PROFESSORA SAI DAS SALAS AULA E VIRA EMPREENDEDORA


"Não me vejo mais trabalhando na escola, aliás me vejo sim, mas como empreendedora. Hoje os meus ex-alunos são os meus clientes", comentário da empreendedora Penha Celestino.

O Projeto Terça Cultural, criado pela Prefeitura Municipal de Pilões, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Departamento de Cultura e Turismo, é uma feirinha com produtos artesanais e gastronômicos que acontece todas as terças-feiras, na Praça João Pessoa, em Pilões. O projeto recebeu a Penha Celestino, uma professora que constituiu a sua carreira profissional dentro das salas de aula por mais de quinze anos.

Diante da crise nacional, inúmeras demissões aconteceram, inclusive a de Dona Penha. Durante a pior fase da sua vida, percebeu que o seu talento na gastronomia é muito além do que imaginava. Investiu em "Bolo no Pote", apostou na venda direta.

Eu e minha família passamos por um momento muito difícil. Quando nos deparamos que estávamos desempregados fiquei desesperada. Enquanto meu esposo fazia alguns bicos, pois o mesmo é pedreiro, nos ajudava a cobrir as despesas, mas não era o suficiente. Iniciei a empreender com o cuscuz de tapioca e fiz muito sucesso. Depois comecei a produzir o bolo no pote, o meu primeiro bolo foi de cenoura e partir daí diversifiquei com outros saberes, hoje, produzo 16 sabores", comentou Penha.

Com a estratégia de fomentar o empreendedorismo, o Projeto Terça Cultural desenvolve a economia do município por receber empreendedores nas áreas do artesanato e gastronomia. Além disso se destacou no estado da Paraíba, através da premiação que o colocou entre as cincos melhores práticas empreendedoras do estado.

"Chegar no patamar onde chegamos não foi fácil. Abraçar a causa e fazer o negócio acontecer só com grandes parcerias, que é o caso dos próprios expositores. Eles são os nossos maiores parceiros. A Terça Cultural vem transformando rotinas de pessoas que jamais pensariam em vender alguma coisa. Além de oferecermos capacitação, consultorias e estratégias de vendas, nós estamos conseguindo transformar pessoas em grandes empreendedores. É um orgulho ver um resultado como o de Penha, que saiu da sua zona de conforto para estar de porta em porta fazendo o que mais gosta de fazer, vender", comentou o Agente de Desenvolvimento Local e Diretor de Cultural e Turismo de Pilões, Jaime Souza.

"A Terça Cultural meche comigo, é meu ponto fraco. Antes da Terça Cultural eu tinha uma pequena clientela e o projeto abriu as portas para o crescimento. Aumentou o número de clientes, inclusive tenho clientes da zona rural. Através do lucro no projeto, hoje estou construindo a minha casa, junto com o meu esposo. Dez enquanto reflito em tudo o que já passei, pois não imaginei em chegar onde cheguei, principalmente quando eu estava no vermelho", acrescentou a empreendedora sobre o Projeto Terça Cultural.

De acordo com pesquisa encomendada pela Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (Abevd), 64,3% dos empreendedores que trabalham no ramo iniciaram a atividade com o objetivo de conseguir um renda extra. A venda direta, também conhecido como "porta a porta", tem crescido no Brasil como alternativa à falta de emprego.

Além do aumento nas vendas através da feirinha cultural, Dona Penha formalizou o seu negócio se tornando em uma microempreendedora individual, no departamento de cultura e turismo, que também é responsável pelos atendimentos especializados aos empreendedores do município.

"Eu pretendo crescer através do meu próprio negócio e me transformar em uma Pequena Empresa. Quero abrir filiares e ainda empregar famílias que passam por situações semelhante a que eu passei. Como professora desempregada, formada em pedagogia e especialista em psicopedagogia, passei 15 anos em sala de aula. Não me vejo mais trabalhando na escola, aliás me vejo sim, mas como empreendedora, hoje, os meus ex-alunos são os meus clientes", frisou Dona Penha entusiasmada com o desenvolvimento de sua empresa.

Ainda nesse primeiro semestre o Departamento de Cultura e Turismo inaugurará a Sala do Empreendedor no município.

Fonte/Foto-reprodução/divulgação: Ascom Prefeitura de Pilões

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem