FESTIVAL DE INOVAÇÃO SOCIAL REALIZA TERCEIRA EDIÇÃO NO GRAJAÚ COM PALESTRAS, SHOWS E OFICINAS


O Festival Red Bull Amaphiko chega à terceira edição para reunir, fortalecer e celebrar inovadores sociais. O evento é gratuito e acontece dias 15 e 16 de dezembro, no Centro Cultural Grajaú. Este ano, pela primeira vez, ele sai do Red Bull Station, no centro de São Paulo, e vai para o extremo sul da cidade de São Paulo, com a intenção de reconhecer um território que já inova socialmente há bastante tempo. A programação conta com oficinas, performances, painéis, rodas de conversa, exibição de filme, exposições, shows, intervenções e feira.

Os curadores do festival são de coletivos que atuam na região. Foto: Fábio Piva / Red Bull Content Pool

Durante os dois dias, a programação contará com oficinas de moda consciente, elaboração de projetos, autocuidado e permacultura; rodas de conversa com pessoas referência no empreendedorismo (como Adriana Barbosa, da Feira Preta), líderes locais (como Jera Guarani, índia da aldeia Tenondé Porã) e feira com empreendedores da região. O skatista Sandro Dias fará a inauguração de uma pista de skate no bairro, como parte do projeto Red Bull Do It Yourself e também estará no festival para contar sobre a ação.

Entre as atrações musicais, haverá roda de samba com integrantes dos grupos Pagode da 27, Samba da Praça e outros grupos da região. O coletivo Graja Minas convida a rapper Drik Barbosa para um show, e o evento se encerra com a festa de dancehall Jah!spora, com participação de Lei di Dai, empreendedora social criadora do Gueto pro Gueto e rainha brasileira do dancehall.

Em conjunto

Acreditando no poder da construção coletiva, a Red Bull Amaphiko convidou cinco coletivos locais para fazerem a curadoria de todo o festival. São eles: Periferia em Movimento, Nóis por Nóis, Casa Ecoativa, Imargem e Abebé, além do produtor independente Leandro Sequelle. A proposta do evento é mostrar o que já há de potente no Grajaú e, por isso, grande parte da agenda será composta por artistas e empreendedores da região.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO
FESTIVAL RED BULL AMAPHIKO:

 Dia 15/12

Calçadão

11h00 - 11h30: Apresentação com grupo de Capoeira Semente do Jogo de Angola
11h30 às 19h: Feira de Alimentação Saudável: Produtos orgânicos, artesanais e outras delícias da gastronomia grajauense.
Intervenções:
·  Lixeiras-obra, artista Alexandre Quincas: lixeiras unindo estética, utilidade e reutilização de materiais descartados.
·  Barco à vela, projeto Navegando nas Artes: barco da iniciativa que promove vivências náuticas na Represa Billings
·  Painéis de grafite, coletivo Imargem
·  Ambulante Marginal: uma obra de arte móvel e multimídia, inspirada nas formas de comunicação populares atuantes no Grajaú.
 12h - 14h: Alimentando Pontes: troca de saberes com chefes de cozinha do lado de lá da ponte com chefes do lado de cá da ponte.
14h30 - 16h: Debate-papo: deserto alimentar - Roda de conversa sobre a comercialização e acesso à alimentação natural e orgânica nas quebradas.

Cinema


11h30 - 13h: Debate-papo - Reinventar para resistir: trajetórias de quem vive do que acredita e a importância de se reinventar no meio do caminho. Com Salloma Salomão, Dorothy de Souza e Jerá Guarani. Mediação de Cristiane Rosa.
14h - 15h30: Papo-reto - Extremo Sul: identidades, território e resistência. Papo com quem está por trás das iniciativas e como percebem as suas atuações no território. Com Pantchos Hamburgueria / Espaço Cultural Cazuá / A Bordar Espaço Terapêutico / Escritureiros / Perifeminas / Navegando nas Artes
15h30 - 16h: Debate-papo - Skate na quebrada com Sandro Dias e Douglas Fontes
16h - 17h: Papo-reto - Extremo Sul: identidades, território e resistência com Boom Box / Jerry Batista / Cooperpac / Asé Ylê do Hozooane / Quebramundo
17h - 17h30 - Documentário “O Olhar do Trabalho - A Outra Face do Lixo”, por Núcleo Pele
17h30 - 19h: Debate-papo - Redes que fortalecem o trampo: Como as redes se formam e quais os desafios para mantê-las unidas por um objetivo comum. Com Ciléia Biaggioli (Teatro Rocokóz) / Adriana Barbosa (Feira Preta) e Leandro Sequelle.

Saguão

11h - 19h: Exposições - Imargens Humanas (Imargem) e O Poder Feminino (Abebé)

Teatro


14h - 16h: Oficina - Como tirar sua ideia do papel: estruturar projetos com metodologias facilitadas, aplicativos e ferramentas acessíveis
17h - 19h: Oficina - Audiovisual para todxs: técnicas do cinema de maneira facilitada, em busca do empoderamento tecnológico.

Sala Vermelha


14h - 16h: Oficina - Saberes ancestrais: vivência afro-indígena e socioambiental sobre natureza, pessoas e sustentabilidade.
17h - 19h: Oficina - Constelação familiar: Introdução aos conceitos dessa reveladora e potente técnica de ressignificação de sentimentos.

às 9h: inauguração da pista de skate no Parque Linear Cantinho do Céu, com o skatista Sandro Dias

Dia 16/12

Calçadão

11h30 às 19h:
Feira de Alimentação Saudável: Produtos orgânicos, artesanais da gastronomia grajauense.
11h30 às 21h
Feira de empreendedores locais: gastronomia, artesanato, moda e outros talentos da economia local do Grajaú.
 
Calçadão (Palco)

12h - 13h: Roda de samba - Guga Samba e Cia convida Edynho Oliveira, Carlos Café (100 kaô/Emicida), Ricardo Rabello (Pagode da 27), Gustavo Silva e Renato Idalino (Samba da Praça Grajaú)
14h30 - 15h30: Aula de dança com os fellows da Red Bull Amaphiko: Flora Bitancourt (Movimentarte), Lucas Santos (Favela em Dança) e Rubens Oliveira (Gumboot). Três empreendedores sociais que utilizam estilos de dança diferentes em seus projetos.
17h30 - 18h30: Graja Minas convida Drik Barbosa
O grupo formado por MCs, cantoras e articuladoras culturais convida a rapper para apresentarem canções autorais, enaltecendo a resistência feminina.
20h - 21h30: Festa Jah!spora convida Lei di Dai
Festa que celebra a igualdade, coletividade e diversidade com os ritmos dancehall, afrobeats, hip-hop e funk e para esta edição convidam a cantora Lei di Dai, referência do dancehall brasileiro e fellow Red Bull Amaphiko com o projeto Gueto pro Gueto. Existência, resistência e coletividade. Brasil, Jamaica e África, juntxs na pista.

Calçadão (Arena)


11h - 12h: Contação de História - Chico contador e a arte de contar histórias no bom e velho estilo caipira de ser. Com projeto De Canto em Canto - De Conto em Conto
13h30 - 14h30: Um show de variedades Palhacísticas. Com Teatro de Rocokóz
16h30 - 17h30: Sarau das Pretas: a cultura, o feminino e o ancestral nas palavras, tambores e corpos de mulheres negras.
19h - 20h: Batalha de conhecimento com Grajaú Rap City

Teatro/Jardim


11h - 12h: Oficina - Permacultura urbana: introdução a técnicas de permacultura urbana com foco para pequenos espaços como compostagem, hortas e cisternas.
13h - 14h: Oficina - Ginecologia natural: Saúde feminina e ferramentas para buscar autoconhecimento, autocuidado e autonomia.
14h30 - 15h30: Debate-papo - Permacultura na Quebrada: coletivos periféricos e suas perspectivas na busca por qualidade de vida.
16h - 17h: Oficina - Como empreender sem enlouquecer: dicas para manter a saúde mental e se cuidar na montanha russa do empreendedorismo.

Saguão

11h - 19h: Exposições - Imargens Humanas (Imargem) e O Poder Feminino (Abebé)

Sala Vermelha


13h - 14h30: Oficina - Estética afro-indígena: técnicas sustentáveis e acessíveis para criar uma rotina de cuidados com a pele.
15h30 - 17h: Oficina - Moda consciente: a moda de forma criativa e sustentável, suas manifestações práticas, o garimpo e a rede de brechós do território.
  
Sobre a Red Bull Amaphiko

Red Bull Amaphiko é um programa que, desde 2014, dá asas a pessoas e ideias transformadoras. Presente no Brasil, na África do Sul e nos Estados Unidos, apoia e oferece mentoria, formações e conexões a projetos de empreendedores sociais que estão mudando a realidade de suas cidades e comunidades. O projeto Navegando nas Artes, do Grajaú, é um dos fellows da rede Amaphiko. Saiba mais sobre o programa clicando aqui.

SERVIÇO:

Festival Red Bull Amaphiko

Dias 15 de dezembro (das 11h às 19h) e 16 de dezembro (das 11h às 21h).

Local: Centro Cultural Grajaú - R. Prof. Oscar Barreto Filho, 252 (Próximo à estação Grajaú da CPTM)

Entrada gratuita.

Foto/crédito: Fábio Piva / Red Bull Content Pool - Legenda: Os curadores do festival são de coletivos que atuam na região.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem