sexta-feira, 17 de agosto de 2018

THEATRO SÃO PEDRO APRESENTARÁ ÓPERA DE JANÁČEK


Durante agosto, por cinco noites o Theatro São Pedro será a casa de Leoš Janáček (1854-1928), compositor tcheco pouco conhecido entre nós, porém, uma das maiores figuras da música eslava contemporânea. Nos dias 17, 19, 22, 24 e 26, sob direção do maestro Ira Levin e direção cênica de Heller-Lopes, a Orquestra do Theatro apresentará, pela primeira vez no Brasil, récitas da ópera “Kátia Kabanová” (1921), a qual, ao lado de “Jenufa”, é considerada obra-prima de Janáček.

A trama da ópera “Kat’a Kabanová” tem, toda ela, o Rio Volga como cenário. No decorrer da récita, será possível identificar uma das características de Janáček, que durante a sua vida dedicada exclusivamente à música compôs utilizando-se de acordes extremamente pessoais. A peça lírica tem como figura central a rebelde Katia, que se condena ao suicídio. Ao casar com Tikhone Kabanov, ela passa a fazer parte de uma família dominada por matriarcado baseado no comércio, no dinheiro e nos preconceitos.

Como em todas as suas criações, nesta obra Janáček mostra, singularmente, a personalidade dos personagens. Assistir a ópera “Kátia Kabanová será ouvir a orquestra narrar a ação e expressar emoções profundas, em um lirismo que leva à grande emoção. A peça foi inspirada no amor do compositor por uma jovem de nome Kamila, sentimento que o levou a criar uma trilogia da condição feminina – as óperas “Kabanová”, “Diário de um Desaparecido”, e o “Primeiro Quarteto para Cordas”, esta obra inspirada na “Sonata a Kreutzer”, de Leon Tolstoi.

O projeto para as apresentações no Theatro São Pedro da ópera Kátia Kabanová, de Leoš Janáček, tem a parceria do Consulado de República Tcheca em São Paulo.

Sobre

Ficha Técnica

Ópera Kátia Kabanová, de Leoš Janáček

Direção Musical, Ira Levin

Direção Cênica, André Heller-Lopes

Interpretação da Orquestra do Teatro

Duração: 02 horas e 15 minutos – inclui um intervalo de 20 minutos

Elenco

Gabriella Pace - Katerina, soprano

Eric Herrero - Boris Grigorjevic Dikoj, tenor

Luisa Francesconi - Varvara, mezzo-soprano

Cláudia Riccitelli - Marfa Ignatevna Kabanova, contralto

Savio Sperandio - Savël Prokofjevic Dikoj, baixo

Giovanni Tristacci - Vania Kudrias, tenor

Vinicius Atique - Kuligin, barítono

Local, Datas, Ingressos

Theatro São Pedro: Rua Albuquerque Lins, 2017, bairro Barra Funda, São Paulo, SP, telefone (11) 3661 6600

Dias e horários: sextas-feiras - dias 17 e 24 de agosto, às 20 horas; quarta-feira – dia 22 de agosto, e aos domingos, dias 19 e 26 de agosto, às 17 horas.

Valor dos ingressos: R$15 a R$80, com desconto de 50% para pessoas acima dos 60 anos de idade e para professores da rede pública estadual, devidamente identificados.

Bilheteria: Rua Barra Funda, 171 (esquina com a Rua Albuquerque Lins, próximo ao Metrô Marechal Deodoro). Atendimento: quarta-feira a sexta-feira, das 12 às 17 horas; sábados, das 10 às 14 horas. Nos dias dos espetáculos, a bilheteria abre duas horas antes do horário de início.

Endereços de Ingressos pela web:

http://theatrosaopedro.org.br/2018/05/28/opera-katia-kabanova-de-leos-janacek/

https://bit.ly/2JgBvNX

Fonte: Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário