ARTIGO:CONHEÇA OS QUATRO TIPOS DE CARREIRA *POR ALMIR NEVES


Através da Click Conhecimento, onde atuo como CEO, realizamos eventos mensais, sendo que um deles contou com a participação do especialista em carreira e recolocação, Sérgio Furman. Infelizmente, ele faleceu recentemente, mas os seus ensinamentos irão perpetuar principalmente nas mentes que estão sempre em busca de conhecimento na área de gestão de pessoas. Na ocasião, debatemos sobre o livro "Sonhar Alto, Pensar Grande" do Theunis Marinho.

Tais assuntos ficaram ecoando em minha cabeça, creio que por se tratar de algo realmente importante visto o momento de crise pelo qual o país passa. Percebi que a prioridade para o profissional é a disponibilidade de se rever e reavaliar para assim conseguir consolidar sua carreira.

Um dos pontos que mais me chamou a atenção em nossa conversa acerca dessa temática, e que eu gostaria de evidenciar é a percepção, apresentada pelo Sérgio, de que existem quatro vertentes para desenvolver uma carreira profissional. Seriam elas:

Carreira Corporativa, que se dá dentro de uma empresa, dentro do ambiente organizacional, onde muitas pessoas entram, crescem e escalam os degraus para chegar a cargos maiores;

Carreira do Empreendedorismo, vertente que tem tomado grandes proporções, até de certa forma glamourizada. Atento que é necessário ter uma carreira prévia dentro do empreendedorismo, para que assim seja possível visualizar formas de se desenvolver enquanto dono do um negócio, bem como gerenciar o negócio e alcançar os resultados almejados.

Carreira de Especialista, esta vertente se volta para aquele profissional que realmente se destaca em determinada área. Aqui falamos de consultores e professores, por exemplo, ou seja, carrega o viés de uma carreira técnica. Essa vertente é muito focada no profissional, você é a sua carreira.

Carreira Sociopolítica, onde se trabalha com ONGs, associações de classe, federações, sindicatos. E também efetivamente com política, que também é uma carreira. Nessa vertente, o profissional pensa nessas questões como espaços para se criar uma forma de trabalho.

Eu gostei muita dessa análise porque levanta diferentes possibilidades de atuação. Mas creio que o mais importante, independentemente da carreira que você, segue ou pretende seguir, é ter objetivos. É crucial que você tenha uma meta a ser alcançada.

Recentemente assisti ao filme "Eu Não Sou Seu Guru", sobre o coaching Tony Robbins. Apesar de não gostar dessa onda muito motivacional, a qual tenho algumas críticas, o filme tem alguns pontos bem legais. Em determinada parte, Robbins entrega uma cartolina para as pessoas de um evento que ele desenvolve e pede para elas primeiro escreverem qual a missão da vida delas, o que elas pretendem fazer dali em diante, e em seguida pede para que escrevam quatro metas para elas traçarem no próximo ano.

O Sérgio elucidou alguns pontos que eu relaciono com esse filme, ele disse que nós precisamos ter um sonho dentro da nossa carreira, não só na vida pessoal. E para você alcançar tal objetivo, tem que se preparar, se questionar, de forma construtiva para crescer e se conhecer enquanto profissional.

Eu iniciei minha carreira em empresa corporativa, tive uma experiência em associação de classe e agora estou trabalho como especialista e empreendedor. Olhando para nossas vertentes, só falta a carreira política, quem sabe eu chegue lá.

Uma coisa que eu sempre falo é que não existe o certo e o errado, existem os desafios. E cada carreira dispões desafios específicos. Não existe a carreira ideal, mas sim, acima de tudo, a sua vontade, o que você quer fazer da sua vida. Inclusive, esse é o principal questionamento, o que você quer fazer da sua vida?

Hoje existem diversos cursos para especialização e vejo muitas pessoas buscando capacitação para serem melhores enquanto profissionais. Mas a chave é entendermos e sabermos usar nossas conhecimento e habilidades em nosso benefício. Se conheça, se questione e saiba onde você quer chegar. Ouso dizer que nosso maior desafio é não termos medos de arriscar e ir atrás do que queremos.

Almir Neves, Conselheiro da LogComex e CEO do Click Conhecimento. É graduado em Educação Executiva e Especialização em Negociação pela Universidade de Harvard. Possui MBA na FGV em General Management e também é pós-graduado em Finanças. Atua de forma expressiva no segmento de treinamento e desenvolvimento. Ele e sua equipe criaram a Click Conhecimento, consultoria que segue ajudando empresas e pessoas a construir um novo conceito de desenvolvimento e habilidades para líderes. Dentro desta proposta, já atendeu marcas como ExxonMobil, Raizen, Amil, CNH, O Boticário, Sistema FIEP, OAB e Votorantin. Para mais informações, acesse -http://clickconhecimento.com.br/

Foto-reprodução/divulgação: Assessoria de Imprensa

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem