VOZ: CURTA-METRAGEM DE PAULO VAINER RETRATA A INTOLERÂNCIA


Em tempos onde a intolerância ganha força e alcance, o discurso de ódio é compartilhado e as minorias lutam cada vez mais por representatividade, o diretor e fotógrafo Paulo Vainer lança o curta-metragem VOZ. Protagonizado pela modelo e atriz Samira Carvalho, a obra produzida pela Paranoid é uma ficção futurista que retrata a intolerância. Remetendo a ideia de duas tribos, uma representada pela cor preta e pelo quadrado, e a outra pela cor branca e pelo círculo, em meio a um ritual, é possível observar a materialização do preconceito.

No momento em que a voz é registrada de uma única forma, em grito, o discurso de ódio é disseminado, fazendo com que a protagonista, no papel de uma personagem distinta, se sinta julgada ao se ver em meio à um corredor da morte, forma histórica de castigo. Num segundo momento, encurralada e cercada pela opressão, a personalidade é a representação das minorias ainda não aceitas por uma sociedade conservadora e fundamentalista.

“Nossa intenção era traduzir esteticamente o momento de polarização que vivemos hoje. Dessa forma, criamos uma narrativa metafórica que representasse a intolerância que estamos presenciando”, conta o diretor.

Assista aqui ao curta: https://vimeo.com/304606975

O curta-metragem é um projeto da Paranoid e do diretor Paulo Vainer em conjunto com a revista independente MAIS55MAG. A produção conta ainda com direção criativa de Ana Wainer e Edu Hirama.

Ficha Técnica:
Direção: Paulo Vainer
Diretor Criativo: Edu Hirama
Dir. Fotografia: Will Etchebehere
1 AD: Marcelo Negri
Coordenação de Produção: Luiz Armesto
Assistente de Coordenação: Luciana Martins
Assistente de Coordenação: Camila Reis
Assistente de Coordenação: Maria Fernanda Ciccaroni
Finalização: Deinha Lopes
Assistente de Finalização: Marilia Ramos
Figurinista: Ana Wainer
Diretor de Produção: Roberto Bellezia
Produtora: Katiucia Soares
Produtor: Alexandre Benjamim
Estagiária: Renata Bac
Ajudante de Produção: Flavio Oliveira
Ajudante de Produção: Edson Ferreira (Rodela)
Ajudante de Produção: John Lennon
Coreógrafo: Jorge Garcia
Grafiteiro: Elder Thomaz (Dédo)
Assistente de Grafiteiro: Gabriel David Carvalho dos Santos Ferreira
Estagiário de Grafiteiro: Marcelo Gomes de Sousa
Produtora de locação: Marcela Zatz
Eletricista: José Adalberto de Paula
1 Assistente de Elétrica: Roque Marques dos Santos
Maquinista: Welerson Pinheiro dos Santos (Gazo)
1 Assistente de Maquinária: Claudio Soares dos Santos (Du)
Produtora de Elenco: Alice Wolfenson
Make: Valeria Veronica Saig
Assistente de Make: Leticia de Souza Waechter Bastos
Assistente de Make: Danielle Rosália Gomes Felisbino
Assistente de Make: Giovanna Leddomado Carneiro de Mendonça
Assistente: Túlio Barbosa Melles
Camareira: Josilene Alcântara da Silva

Sobre a Paranoid:

Produtora dos sócios Heitor Dhalia e Egisto Betti, a Paranoid é reconhecida por grandes projetos de publicidade e entretenimento. Há quase 10 anos no mercado e vencedora do Prêmio Caboré em 2011 e 2016, a empresa trabalha em parceria com todas as agências do mercado publicitário, realizando projetos audiovisuais para anunciantes dos mais diversos segmentos. Em 2016, a produtora conquistou um Bronze no Festival de Cannes, na categoria Filme, com o título “Pé na Porta” para Volkswagen e AlmapBBDO.

Sua trajetória é marcada por destaques em diversos festivais do mundo todo, como Clio Awards, D&AD, El Ojo, FIAP, London International Awards, Profissionais do Ano, Melhor Comercial do Brasil – SBT e Wave Festival, além de Cannes e muitos outros. Em 2013, a produtora foi a segunda mais premiada do mundo, segundo o Gunn Report. Em 2014, também foi mencionada entre as mais premiadas, no mesmo ranking.

Em sua nova sede, na Vila Leopoldina, a Paranoid possui um casting de diretores composto por mais de 20 renomados nomes nacionais e internacionais. Além do cineasta Heitor Dhalia, a empresa conta ainda com os diretores brasileiros Bolovo, Daniel Levenhagem, Daniel Semanas, Edson Oda, Gotacx, Jessica Queiroz, Mariana Youssef, Otavio Machado, Paulo Vainer, Sala 12 e Vera Egisto, e com os estrangeiros Augusto Zapiola, Camila Zapiola, Daniel Rosenfeld, Francois Vogel, Hernan Corera, Lara Arellano, Luciano Podcaminsky, Martin Romanella, Miguel Coimbra e Vladimir Duran, os quais são representados no Brasil pela produtora.

Fonte/Foto-reprodução/divulgação: Assessoria de Imprensa

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem