TEATRO AJUDA REABILITAÇÃO DE PACIENTES NA AACD


O Dia Nacional do Teatro (19/09) reconhece o valor cultural da segunda arte e, na AACD, a dramaturgia agrega benefícios terapêuticos que a prática traz, quando aplicada aos pacientes da Instituição durante os tratamentos. Atualmente, nove integrantes fazem parte do grupo teatral do Centro de Reabilitação, durante os atendimentos divididos pelo setor de Arteterapia e de Psicologia.

A prática tem como objetivo principal trabalhar questões preparatórias para a inserção das pessoas com deficiência no mercado de trabalho, mas os ganhos vão além: desde a melhora da autoconfiança e da autoestima, até uma melhor desenvoltura social, que beneficia não só a obtenção do emprego, mas impacta as relações em geral.

"Hoje temos como enfoque conscientizar estes jovens e prepará-los para inserção social através das experiências vivenciais propostas pelo teatro. Dentre elas, são trabalhadas a autonomia, como se portar mais adequadamente em uma entrevista de emprego, exercícios de linguagem, postura, resoluções de pequenos desafios, entre outras questões", explica Cristina Masiero, supervisora da Psicologia da AACD.

Os encontros do grupo de teatro acontecem uma vez por semana, sempre às quintas-feiras, às 11h35. Os pacientes têm em média 25 anos, com patologias diversas, estando no processo de Reabilitação ou que estiveram e já tiveram alta da instituição.

Sobre a AACD

A AACD possui uma infraestrutura completa, composta por um hospital ortopédico, centros de reabilitação e oficinas para fabricação de próteses e órteses dedicadas à reabilitação e habilitação de pessoas com deficiência física e mobilidade reduzida. A Instituição oferece atendimento especializado para pacientes de todas as idades, do SUS, particular e de convênios e conta, ainda, com a área de Educação e Pesquisa, que dissemina os conhecimentos adquiridos ao longo de sua história aos profissionais de todo o País. Acesse: www.aacd.org.br

Fonte: Assessoria de Imprensa

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem