JOHNSON & JOHNSON E UNIFESP CRIAM CENTRO CULTURAL EM SAÚDE


A Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) anunciou nesta terça-feira, 12 de fevereiro, a formalização do apoio da Johnson & Johnson para a implantação do Centro Cultural em Saúde (CCS). O projeto transformará a Biblioteca Central do Campus São Paulo da universidade em um centro cultural aberto à população. O início das obras está previsto para o primeiro semestre deste ano.

A modernização do espaço será viabilizada via Lei Rouanet e permitirá abrigar novas atividades – permanentes e gratuitas – que atenderão à comunidade acadêmica da Unifesp, além dos usuários do complexo de saúde, escolas e cidadãos em geral, ampliando o acesso da população aos bens culturais, científicos e acervos produzidos pela instituição.

Compuseram a mesa do evento o presidente da Johnson & Johnson Medical Devices, Adriano Caldas, a reitora da Unifesp Soraya Soubhi Smaili, a diretora da Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp) Emilia Inoue Sato, a diretora do Campus São Paulo da Unifesp Rosana Fiorini Puccini, a vice-diretora da Escola Paulista de Enfermagem (EPE/Unifesp) Maria Magda Balieiro, e o Diretor-Presidente da Fundação de Apoio à Universidade Federal de São Paulo (FapUnifesp) Jair Ribeiro Chagas.

Chagas destacou a relevância do apoio ao projeto, aprovado anteriormente pelo Ministério da Cultura. “Nos aprofundamos nos mecanismos de captação pela Lei Rouanet, o que desencadeou em um esforço interno para a regulamentação de parcerias, de modo que captações de recursos sejam feitas da forma mais transparente possível. Desejamos que essa parceria com a J&J seja a primeira de muitas, e que possamos ampliar o conceito colocado aqui por Adriano, o de tornar a saúde brasileira autossustentável”.

A reitora da Unifesp lembra que o desafio começou há alguns anos, quando a instituição se deu conta que tinha um acervo histórico a ser preservado, motivo pelo qual a gestão se debruçou sobre a proposta do CCS. A decisão pela fonte de recursos para sua execução veio do entendimento de que se tratava de um projeto de cultura. “Temos diversos colaboradores e permanecemos com o desafio de conquistar outros, mas a J&J é a principal parceira no momento, um apoio valoroso que traz o peso de seu prestígio e história”, comemora. Soraia destaca ainda que toda doação ao Centro Cultural em Saúde se torna automaticamente recurso público e, como tal, será submetido à prestação de contas pelos órgãos de controle.

“Na Johnson & Johnson temos o compromisso de difundir a educação médica e elevar os padrões de cuidados com a saúde em todo o país, desde a formação profissional, por isso essa parceria com a Unifesp é muito bem-vinda”, afirma Caldas. “Nos enche de orgulho poder contribuir com um projeto que servirá à comunidade ao disseminar informações importantes e que ajudará a produzir conhecimento científico capaz de transformar a trajetória da saúde para a humanidade”, complementa.

O Centro Cultural em Saúde contará com um moderno auditório para 110 pessoas, livraria universitária, área de convivência, exposição de acervo histórico, área de leitura livre e acesso a cerca de 1 milhão de fascículos de periódicos em saúde publicados desde 1853. A nova estrutura também garantirá conforto, acessibilidade e segurança aos usuários, com a reestruturação completa da edificação, coberturas, sistemas e redes elétrica, telefônica, lógica, hidráulica, banheiros e climatização.

A autorização para captação para revitalização é de R$ 12.025.624,48. Já foram doados 27,07% do valor total. A Unifesp também iniciou campanha para que empresas, comunidade Unifesp e sociedade possam participar com doações, de qualquer valor, nessa ação de preservação da memória da área de Saúde do Brasil. A captação dos recursos está sendo realizada por meio da Fundação de Apoio à Universidade Federal de São Paulo (FapUnifesp).

Sobre a Johnson & Johnson

Na Johnson & Johnson, acreditamos que a saúde é a base de vidas vibrantes, comunidades prósperas e progresso. É por isso que, por mais de 130 anos, temos como objetivo manter as pessoas com saúde em todas as idades e em todas as fases da vida. Atualmente, sendo a maior empresa com a mais ampla base de cuidados com a saúde do mundo, temos o compromisso de usar nosso alcance e tamanho para o bem. Lutamos para melhorar o acesso e os preços, criar comunidades mais saudáveis e colocar mente, corpo e ambiente saudáveis ao alcance de todos, em todo o mundo. Misturamos nosso sentimento, ciência e criatividade para mudar profundamente a trajetória da saúde para a humanidade.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem