digital acontece nas
plataformas móveis e esse número só tende a aumentar. Inclusive, como já
sabemos a otimização mobile é critério primordial nas buscas orgânicas (SEO).
2. O vídeo quadrado
O formato de vídeo quadrado é outro fato para essa
tendência e está cada vez mais predominante em redes sociais. Em redes como o
Instagram e Facebook em que o usuário utiliza o aparelho na vertical, os vídeos
quadrados facilitam a visibilidade e interação. Assim, quando o usuário
encontra um vídeo ele não precisa virar o aparelho na horizontal, otimizando
sua experiência. Quem diria que os vídeos quadrados iriam retornar? Pois é.
Voltaram e estão com tudo.
3. Novos compartilhamentos
Outro fato que está se tornando cada vez mais comum
é a nova opção de compartilhamento móvel que o YouTube oferece. Esse método de
compartilhamento força os profissionais de marketing a criarem
conteúdo atraente. Os espectadores podem compartilhar vídeos com amigos e familiares
diretamente no Youtube. Não só eles são capazes de compartilhar e receber
vídeos no aplicativo, como também podem responder com outros vídeos e convidar
pessoas para participar. É inovar ou inovar, não é mesmo?
4. O público adulto no Instagram
Mais um fato que comprova esse consumo no ambiente
mobile são as pesquisas que afirmam o crescimento do público adulto no
Instagram, gerando aumento no consumo de conteúdo no ambiente mobile. Nem
precisamos falar da importância do mobile no Instagram, já que ele só é acessado
pelo celular e suas funções para desktop são limitadas. Mas para quem lida com
marcas isso é uma notícia e tanto. Afinal, quem consome de fato são os adultos
e eles estão ingressando em massa ao Instagram. Além disso, 8 a cada 10
usuários segue um perfil de marca no Instagram.
5. Conexão direta com o
público-alvo
Com as diferentes formas de interação,
principalmente baseada em vídeos, o Instagram é uma bela maneira de aproximar a
marca e reter a atenção do seu público. Exemplo disso é de que em 2017, 7 a de
cada 10 empresas, nos Estados Unidos, estavam no Instagram e esse número só
tende a aumentar.
6. Suporte de vídeo nativo do
LinkedIn
As plataformas oferecem cada vez mais opções de
conteúdo para serem consumidos pelo seu público. É o caso, por exemplo, do
suporte de vídeo nativo do LinkedIn. Os vídeos nativos, já disponíveis para
perfis de usuários e em breve para páginas e anúncios, são manobras que afirmam
essa tendência do consumo de vídeos curtos no ambiente mobile. A grande maioria
dos usuários do LinkedIn são via mobile e, em 2017, por exemplo, foram mais de
60 milhões de acesso somente pelo celular.
7. Os vídeos no Twitter
A maior parte do conteúdo de vídeos no Twitter já é
exibida e carregada a partir de dispositivos móveis. 82% dos usuários do
Twitter acessam a rede em plataformas móveis, enquanto apenas 39% deles também
acessam por um desktop. Entretanto, 90% dos vídeos no Twitter já são vistos
pelo celular.
Estes exemplos e dados, por si só, evidenciam a
razão pela qual as marcas já deveriam investir em produção de vídeo mobile. E a
tendência, muito clara em todas as redes sociais, volta-se muito mais para um
bom engajamento do que propriamente e tão somente para o número de
visualizações.
Assim, não há como a marca ignorar o fato de que as
pessoas estão consumindo absolutamente tudo pela palma de suas mãos, via
mobile. Por isso, antes de começar a produzir, pense em todos esses dados para
elaborar uma boa estratégia de vídeo marketing.
Sobre
* Diego Monteiro é
formado em Ciência da Computação pela Universidade Paulista. Em 2009, cofundou
o software de monitoramento de redes sociais Scup, vendido, em 2015, para a
americana Sprinklr. É autor do livro "Monitoramento e métricas de mídias
sociais" (2012) e sócio da Smarty Talks, produtora especializada no
conceito de "micro movies", de vídeos de ficção e documentários para
celular.
Foto - Diego Monteiro:
Reprodução/divulgação.
Fonte: Assessoria de
Imprensa
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