quarta-feira, 19 de setembro de 2018

CHEF PARAIBANO ONILDO ROCHA, DO COZINHA ROCCIA, PARTICIPA DO FESTIVAL FARTURA BELO HORIZONTE, NOS DIAS 22 E 23/9


De berço mineiro, a Plataforma Fartura – Comidas do Brasil ultrapassou as barreiras do estado e chegou a todo o Brasil por meio da Expedição Fartura, realizando viagens de pesquisa gastronômica para mapear personagens, produtores, cozinheiros, chefs, receitas, produtos e ingredientes. Elas são a base dos festivais, que também já chegaram a todas as regiões brasileiras.

E nos dias 22 e 23 de setembro, o Festival Fartura – Comidas do Brasil tem sua 5ª edição em Belo Horizonte, na rua Tenente Brito Melo (em frente à Sala Minas Gerais), com a presença de mais de 70 atrações gastronômicas de todas as regiões do país. O chef Onildo Rocha, do Cozinha Roccia, de João Pessoa, irá representar a Paraíba no espaço Conhecimento.

No evento, os visitantes terão a oportunidade de experimentar pratos de chefs, participar de palestras, aulas teóricas e interativas, assistir as cozinhas ao vivo e levar produtos e ingredientes para casa. Além de curtir uma programação artística com shows e performances.

No espaço Chefs e Restaurantes, já estão confirmadas as presenças de Rodolfo Mayer, do Angatu (Tiradentes, MG); Cristóvão Laruça, do Caravela (Belo Horizonte, MG); Flávio Trombino, do Xapuri (Belo Horizonte, MG); e Nati Tussi, do Roister (Porto Alegre, RS). Já o espaço Petiscos, Lanches e Doces tem confirmados: Mariana Oliveira, do Roça Grande (Belo Horizonte, MG); Mazé Lima, do Mazé Doces (Carmópolis de Minas, MG); Caetano Sobrinho, do Caê Restaurante e Bar (Belo Horizonte, MG); Elisa Fonseca, do Bar da Lora (Belo Horizonte, MG); Leo Paixão, do Glouton e do Nicolau Bar da Esquina (Belo Horizonte, MG); Talita Avelino, do Ateliê Talita Avelino (Manaus, AM); Heloísa Bacellar, do Lá da Venda (São Paulo, SP); Danielle Dahoui, do Ruella (São Paulo, SP); Lia Quinderé, do Sucré Pâtisserie (Fortaleza, CE); ); Gustavo Roman, do Pizza Sur (Belo Horizonte, MG); e Rosi Barbosa e Rafa Segura, dos doces de leites Rocca (Pouso Alegre, MG).

As aulas do espaço Cozinha ao Vivo têm a confirmação de Kiki Ferrari, do Chef n'Boss (Belo Horizonte, MG); Carlos Bertolazzi, do Zena Caffè (São Paulo, SP), com arroz de pato; André de Melo, da Mero Hamburgueria (Belo Horizonte, MG); Jaime Barcelos, do Ostradamus (Florianópolis, SC); Eliana Ferreira, do Mercado Ver-o-Peso (Belém, PA), com paella cabocla; Maria Ruth Sousa, do Raízes Gastronômicas (Palmas, PA); Danielle Thomaz (Campo Grande, MS), com carne de jacaré; Júlia Martins, do Espaço Júlia Martins (Belo Horizonte, MG); Ana Estela Marcondes, do Stella Bistrô (Montes Claros, MG); Rafael Pires, do Pacco & Bacco (Tiradentes, MG); Júlia Moura, do Plano B (Tiradentes, MG); e Ilmar de Jesus, do Casa Cheia (Belo Horizonte, MG).

O espaço Conhecimento terá a contribuição de Michele Arroyo, do IEPHA de Belo Horizonte; Eduardo Tristão Girão (Belo Horizonte, MG) e Júlia Souza, da Academia do Café (Belo Horizonte, MG), com degustação de cafés e queijos; André Castro, do Cozinha Authoral (Brasília, DF); e Joanna Martins, do Manioca (Belém, PA). Por fim, espaço Interativo também já tem confirmados: Bernadete Guimarães (Montes Claros, MG); Júlio Lemos, do Papaguth (Vitória, ES); e César Santos, do Oficina do Sabor (Olinda, PE).

Para levar um pouco do Fartura BH para casa, o espaço Produtos e Produtores terá uma série de ingredientes e comidinhas, como o doce de leite Rocco, as conservas do Let’s Eat (Belo Horizonte, MG) e a bala delícia do Xuru (Macacos, MG).

Este ano, os Festivais acontecem do Sul ao Norte, em todas as regiões do Brasil. Já passaram por Porto Alegre (maio), São Paulo e Tiradentes (agosto) e, além de BH, ainda serão realizados em Fortaleza (10 e 11 de novembro), Brasília (24 e 25 de novembro) e Belém (janeiro/19). A Plataforma Fartura também expandiu suas fronteiras e foi atrás de suas origens, em Portugal. Em novembro, acontece a segunda edição do Festival Fartura – Comidas do Brasil Lisboa.

SOBRE A PLATAFORMA FARTURA - COMIDAS DO BRASIL

A Plataforma Fartura – Comidas do Brasil percorre todo o país pesquisando a origem dos ingredientes e seu caminho até a mesa por meio da Expedição Fartura, que já visitou os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal. Todo o conhecimento adquirido é transformado em conteúdo e disponibilizado no site e redes sociais (Facebook e Instagram), vídeos, livros, programas de rádio e em projetos customizados. A Plataforma Fartura - Comidas do Brasil recebeu o prêmio de Inovação em Turismo, do Second Runner-up - United Nation World Tourism Organization.

EXPEDIÇÃO FARTURA

A gastronomia brasileira é farta e rica – por isso a origem do nome da Plataforma. A expedição, desde 2012, apresentou os seguintes números:

- 26 estados e o Distrito Federal visitados, fechando o ciclo do Brasil.

- mais de 70 mil quilômetros percorridos.

- mais de 200 cidades visitadas.

- mais de 550 personagens da culinária brasileira entrevistados.

FESTIVAL FARTURA – COMIDAS DO BRASIL

Os festivais levam o conteúdo da Plataforma ao público, em forma de experiência. Alguns resultados:

- Mais de 185 toneladas de alimentos servidos (2016 e 2017).

- Mais de 10 toneladas de insumos coletados para reciclagem somente em Tiradentes/201

- Mais de 4 mil atividades gastronômicas (1998-2017).

- Mais de 4 mil profissionais da gastronomia (1998-2017).

- Mais de 1.000 apresentações culturais (1998-2017).

- Mais de 700 mil pessoas (1998-2017).

Livros

Cada estado visitado pela Expedição Fartura tem um personagem que a gente não esquece. São produtores, chefs, mercados e receitas que têm aquele tempero a mais. Tudo isso é registrado e lançado em livros premiados nacional e internacionalmente. As publicações já ganharam prêmios como o Jabuti e por duas vezes o Gourmand World Cookbook – principal premiação gastronômica do mundo. As viagens resultaram em quatro livros até o momento.

Filmes

Cada edição da expedição gera vídeos com conteúdos que complementam os registros nos livros. Ao longo de quatro anos, o Fartura registrou inúmeras entrevistas em curta, média e longa metragens que são distribuídos em instituições educacionais, além de estarem disponíveis nas redes sociais. Inscreva-se em nosso canal no YouTube. Um deles recebeu o 1º lugar na 1ª Mostra de Ensaios de Sabores Audiovisuais – MESA, como melhor obra de até 30’.

Programa de rádio

Programas com as descobertas e dicas gastronômicas da curadora Luiza Fecarotta, obtidas durante as Expedições. Rádio CDL FM, 102,9, em Belo Horizonte, de segunda a sexta-feira, três vezes ao dia.

Site e Redes Sociais

O portal Fartura – Comidas do Brasil tem como missão reunir o conteúdo coletado na Expedição e tornar acessível o compartilhamento desse material. No site, assim como nas redes sociais como Facebook e Instagram, encontram-se receitas, vídeos, informações dos festivais, curiosidades gastronômicas e até contato dos produtores.

Conteúdos e viagens customizados

A partir do conhecimento adquirido pela Plataforma, são construídos produtos específicos para empresas dos setores de alimentação, aviação, turismo, entre outros. Os conteúdos são desenvolvidos entendendo a estratégia de marca de cada cliente. Tanta informação compartilhada também possibilitou que a Fartura criasse viagens customizadas.

SERVIÇO:

Festival Fartura – Comidas do Brasil Belo Horizonte

Data: 22 e 23 de setembro

Horários: Sábado, das 12h às 22h. Domingo, das 12h às 20h.

Local: Rua Tenente Brito Melo, 1.090 – em frente à Sala Minas Gerais.

Convites: informações em breve

www.farturabrasil.com.br

facebook.com\farturabrasil

instagram.com\farturabrasil

Fotos/crédito: Nereu Jr. 

Fonte: Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário