O FashionTV, canal de TV por
assinatura do grupo Box Brazil, está produzindo, em parceria com a Lascene Produções Artísticas, o
documentário ‘Moda Sem Medida’, que traz um panorama do
universo da moda para mulheres gordas no país. As gravações já começaram em um
casarão no bairro das Laranjeiras, no Rio de Janeiro, com três protagonistas:
as influenciadoras Ju Romano e Maristela Abreu e a dançarina Thaís Carla. A
direção é de Vanessa de A. Souza.
A ideia do ‘Moda Sem Medida’ surgiu a partir da
constatação de que a moda e o estilo plus size estão cada vez mais na
ordem do dia e que abrem caminhos para a discussão de temas importantes para a
mulher contemporânea. “A liberdade de não seguir padrões de beleza, de
comportamento ou de atitude, expressa no slogan ‘meu corpo, minhas regras’,
permeia o roteiro, a partir das histórias das protagonistas e de outras
garotas”, afirma Vanessa. Ela conta que o documentário da voz a mulheres
bem-sucedidas — na vida profissional, pessoal ou amorosa —, contando suas
jornadas da superação do preconceito até a autoaceitação. “E mais do que isso!
Até se tornarem referência para outras mulheres”, completa a diretora do
documentário.
Segundo informações da Lascene, a moda, nesse
contexto, aparece como símbolo não apenas da autoaceitação, mas evidencia um
processo de mudança mercadológica, já que, segundo estudos da Associação Brasil
Plus Size até 2022 o segmento deve alcançar uma receita anual de R$ 20 bilhões.
“Este é um setor que vem crescendo a uma média de 8% ao ano e estima-se que
haja mais de 100 milhões de possíveis consumidores no país”, explica Vanessa.
Tanto em termos de estilo, como apontam as protagonistas de ‘Moda Sem Medida’,
quanto em relação aos negócios, fica mais fácil compreender que ainda há muito
a desenvolver no segmento de moda para tamanhos grandes no Brasil.
O documentário aborda não somente aspectos
relacionados à moda plus size, mas também temas como gordofobia, autoestima,
relacionamentos e mercado de trabalho. Além das três protagonistas, a produção
dá voz a diversas outras mulheres que tenham alguma relação com o tema, como as
influencers Eliana Jordão (@damajordão) e Laine Souza (@gordabemresolvida).
As protagonistas
Ju Romano, 29 anos, paulista,
veste 50/52 no quadril e 48/50 na parte de cima, comanda o blog “Ju Romano —
Entre tapetes e vinis” desde 2009. Foi vendedora de loja, roteirista musical,
assessora de imprensa e repórter de moda e beleza. Hoje faz consultoria de
moda. Têm quase 300 mil seguidores no Instagram. No documentário, Ju é a
personagem que faz a ligação entre a mulher gorda e o mercado de moda.
Maristela Abreu, 33 anos,
publicitária, carioca, é autora do blog “Tamanho P — Porque a vida é grande”,
criado em 2011. Usa manequim 54 e acha que a vida é muito boa para se perder
tempo tentando entrar em uma calça. Trabalha em uma grande corporação, faz
mestrado e ainda está às voltas com os preparativos de seu casamento. O perfil
do blog no Instagram tem 33 mil seguidores. Em ‘Moda Sem Medida’, Maristela
representa a mulher que precisa lidar com as questões do próprio corpo em
relação ao trabalho, à família e ao casamento.
Thaís Carla, 27 anos, manequim 60,
carioca, casada, uma filha, virou celebridade nacional ao aparecer no clipe
“Paradinha”, de Anitta, lançado em maio de 2017 e que já tem cerca de 300
milhões de visualizações. De lá para cá, Thaís, que dança desde que se entende
por gente, teve ascensão meteórica nas redes sociais e está prestes a alcançar
500 mil seguidores no Instagram. Além de dançar, trabalha como
garota-propaganda de produtos de moda e beleza. No documentário, ela mostra que
as mulheres gordas estão conquistando espaço de destaque em áreas até então
bastante restritas a um corpo dentro dos padrões.
SOBRE
LASCENE
PRODUÇÕES ARTÍSTICAS
A Lascene Produções Artísticas é
um núcleo de pesquisa, difusão e produção de audiovisual e inovação com
empresas no Rio de Janeiro e em Salvador. Atua na criação e produção de filmes
e séries para TV, programas jornalísticos, de branded content, institucionais e
publicidade. Também desenvolve soluções tecnológicas para o aprimoramento de
operações e/ou promoção de projetos e empreendimentos culturais. Seu portfólio
conta com obras licenciadas pelos canais Prime Box Brazil, FashionTV, GNT e
CinebrasilTV, além de serviços prestados para empresas como Adidas, Getty
Image, Banco Daycoval, Canal Curta! e Nissan. É idealizadora do projeto
Mulheres de Luta, que tem como objetivo a promoção do protagonismo feminino por
meio do audiovisual.
FASHIONTV
O FashionTV é o mais
importante canal de moda do mundo, presente em mais de 100 países, com
programação que une o universo fashion global aliado ao melhor da produção
nacional, apresentando uma programação que é referência para o público
conectado ao mundo fashion: cobertura das principais semanas de moda,
entrevistas exclusivas com estilistas e modelos, notícias, making ofs e fashion
films.
SOBRE
A BOX BRAZIL
A Box Brazil é
a maior programadora independente brasileira e a única independente
multicanal da televisão por assinatura do país. Com distribuição no Brasil, nos
Estados Unidos, na Europa e na África, a empresa conta com cinco canais em seu
portfólio: Prime Box Brazil, Music Box Brazil, Travel Box Brazil, FashionTV e
Boom TV.
Os canais
da Box Brazil atingem diariamente mais de 36 milhões
de pessoas no território brasileiro, sendo distribuídos pelas principais
operadoras de TV por assinatura do país, entre elas NET, Claro, Vivo, Oi TV e
Sky. No mercado internacional, os canais estão presentes nas plataformas Amazon
Prime, TeleUP e Brusa, entre outras operadoras. A companhia conta ainda com
a Out Of The Box, empresa de branded content com foco na
produção de conteúdo sob medida para marcas.
Fundada
em 2011 pelo empresário e cineasta Cícero Aragon, a Box Brazil possui
sua principal estrutura em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, englobando
central de operação, produção e distribuição própria de seus canais em HD e SD,
sistema de UP Link, transmissão via satélite e por fibra, além de ilhas de
edição, produção gráfica e render farm, bem como um estúdio de gravação e
produção musical. Conta com time de mais de 70 colaboradores espalhados
pelas unidades da empresa em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Porto Alegre.
OS
OUTROS CANAIS DA BOX BRAZIL
O Prime Box Brazil tem
programação que apresenta conteúdos de ficção, documentários e animações,
contemplando a diversidade da produção audiovisual independente brasileira em
longas, médias e curtas-metragens, além de séries.
O Music Box Brazil leva ao
ar 24 horas de programação exclusivamente voltada ao melhor da música
brasileira, com shows, videoclipes, documentários, entrevistas e programas
exclusivos com os principais nomes do cenário nacional.
O Travel Box Brazil apresenta
o Brasil e o mundo pelos olhos dos brasileiros, sendo que as experiências de
viagem dão o tom da programação através da cultura, dos esportes, da
fotografia, da gastronomia, da pesca e do lazer, sempre partindo da premissa de
que o caminho é mais importante que o destino.
A BOOM TV é um canal de
filmes e séries dublados que exibe sucessos dos grandes estúdios internacionais
e brasileiros, entre eles, Universal, Sony, HBO, Disney e Paramount, sendo que
é distribuído exclusivamente para os mercados de Angola e Moçambique.
Fonte: Assessoria de Imprensa
Postar um comentário