ROTEIRO PELAS CAFETERIAS DE BELO HORIZONTE COMEÇA NESTA SEGUNDA-FEIRA



Não há dúvidas de que sabor, textura, aroma e cremosidade são itens indispensáveis a um bom café. Os apaixonados pela bebida, além do prazer na degustação, se interessam pela origem dos grãos e pelas técnicas de preparo. Foi exatamente neste contexto que nasceu o circuito Café da Semana, para fomentar um novo olhar sobre a cultura do café, além de divulgar a riqueza de Minas Gerais enquanto maior estado produtor do Brasil. A 4ª edição do Café da Semana faz parte da Semana Internacional do Café (SIC) e será lançada nesta segunda-feira, dia 8 de outubro, um mês antes do maior encontro da cadeia produtiva no Brasil e segue até o dia 11 de novembro.
Em sua quarta edição, o projeto conta com a participação de 23 casas integrantes do melhor roteiro de cafés especiais, dentre eles: a Academia do Café, A Pão de Queijaria, Armazém e Empório Du Carmo, Café Magri, Copo Café Especial. “Os apaixonados pelo café terão a oportunidade de desfrutar de experiências sensoriais ricas, experimentando harmonizações exclusivas e especialidades dessas casas”, destaca Mariana Proença, diretora de conteúdo da Café Editora e uma das organizadoras do evento.
As cafeterias participantes servem cafés de diferentes regiões mineiras, como Cerrado Mineiro, Mantiqueira de Minas, Matas de Minas, Sul de Minas e Chapada de Minas. As características de cada uma são bem diferentes. “O Cerrado, com uma agricultura de base empresarial e altamente tecnificada; a Mantiqueira com uma agricultura tradicional, mas estruturada e com utilização de técnicas avançadas na produção de cafés de qualidade; e ainda as Matas de Minas com a cafeicultura baseada na agricultura familiar, processos artesanais de produção e baixo índice de tecnologia empregada”, detalha Priscilla Magalhães Gomes Lins, Gerente Unidade Agronegócio, do Sebrae.
Ela acrescenta que tais regiões estão totalmente engajadas e renovadas na vontade de mostrar para o Brasil e o mundo o que elas têm de diferente e melhor. Com seu propósito claro e verdadeiro, cada região segue seu caminho de sucesso. “E elas evoluem a cada dia na qualidade e na credibilidade dos seus cafés de origem”, diz.
Sobre a Semana Internacional do Café
A Semana Internacional do Café (SIC) é uma iniciativa do Sistema FAEMG, Café Editora e Sebrae. Reunirá de 7 a 9 de novembro de 2018, no Expominas, em Belo Horizonte, Minas Gerais, toda a cadeia produtiva do setor cafeeiro nacional e internacional, em prol do crescimento social e economicamente sustentável do produto brasileiro.
O encontro envolve cafeicultores, torrefadores, classificadores, exportadores, compradores, fornecedores, empresários, baristas, proprietários de cafeterias e apreciadores. Durante os três dias são realizados mais de 25 eventos simultâneos focados nas áreas de Mercado & Consumo, Conhecimento & Inovação e Negócios & Empreendedorismo.
Receberá neste ano os mundiais de café World Coffee in Good Spirits Championship (drinques alcoólicos com café) e World Latte Art Championship (desenho no café com leite), World Brewers Cup (preparo de café) e World Cup Tasters Championship (prova de café) organizados pela World Coffee Events e com o National Body da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA).
Roteiro 4ª edição Café da Semana:
8 de outubro a 11 de novembro
Cafeterias participantes:
SAVASSI:
1.      A PÃO DE QUEIJARIA
2.      ACADEMIA DO CAFÉ SAVASSI
3.      BRAGA PÃO DE QUEIJO
4.      COPO CAFÉ ESPECIAL
5.      INTELLIGENZA
6.      LULLO GELATO
7.      OOP COFFEE
8.      YES, NÓS TEMOS CAFÉ
SANTO ANTÔNIO
9.      NOETE CAFÉ CLUBE
CENTRO
10.  CAFÉ 104
11.  COFICE
FUNCIONÁRIOS
12.  ACADEMIA DO CAFÉ
13.  CAFETERIA DO PRODUTOR
14.  FLORESÇA CAFÉ
MANGABEIRAS / ANCHIETA
15.  ROÇA CAPITAL
16.  CAFETERIA DA FAZENDA
SANTO AGOSTINHO / LOURDES
17.  ARMAZÉM E EMPÓRIO DU CARMO
18.  CAFÉ MAGRÍ
SANTA EFIGÊNIA
19.  CAFÉ JUAREZ
20.  EMPÓRIO PALATO
PAMPULHA
21.  SLOW COFFEE BH
BELVEDERE
22.  CAPPUCCINI
CONTAGEM
23.  CAFETERIA WILL COFFEE

Patrocinadores
A SIC tem como patrocinadores Diamante o Sistema Ocemg, Sescoop e OCB.
Serviço
Semana Internacional do Café 2018
De 7 a 9 de novembro
Das 11h às 20h
Expominas, Belo Horizonte (MG)
Facebook e Twitter: @semanadocafe
Instagram @semanainternacionaldocafe
Fonte/Fotos-reprodução/divulgação: Assessoria de Imprensa

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem