ATOR ANDRÉ RAMIRO DÁ VOZ A AUDIOLIVRO DE HISTÓRIA QUE DEVE SER UMA DAS GRANDES CONCORRENTES AO OSCAR EM 2019



O celebrado filme de Spike Lee Infiltrado na Klan, que traz o ator John David Washington, filho do também ator Denzel, no papel principal, estreou nas telonas nacionais no dia 22 de novembro. O filme foi inspirado no livro homônimo, escrito por Ron Stallworth, primeiro detetive negro da história do Departamento de Polícia de Colorado Springs, e publicado no Brasil pelo Grupo Editorial Pensamento, pelo selo editorial Seoman. Antenado com os acontecimentos culturais e com as novidades do segmento editorial, o Ubook, maior plataforma de audiolivros por streaming da América Latina, também já disponibiliza o livro falado desta obra. A startup brasileira foi a responsável por toda a produção do audiolivro, cuja história ganhou vida na voz do ator André Ramiro.
O enredo é sobre a história do próprio Ron Stallworth, que conseguiu, em 1978, se infiltrar na Ku Klux Klan local. Ele se comunicava com os outros membros do grupo por meio de telefonemas e cartas, quando precisava estar fisicamente presente enviava um outro policial branco no seu lugar.
Esse foi o início de uma das investigações secretas mais audaciosas e incríveis da história dos Estados Unidos. Durante os meses da operação, Stallworth sabotou vários rituais da famosa queima de cruzes da Klan, frustrou planos de detonar bombas em bares e boates gays ou frequentados por negros, além de revelar a presença de supremacistas brancos nas Forças Armadas e no Comando de Defesa Aeroespacial Americano, chegando até a enganar o próprio David Duke, o Grande Mago da KKK.
“Buscamos sempre estar conectados com os lançamentos do mercado editorial, para que os consumidores de audiolivro também encontrem na versão falada as grandes novidades que as editoras estão publicando no momento, ou mesmo os títulos que se encontram nas listas dos mais vendidos”, conta Cristina Albuquerque, gerente de conteúdo do Ubook. Ela enfatiza ainda a importância da produção em tempo ágil. “As versões em áudio requerem, além do tempo da narração, todo um trabalho de revisão que vai da qualidade do áudio gravado até a checagem de palavra por palavra do livro impresso” complementa Cristina.
Quem dá voz ao audiolivro é o ator André Ramiro, o “aspira” André Mathias do Filme Tropa de Elite e Tropa de Elite 2. “Ramiro teve uma atuação memorável quando fez o policial nestes filmes, que também passou pela experiência de ser um infiltrado. Ninguém melhor do que ele conseguiria trazer, apenas com a voz, a carga emotiva necessária que esta obra requer”, indica Cristina.
Como ator, Ramiro elogia a vivência do audiolivro. “Trabalhar com narração de audiolivro é uma experiência muito instigante, pois precisamos passar todas as emoções pela voz”, conta. Sobre o enredo, o ator ressalta a importância desta obra. “Infiltrado na Klan é uma história de coragem e busca por justiça, que traz à tona um rastro de ódio ainda perene no contemporâneo. Dar voz a ela neste momento é por luz em todo o horror proporcionado pela ignorância, que deve ser combatida não com armas, mas com as melhores das ferramentas que a sociedade possui para a construção de um mundo melhor: a educação e a cultura. É por isso que o registro histórico é relevante, e é através da ampliação da distribuição deste conteúdo que conseguimos atingir mais pessoas. Neste sentido, o audiolivro é ainda bem interessante, porque permite que as pessoas possam ouvir a história enquanto estão no trânsito, praticando atividades físicas ou realizando outros afazeres, ampliando o acesso das pessoas à literatura”, comenta.
Eclético, André Ramiro está no elenco da segunda temporada de Rio Heroes, exibida pela Fox, na qual interpreta o Basílio. Na Globo e na GloboPlay, o ator está no ar na série Ilha de Ferro, vivendo o cozinheiro Norato. Além disso, esteve em cartaz até o mês passado no teatro no Rio de Janeiro, em sua estreia em musicais como Dom Pepe em "O Frenético Dancin' Days". André também irá dirigir um documentário sobre o maratonista Ivanildo Dias de Souza. As filmagens devem começar em 2019.
Infiltrado na Klan é uma história verídica inacreditável, nos moldes de um thriller policial, e um retrato vívido do racismo, das ações terroristas da KKK e dos extraordinários heróis que ousaram enfrentá-la. A adaptação cinematográfica dirigida por Spike Lee foi bastante celebrada pelo público internacional, foi premiada com o Grand Prix de Cannes (Prêmio do Júri) e segue firme como candidata a várias categorias do próximo Oscar, entre elas Melhor Filme, Melhor Diretor e Melhor Roteiro Adaptado. É tanto que já é considerado um de seus melhores filmes – se não, o melhor. 
O filme do Spike Lee alavancou a venda do livro e o colocou na lista dos mais vendidos nos Estados Unidos. Segundo Carolina Riedel, diretora comercial e marketing do Grupo Editorial Pensamento, o feito deve se repetir também no Brasil. “É claro que um filme com uma boa crítica sempre favorece as vendas do livro que inspirou a história.  Contudo, acreditamos no potencial deste título, não apenas pelo filme, mas principalmente pela trama atraente que proporciona um importante paralelo com os eventos políticos atuais”, pondera.
Carolina conta ainda que o livro só pôde ser escrito porque Stallworth desrespeitou seus superiores. “Logo após o fim da operação, seu chefe mandou que destruísse tudo sobre o assunto, mas ele manteve suas anotações e, depois de sua aposentadoria, escreveu a obra”, explica.
Não à toa, a obra foi escolhida para ser o livro do mês de novembro do Ubook Box, serviço de assinatura da plataforma brasileira que inclui, além do livro impresso, uma listagem sugerida de audiolivros e podcasts sobre o tema.
Sobre o Ubook: Criado em 2014, o Ubook já é o maior aplicativo de audiolivros por streaming da América Latina. São mais de 15 mil títulos disponíveis no catálogo, entre livros, revistas, cursos e palestras; e mais de seis milhões de usuários registrados. O conteúdo pode ser acessado pelo website ou pelos aplicativos disponíveis para iOS e Android. Ele funciona como o Netflix para vídeos ou o Spotify para música: por um valor mensal é possível ter acesso ilimitado a todo o catálogo através do aplicativo. Encontre mais informações sobre o Ubook em www.ubook.com
Fonte/Foto-reprodução/divulgação: Assessoria de Imprensa

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem