PLANEJAMENTO FINANCEIRO DO NORDESTINO SE CONCENTRA NA SEGUNDA-FEIRA; AO LONGO DA SEMANA, O INTERESSE CAI NO ESQUECIMENTO



Quando o assunto é finanças pessoais, a preocupação do nordestino tem data marcada. Às segundas-feiras, um número grande de pessoas busca informações para poupar, negociar dívidas e formas alternativas de aumentar a renda; ao longo da semana, o interesse em aplicar o planejamento financeiro no cotidiano cai consideravelmente. De acordo com levantamento do Konkero (www.konkero.com.br) – maior portal comparador de produtos financeiros e finanças pessoais do Brasil –, enquanto a busca por informações associadas ao tema é de 18,1% no início da semana, na quinta-feira o número cai para 16,4%; na sexta-feira, o índice é de 14,3%; no sábado e domingo, os acessos despencam para 7,7% e 8,1%, respectivamente. A Bahia concentra o maior número de usuários do portal: 730.121. Ceará é o segundo com 567.977, seguido de Pernambuco com 424.218 internautas.
Com mais de 15 milhões de usuários – que representam 13% da internet do país –, a plataforma analisou os padrões de comportamento dos internautas ao longo do primeiro semestre de 2018. Segundo Guilherme de Almeida Prado, consultor financeiro e fundador do portal, embora seja natural dar menor atenção às finanças nos dias de lazer é interessante analisar o padrão como um todo, no qual o interesse cai ao longo da semana e do mês. “O nordestino começa com disposição para resolver ou melhorar as finanças pessoais, mas as demandas cotidianas vão minando essa disposição longo da semana e do mês. Esse comportamento é extremamente danoso, sobretudo para a baixa renda, pois mostra que o planejamento financeiro não está no topo da lista de itens importantes – quando deveria ser o contrário e estar no topo das prioridades”, afirma Almeida Prado. “Um outro ponto a destacar é que quem busca ativamente informações financeiras na internet tende a ser uma pessoa mais planejada e preocupada com suas finanças”, destaca o especialista em finanças pessoais.
Em relação ao comportamento de homens e mulheres, o padrão é bem semelhante, com a segunda-feira sendo o dia mais acessado por ambos. Um dado interessante é sobre a busca na internet do brasileiro em relação a produtos financeiros ao longo do ano.  O financiamento da casa própria, por exemplo, é muito procurado no início do ano e o interesse cai no decorrer dos meses, chegando a cair 50%. A busca por informações sobre como investir também apresenta comportamento semelhante com pico em janeiro e caindo 40% no decorrer do ano. Já o “cartão de crédito” tem o comportamento inverso. Nos meses próximos ao Natal, a busca pelo produto na internet chegou a crescer 30% em relação a janeiro e demais meses. Os dados são do Konkero e Google Trends.
 Para não cair no esquecimento
Um dos principais desejos do brasileiro para 2019 é ter uma vida financeira saudável. Para que isso ocorra, Almeida Prado indica começar que o planejamento financeiro pessoal faça parte da rotina e não caia no esquecimento. “O desafio de melhorar a vida financeira é começar e manter a disciplina. Uma dica é estabelecer um motivador que deseja realizar no ano, pode ser fazer um intercâmbio, uma viagem com a família, quitar as dívidas, não importa. Um ponto que favorece a criação do hábito de planejar é divulgar a meta para família e amigos. Isso ajuda a criar um compromisso social para que a coisa aconteça”, afirma.
Além disso, o especialista em finanças indica criar um lembrete diário. É comum, no começo do ano estabelecer várias metas e elas acabam se perdendo ao longo do ano. “Por isso faça um papel e coloque essa meta na porta da geladeira e uma outra na sua carteira. Assim, toda vez que for fazer uma compra lembrará do objetivo maior”, esclarece. Uma outra dica é marcar na agenda um dia do mês para avaliar o quão próximo está da meta, o que mais poderia ter feito e o que fez de bacana no mês. No portal Konkero (www.konkero.com.br), os brasileiros podem obter mais informações sobre planejamento financeiro.
Acelerado pela Artemisia, o Konkero é um negócio de impacto social e foi selecionado para o relatório PNUD-ONU de negócios inclusivos. Em seis anos de atuação, já auxiliou mais de 51 milhões de pessoas, tendo ajudado 4,6 milhões de brasileiros a negociar dívidas; 2 milhões a entender melhor o uso do cartão de crédito; 2,2 milhões aprenderam a preencher cheque; e mais de 600 mil a compararem taxas de financiamento de carro. “Atuamos com a premissa de que a população de baixa renda precisa de informações financeiras – de forma simples e de fácil acesso – para tomar melhores decisões. O planejamento financeiro é essencial para que esses brasileiros tenham acesso, por exemplo, a serviços públicos gratuitos como medicamentos e documentos. Muitos não sabem onde podem acessar políticas públicas e acabam pagando e onerando o orçamento familiar”, detalha Prado, citando o casamento como exemplo. “Tivemos um grande acesso quando produzimos um conteúdo explicando que é possível casar sem pagar os cerca de R$ 400 de cartório”, finaliza.
Sobre o portal Konkero
Fundado por Guilherme de Almeida Prado em 2012, o portal Konkero (www.konkero.com.br) é referência em comparação de produtos financeiros e finanças pessoais com mais de 1,5 milhão de visitas por mês. A plataforma é totalmente gratuita e reúne, de maneira descomplicada, mais de duas mil páginas de conteúdo e dezenas de vídeos com dicas de finanças pessoais e explicações sobre produtos financeiros. No site, os internautas têm acesso a comparativos de centenas de serviços financeiros, realizados por uma equipe de curadoria que procura formas de comparar de maneira fácil e intuitiva produtos e serviços financeiros dos maiores bancos, seguradoras, financeiras e administradoras de consórcio do país. Sempre com o objetivo de ajudar o consumidor a fazer a melhor comparação antes de tomar a decisão de compra.
A Konkero é um negócio de impacto social e foi selecionada para o relatório PNUD-ONU de negócios inclusivos, além de ter sido acelerada pela Artemisia. Em seis anos de atuação, a Konkero já auxiliou mais de 51 milhões de pessoas, tendo ajudado 4,6 milhões a negociar dívidas; 2 milhões a entender melhor o uso do cartão de crédito; 2,2 milhões aprenderam a preencher cheque; e mais de 600 mil a compararem taxas de financiamento de carro. www.konkero.com.br
Fonte: Assessoria de Imprensa

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