GRANDE NOME DO SURREALISMO, JOAN MIRÓ É BIOGRAFADO EM DOCUMENTÁRIO INÉDITO


O artista espanhol Joan Miró é considerado um dos principais nomes das artes no mundo. Pintor e escultor, ele se tornou conhecido pelas obras que ultrapassam fronteiras e que se tornaram marcos do Surrealismo. Um dos casos raros de artista vanguardista que ganhou amplo reconhecimento ainda em vida, Joan Miró recebeu a Medalha de Ouro de Belas Artes das mãos do então rei da Espanha, Juan Carlos I, em 1980, três anos antes de sua morte. A trajetória do artista é revelada em “Joan Miró de perto”, documentário inédito no Brasil que o Curta! exibe com exclusividade. No filme, Joan Punyet Miró, neto do artista, mostra o estúdio do avô (hoje administrado por ele) e revela materiais inéditos sobre a obra e a vida dele. Estreia na Terça das Artes, 4, às 21h45.
EPISÓDIO INÉDITO DE “INHOTIM ARTE PRESENTE” VAI A BERLIM CONHECER O ESTÚDIO DE OLAFUR ELIASSON
O artista dinamarquês-islandês Olafur Eliasson é o personagem da semana no episódio inédito de “Inhotim Arte Presente”. Ele se tornou conhecido mundialmente pelas esculturas e instalações artísticas em larga escala. O programa visita o Studio Olafur Eliasson, em Berlim. Fundado em 1995, a instituição reúne cerca de 90 profissionais de diferentes áreas, que auxiliam o artista na criação de suas obras, muitas delas relacionadas à mudança climática. Estreia na Terça das Artes, 4, às 23h.

Segunda da Música – 03/12
21h30 - “Vinicius” (Documentário)    
A essência criativa de Vinicius de Moraes, artista e filósofo do cotidiano, e as transformações do Rio de Janeiro são mostradas em raras imagens de arquivo, entrevistas e performances de muitos dos seus clássicos. Diretor: Miguel Faria Jr.. Duração: 120 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 4 de dezembro, terça-feira, às 1h30 e às 15h30; 5 de dezembro, quarta-feira, às 9h30.
  
Terça das Artes - 04/12
21h45 - “Joan Miró de perto” (Documentário)
Joan Miró é uma figura icônica no mundo artístico. Este documentário conta com a importante colaboração de Joan Punyet Miró, seu neto, para acessar o estúdio do artista e revelar arquivos nunca vistos. Diretor: Albert Solé. Duração: 52 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 5 de dezembro, quarta-feira, às 1h45 e às 15h45; 6 de dezembro, quinta-feira, às 9h45; 8 de dezembro, sábado, às 23h.
23h – "Inhotim Arte Presente” (Série) – Episódio “Olafur Eliasson”
Visitamos o Studio Olafur Eliasson, em Berlim, enquanto o artista revela sua preocupação com as mudanças climáticas e seu peculiar entendimento da realidade. Diretor: Pedro Urano. Duração: 52 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 5 de dezembro, quarta-feira, às 3h; 6 de dezembro, quinta-feira, às 11h; 8 de dezembro, sábado, às 11h.
Quarta de Cinema - 05/12
20h - A faixa “A Vida é Curta!” traz três curtas-metragens que abordam o tema “passado” e tem a estreia de “Borscht – Uma Receita Russa”
Borscht – Uma Receita Russa (Ficção)
Duas irmãs e seus maridos fogem da Revolução Russa e da Alemanha nazista para o Brasil. Nos anos 1960, dividem uma casa em São Paulo. Conflitos amorosos, aliados ao pendor russo para a boemia e o descomedimento, criam uma narrativa típica dos folhetins de Nelson Rodrigues. Diretora: Marina Quintanilha. Duração: 18 min. Classificação: livre.

A Cidade (Documentário)
Carmem Dametto tem 72 anos e é psiquiatra. Atende os seus pacientes no consultório localizado no térreo de sua ampla casa, onde também vive Marcela, sua filha, que sempre nadou na piscina do jardim. Diretora: Liliana Sulzbach. Duração: 15 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 6 de dezembro, quinta-feira, à 0h20 e às 14h20; 7 de dezembro, sexta-feira, às 8h20; 8 de dezembro, sábado, às 14h20.

Abigail (Ficção)
Abigail Lopes une os pontos de um mapa humano que conecta indigenismo e candomblé. O avesso do inverso, uma casa aberta de memórias quase extinta. Diretoras: Isabel Penoni e Valentina Homem. Duração: 16 min. Classificação: livre. Horários alternativos: 6 de dezembro, quinta-feira, à 0h40 e às 14h40; 7 de dezembro, sexta-feira, às 8h40; 8 de dezembro, sábado, às 14h40.
23h30 – "Nós, documentaristas” (Série) – Episódio “Joel Zito”
No episódio, o cineasta e pesquisador Joel Zito Araújo, responsável por obras como “Retrato em Preto e Branco”, “Raça” e "A Negação do Brasil", fala a respeito do processo de criação de seus filmes. Diretora: Susanna Lira. Duração: 26 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 6 de dezembro, quinta-feira, às 3h30; 7 de dezembro, sexta-feira, às 11h30; 8 de dezembro, sábado, às 21h20.
Quinta do Pensamento - 06/12
21h - “José e Pilar” (Documentário)  
Relato sobre a vida do grande escritor português José Saramago e de sua mulher Pilar del Rio, enquanto ele termina um de seus livros em sua casa na Espanha. O cotidiano simples e amoroso do casal é retratado de forma singela e direta. Diretor: Miguel Gonçalves Mendes. Duração: 127 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 7 de dezembro, sexta-feira, às 1h e às 15h; 8 de dezembro, sábado, às 6h35; 9 de dezembro, domingo, às 17h30.
Sexta da Sociedade - 07/112
21h35 – “Piripkura” (Documentário)
Dois indígenas nômades, do povo Piripkura, sobrevivem cercados por fazendas e madeireiros numa área ainda protegida no meio da Floresta Amazônica. O filme é um dos pré-indicados ao Oscar de melhor documentário longa-metragem. Diretores: Renato Terra, Bruno Jorge e Mariana Oliva. Duração: 82 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 8 de dezembro, sábado, à 1h35 e às 9h25; 9 de dezembro, domingo, às 20h25; 10 de dezembro, segunda-feira, às 15h35.
23h – “Palmares: Coração Brasileiro, Alma Africana” (Série) – Episódio “A Conexão Africana”
Depois de derrotados militarmente, chefes africanos se transformam em fornecedores de escravos. O continente africano se divide, se destrói. Mas a resistência nunca deixou de existir. Diretor: José Carlos Asberg e Luiz Arnaldo Campos. Duração: 52 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 8 de dezembro, sábado, às 3h05 e às 12h; 9 de dezembro, domingo, às 23h; 10 de dezembro, segunda-feira, às 17h.
Sobre o Curta!
Dedicado às artes, à cultura e às humanidades, o Curta! é um canal independente que acolhe a experimentação e se orgulha de ser um parceiro dos realizadores, artistas, criadores e produtores. Com o compromisso de transmitir 12 horas por dia de programação nacional independente, o canal pauta a sua programação pelos seguintes temas: música, dança, teatro, artes visuais, arquitetura, metacinema, filosofia, literatura, história política e sociedade.
O Curta! pode ser visto nos canais 56 e 556 da NET e da Claro TV, no canal 75 da Oi TV e no canal 664 da Vivo, oferecido à la carte pela operadora. Siga o Curta! nas redes sociais: www.facebook.com/CanalCurtahttps://twitter.com/canalcurta e www.youtube.com/user/canalcurta. Saiba mais em http://www.canalcurta.tv.br
Fonte/Imagem-reprodução/divulgação: Assessoria de Imprensa


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem