NÚCLEO DE DRAMATURGIA SESI-BRITISH COUNCIL COMEMORA 10 ANOS NESTE OUTUBRO COM PROGRAMAÇÃO ESPECIAL


Vencedor do 28º Prêmio Shell de Teatro na Categoria Inovação, o Núcleo de Dramaturgia Sesi-British Council celebra uma década de atividade ininterrupta na formação de jovens dramaturgos neste mês de outubro. Sob o tema "Dramaturgia e Experiência", o Ciclo deste ano discute a diferença entre experiência e experimento em uma série de eventos com convidados do cenário nacional e internacional entre os dias 16 a 20 de outubro no Centro Cultural Fiesp.

A programação começa com a palestra "A aventura nômade da escrita" do filósofo húngaro Peter Pál Pelbart nesta terça-feira, dia 16, às 20h, no palco do Teatro do Sesi-SP. Após o encontro, o público será convidado para o coquetel de lançamento do livro "Sala de Trabalho". Escrito pela coordenadora do curso Marici Salomão, o livro conta com entrevistas, fotos e registros que sintetizam e eternizam toda a experiência de Marici a frente destes 10 anos de Núcleo.

"Quando emergiu o Núcleo de Dramaturgia Sesi-British Council, praticamente não havia formação na área no Brasil, exceção feita à Escola Livre de Teatro (ELT) de Santo André. Dez anos passados, o Núcleo consolidou-se como referência, com um programa exclusivo de aulas, plantões individuais, ciclo com convidados brasileiros e estrangeiros, mesas redondas e leituras dramáticas. Um projeto único que inspirou a criação de mais dois no país, um em Curitiba e, mais recentemente, outro no Rio de Janeiro", comenta Marici.

Na ocasião também serão lançados dois volumes de textos dos autores da 9ª turma do Núcleo de Dramaturgia Sesi-British Council. Os três títulos são publicações da Sesi-SP Editora.

De 17 a 19 de outubro, o ator, dramaturgo, diretor e pesquisador Matteo Bonfitto dará o workshop "Dissecando experiências: ambivalências dramatúrgicas", das 19h às 22h30. Partindo do exame de trechos de "O Espectador Emancipado", de Jacques Rancière, e de trabalhos de outros autores, a oficina propõe um olhar teórico e prático sobre questões relacionadas à dramaturgia contemporânea, como realidade e ficção, personagem, intertextualidade e teatralidade. 

Sobre a responsabilidade de conduzir o curso ao lado de Marici desde 2013, o assistente César Baptista comenta que "um projeto artístico-pedagógico como o do Núcleo, não se estabelece do dia para a noite nem se sustenta por um impulso isolado. Ele precisa de diversos pontos de apoio: das instituições envolvidas, de pessoas que trabalhem em equipe, de parcerias em vários campos do saber, mas sobretudo de pessoas que estejam imbuídas de uma vontade da experiência na escrita que transcenda muitas condições adversas que nos atravessam. Sem todos os dramaturgos e dramaturgas que passaram pelo Núcleo, essa década não seria possível".

Para encerrar as comemorações, o 10º Ciclo convida os dramaturgos e ex-alunos do Núcleo Zen Salles (autor de "Pororoca", 2ª turma), Gustavo Colombini ("O Silêncio Depois da Chuva", 3ª turma), Angela Ribeiro ("Refluxo", 7ª turma) e Carol Pitzer ("Enquanto Ela Dormia", 8ª turma) para dividirem suas experiências antes, durante e depois da passagem pelo curso. O bate-papo com o público será realizado dia 20, às 16h, com mediação da dramaturga, atriz e diretora convidada Michelle Ferreira.

"A nós, pedagogos-artistas, resta apenas acionar a escuta e caminhar juntos sem bússola nesse impossível mapa da dramaturgia ", finaliza César Baptista.

SOBRE

OS PARTICIPANTES

Marici Salomão:
 dramaturga, curadora, crítica, jornalista e coordenadora do Núcleo de Dramaturgia Sesi-British Council desde 2008.

Peter Pál Pelbart: filósofo, ensaísta e professor titular de filosofia contemporânea na Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP). Escreveu principalmente sobre loucura (na filosofia e na literatura, com intersecções na psicanálise), tempo (na obra de Deleuze, com desdobramentos no cinema e na política), subjetividade e biopolítica.

Matteo Bonfitto: ator-performer, escritor-dramaturgo, diretor, pesquisador na área de Artes da Cena e docente da Unicamp. É autor de vários artigos e livros sobre o trabalho do ator e do performer, tais como "O Ator Compositor" (2002, 2009); "A Cinética do Invisível" (2009), publicado também em inglês ("The Kinetics of the Invisible" by Peter Lang Publishing House), e "Entre o Ator e o Performer" (2013), todos publicados pela Editora Perspectiva. É um dos fundadores do Performa Teatro.

Carol Pitzer: dramaturga formada pela SP Escola de Teatro e integrante da 8ª turma do Núcleo de Dramaturgia SESI-British Council. Seu texto Enquanto Ela Dormia foi selecionado para montagem em 2017 e estreou no Centro Cultural FIESP, com direção de Eliana Monteiro.

Gustavo Colombini: dramaturgo e diretor teatral formado pela Universidade de São Paulo (ECA/USP). Integrou a terceira turma do Núcleo de Dramaturgia SESI-British Council. Dentre os textos de sua autoria, destaca-se O Silêncio Depois da Chuva, indicado ao Prêmio Shell de Teatro de São Paulo na categoria de Melhor Autor e Colônia, indicada ao prêmio APCA de Dramaturgia.

Zen Salles: jornalista e dramaturgo. Destacou-se por peças como Genet, o Poeta Ladrão, Tadzio e Pororoca, montado pelo Núcleo de Dramaturgia Sesi-British Council.

Michelle Ferreira: atriz, dramaturga, roteirista e diretora. Foi duas vezes finalista do Prêmio Luso-Brasileiro de Dramaturgia (2009 com Reality Final e 2011 com Tem Alguém que Nos Odeia). Escreveu e dirigiu Os Adultos Estão na Sala e foi indicada ao Prêmio Shell de melhor autora em 2013.

 NÚCLEO DE DRAMATURGIA SESI-BRITISH COUNCIL

O Núcleo de Dramaturgia Sesi-British Council foi lançado em 2008, a partir de uma parceria estabelecida entre as instituições com o objetivo de descobrir novos dramaturgos e desenvolver suas habilidades na escrita. O projeto estimula a invenção e descoberta de novos paradigmas para a criação de dramaturgias que expressem diferentes visões de mundo, linguagens e experimentações estéticas, livres dos padrões do teatro tradicional e comercial.

Inspirados nessa prática pedagógica, foram criados o Núcleo de Dramaturgia Sesi-Teatro Guaíra, no Paraná, em 2009, e o Núcleo de Dramaturgia Sesi Cultural, no Rio de Janeiro, em 2014, comprovando a capacidade de replicação de boas práticas em outros centros importantes de produção teatral.

Serviço:

10º Ciclo do Núcleo de Dramaturgia do Sesi-British Council

Período: 
de 16 a 20 de outubro de 2018

Local: Centro Cultural Fiesp (av. Paulista, 1313 – em frente à estação Trianon-Masp do Metrô)

Grátis. Mais informações em www.sesisp.org.br

Palestra "A aventura nômade da escrita" Com Peter Pál Pelbart

Data: 16 de outubro (terça-feira)

Horário: 20h

Duração: 90 minutos

Local: Teatro do Sesi-SP | Centro Cultural Fiesp (av. Paulista, 1313 – em frente à estação Trianon-Masp do Metrô)

Grátis. Reservas antecipadas online pelo site www.sesisp.org.br/meu-sesi a partir do dia 8 de outubro. Ingressos remanescentes serão distribuídos no dia do evento, a partir das 13h, na bilheteria do Teatro.

Lançamento dos livros "Sala de Trabalho", de Marici Salomão, e dos textos da 9ª turma do Núcleo de Dramaturgia SESI-British Council (Sesi-SP Editora)

Data:
 16 de outubro (terça-feira)

Horário: 21h30

Local: Centro Cultural Fiesp (av. Paulista, 1313 – em frente à estação Trianon-Masp do Metrô)

Grátis. Reservas antecipadas online pelo site www.sesisp.org.br/meu-sesi a partir do dia 8 de outubro. Ingressos remanescentes serão distribuídos no dia do evento, a partir das 13h, na bilheteria.

Workshop "Dissecando experiências: ambivalências dramatúrgicas" 
Com Matteo Bonfitto

Datas: de 17 a 19 de outubro (quarta a sábado)

Horários: das 19h às 22h30

Carga horária: 10 horas e meia

Local: Sala de ensaio | Centro Cultural Fiesp (av. Paulista, 1313 – em frente à estação Trianon-Masp do Metrô)

Grátis. Interessados devem enviar CV e Carta de Interesse para artescenicas@sesisp.org.br até 5 de outubro. Serão oferecidas quatro vagas para público externo.

Bate-Papo"Experiência e experimentação nas novas dramaturgias"
Com Ângela Ribeiro, Carol Pitzer, Gustavo Colombini e Zen Salles, e mediação de Michelle Ferreira

Data: 20 de outubro (sábado)

Horário: 16h

Capacidade: 30 vagas

Local: Sala do Educativo | Centro Cultural Fiesp (av. Paulista, 1313 – em frente à estação Trianon-Masp do Metrô)

Grátis. Reservas antecipadas online pelo site www.sesisp.org.br/meu-sesi a partir do dia 8 de outubro. Ingressos remanescentes serão distribuídos no dia do evento, a partir das 13h, na bilheteria.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem