INSTITUTO DE ENSINO E PESQUISA APAE DE SÃO PAULO PROMOVE CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS PARA PREPARÁ-LOS NA INCLUSÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA


Mesmo com todo o avanço do acesso à informação e iniciativas de inclusão em todo o mundo, são poucos os profissionais que estão preparados para lidar com pessoas com deficiência no Brasil. Não estar preparado para receber e auxiliar essas pessoas é um problema recorrente não só de espaços públicos, mas de muitos profissionais, inclusive, ligados à educação.

Para capacitá-los, o Instituto de Ensino e Pesquisa APAE DE SÃO PAULO promove o curso "Acessibilidade Cultural: linguagens para inclusão". Com carga de 48 horas, o plano é voltado para profissionais que atuam em diversas frentes como professores de escolas públicas e particulares, pedagogos, profissionais de ONGs e circuitos culturais como museus, artistas plásticos e estudantes de licenciatura em Sociologia e Psicologia, entre outros.

"Queremos preparar esses profissionais para lidarem melhor com a inclusão formal e informal na área de Educação. Durante o curso, vamos desenvolver recursos distintos para que eles criem suas próprias atividades e estejam preparados para trabalhar com pessoas com diferentes deficiências, como auditiva, visual, intelectual, entre outras", explica Marina Baffini*, coordenadora do curso.

O curso "Acessibilidade Cultural: linguagens para inclusão" irá explorar aspectos como recursos semióticos, símbolos inconscientes, multissensorialidade, psicologia e história das deficiências para que os participantes estejam preparados para auxiliar, incluir e desenvolver diferentes estratégias com o intuito de propiciar um ambiente favorável à aprendizagem para todos.

As aulas acontecerão de 17 de setembro a 31 de outubro, às segundas e quartas-feiras, das 19h às 22h, no Instituto de Ensino e Pesquisa APAE DE SÃO PAULO (Rua Loefgren, 2109 – Vila Clementino). Para consultar o valor do curso e se inscrever, acesse:

http://www.lojavirtualapaesp.com.br/produto/2112935/acessibilidade-cultural-linguagens-para-inclusao

*Baffini é pedagoga, pós-graduada em Arteterapia e especialista em Acessibilidade Cultural. Presta serviços de assessoria para museus, instituições culturais e educacionais. Possui artigos publicados no Congresso Internacional de Acessibilidade em Barcelona e na Rede de Educadores de Museus de SP.

Sobre a APAE DE SÃO PAULO

A APAE DE SÃO PAULO é uma Organização da Sociedade Civil, sem fins lucrativos, que há 57 anos, promove o diagnóstico, a prevenção e a inclusão da pessoa com Deficiência Intelectual, produzindo e difundindo conhecimento. Atua desde o nascimento ao processo de envelhecimento, propiciando o desenvolvimento de habilidades e potencialidades que favoreçam a escolaridade e o emprego apoiado, além de oferecer assessoria jurídica às famílias acerca dos direitos das pessoas com Deficiência Intelectual. Pioneiro no Teste do Pezinho no Brasil e credenciado pelo Ministério da Saúde como Serviço de Referência em Triagem Neonatal, o Laboratório APAE DE SÃO PAULO é o maior da América Latina em exames realizados. Por meio do Instituto APAE DE SÃO PAULO, a Organização gera e dissemina conhecimento científico sobre Deficiência Intelectual com pesquisas e cursos de formação. Para colaborar, os interessados podem ligar para: 11-5080-7000, acessar www.apaesp.org.br ou enviar e-mail paraatendimento@apaesp.org.br

Fonte: Assessoria de Imprensa

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem